Quartas de final do Brasileiro de futcegos são definidas
Goleiro José Augusto, que atuou como chamador, abraça Derocy, autor do gol da classificação da Escema (Fotos; Taba Benedicto/CBDV)

Quartas de final do Brasileiro de futcegos são definidas

por Comunicação CBDV Última modificação 2022-11-11T11:26:33-03:00
Oito equipes seguem na competição; última rodada da primeira fase também definiu os cinco rebaixados à Série B
10/11/2022
São Paulo/SP
 

A primeira fase da Série A do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos chegou ao fim nesta quinta-feira (10), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Após os seis jogos do dia, foram definidos os oito times classificados para as quartas de final e as cinco equipes que jogarão a Série B no próximo ano. A Agafuc-RS venceu mais uma vez e avançou em primeiro lugar com 100% de aproveitamento. Maestro-PR e Apace-PB também seguem invictos na competição. Uniace-DF, Apadv-SP, Cedemac-MA, Adesul-CE e CAP-BA foram rebaixadas.

Dona de cinco títulos nacionais, a Agafuc venceu a Uniace por 5 a 0, com três gols de Léo e dois de Nonato, para garantir o primeiro lugar na classificação geral. A equipe gaúcha teve quatro vitórias em quatro jogos, anotou 13 gols e não sofreu nenhum. Nonato e Léo são os artilheiros da competição, com cinco gols cada. Do outro lado, a Uniace ficou em 11º lugar, com apenas dois pontos, e não conseguiu a permanência na elite nacional. Dos 15 times que participaram do campeonato, cinco caíram.
 
Léo conduz a bola. Ele fez três gols no jogo de despedida da primeira fase.
Léo conduz a bola. Ele fez três gols no jogo de despedida da primeira fase.
 
Com mais uma grande campanha e um time recheado de estrelas brasileiras e argentinas, a Agafuc está na briga por mais um troféu. Nas quartas, o time enfrentará o INV-SP. "Viemos de quatro títulos consecutivos, mas sempre temos um algo a mais para conquistar. Este ano, estamos fazendo de tudo pensando no nosso presidente (Pedro Beber), que faleceu. Queremos dar este título para ele", falou o técnico da equipe gaúcha, Rafael Astrada.
 

Maestro avança em segundo lugar

O segundo colocado da classificação geral foi o Maestro. O time paranaense derrotou o Cedemac-MA por 1 a 0, com gol de Cássio. No acumulado, foram três vitórias e um empate para a equipe comandada pelo lendário Gerson Coutinho, técnico dono de sete títulos brasileiros. Na próxima fase, seu adversário será a Escema-MA. Enquanto isso, o Cedemac, vice-campeão em 2019, 2019 e 2017, teve apenas um ponto na competição e acabou rebaixado. O time perdeu seu principal jogador, o chileno Victor Silva, machucado, ainda no início do torneio.
 
 
Jogadores do Maestro se abraçam na comemoração do gol da vitória.
Jogadores do Maestro se abraçam na comemoração do gol da vitória.
 
"Queria parabenizar a entrega de toda a equipe, foram todos guerreiros. Parabenizar também o Cedemac, que é um time gigante e que, infelizmente, vai jogar a Série B ano que vem. Torço muito pelo retorno deles. Hoje não existe mais jogo fácil no futebol de cegos e cada partida vai ser um degrau muito difícil de ser vencido. Nossa competição está muito forte, é a maior nacional do mundo", comentou Cássio.
 
No duelo que definiu os adversários de Agafuc e Maestro, a Escema ganhou do INV por 1 a 0, com gol de Derocy. O time maranhense chegou na última rodada com chances de ser rebaixada e ainda conseguiu a classificação à próxima fase, ficando em sétimo lugar, com sete pontos. No duelo, a Escema sofreu com os ataques do argentino Braian Pereyra durante a partida e contou com a grande atuação do goleiro Daniel para sair com a vitória. O INV ficou em oitavo, com seis vitórias.
 

Apadevi vence com show colombiano

Outro time que destaque na primeira fase foi a Apadevi-PB. O conjunto de Campina Grande ficou em terceiro lugar na fase de classificação, com três vitórias. A última delas veio nesta quinta, sobre a Adef-DF, por 2 a 1. Os colombianos Juan Quintero e Jhon Gonzalez anotaram os gols paraibanos, enquanto Leandro empatou para os brasilienses. O argentino Daniel Iturria, principal jogador da Adef, foi expulso ainda no primeiro tempo.
 
 
Jhon Gonzalez conduz bola enquanto jogador da Adef tenta desarmar por trás.
Jhon Gonzalez conduz bola enquanto jogador da Adef tenta desarmar por trás.
 
"Ontem, perdemos por um erro, mas hoje a equipe entrou com a mesma energia e disposição de todos os jogos e conseguimos sair com a vitória. Sou o artilheiro da equipe junto ao Juan (Quintero), graças a Deus. Falamos espanhol e, por isso, podemos nos comunicar muito melhor. Estamos melhorando muito o toque de bola e isto facilita para ganhar", disse Gonzalez, que tem três gols na competição, mesmo número de seu compatriota.

A Apadevi vai enfrentar a AMC-MT, que terminou em sexto lugar na classificação geral, com sete pontos. O time mato-grossense empatou com a Apace-PB em 0 a 0 para garantir a passagem para a próxima fase. Enquanto isso, a Apace, atual vice-campeã, ficou em quinto lugar com oito pontos e vai encarar a Acergs-RS, que teve três vitórias em quatro jogos, nas quartas de final.
 
Outro jogo realizado no dia foi entre Apadv-SP e CAP-BA. As equipes também empataram em 0 a 0 e foram rebaixadas para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos. O time paulista acumulou dois pontos e ficou em 12º lugar, enquanto a equipe baiana conseguiu um único ponto. Confira a tabela com os resultados e os confrontos das quartas de final abaixo. O mata-mata será iniciado nesta sexta-feira (11).

 

TABELA DE JOGOS 
Jogo Horário       Chave
Domingo, 6 de novembro
Jogo 01   UNIACE 0 X 0 ADESUL A
Jogo 02   AGAFUC 3 X 0 INV A
Jogo 03   APACE 2 X 0 CAP B
Jogo 04   CEDEMAC 0 X 1 ADEF C
Jogo 05   AMC 0 X 1 ACERGS B
Jogo 06   MAESTRO 2 X 0 CFCP C
Segunda-feira, 7 de novembro
Jogo 07   CEDEMAC 0 X 1 APADEVI C
Jogo 08   CAP 0 X 1 ACERGS B
Jogo 09   APACE 1 X 1 APADV B
Jogo 10   ADEF 0 X 1 CFCP C
Jogo 11   AGAFUC 4 X 0 ESCEMA A
Jogo 12   INV 1 X 0 ADESUL A
Terça-feira, 8 de novembro
Jogo 13   ADEF 1 X 1 MAESTRO C
Jogo 14   CFCP 1 X 4 APADEVI C
Jogo 15   INV 1 X 0 UNIACE A
Jogo 16   CAP 0 X 2 AMC B
Jogo 17   ADESUL 1 X 2 ESCEMA A
Jogo 18   ACERGS 1 X 0 APADV B
Quarta-feira, 9 de novembro
Jogo 19   ADESUL 0 X 1 AGAFUC A
Jogo 20   ESCEMA 0 X 0 UNIACE A
Jogo 21   ACERGS 0 X 5 APACE B
Jogo 22   APADV 0 X 2 AMC B
Jogo 23   CFCP 0 X 0 CEDEMAC C
Jogo 24   APADEVI 0 X 1 MAESTRO C
Quinta-feira, 10 de novembro
Jogo 25   APADV 0 X 0 CAP B
Jogo 26   AMC 0 X 0 APACE B
Jogo 27   APADEVI 2 X 1 ADEF C
Jogo 28   MAESTRO 1 X 0 CEDEMAC C
Jogo 29   ESCEMA 1 X 0 INV A
Jogo 30   UNIACE 0 X 5 AGAFUC A
Sexta-feira, 11 de novembro
Jogo 31 09:00 AGAFUC   X   INV QF1
Jogo 32 10:15 MAESTRO   x   ESCEMA QF2
Jogo 33 14:30 APADEVI   x   AMC QF3
Jogo 34 15:45 ACERGS   X   APACE QF4
Sábado, 12 de novembro
Jogo 35 09:00 Vencedor QF1       Vencedor QF4 Semi 1
Jogo 36 10:15 Vencedor QF2       Vencedor QF3 Semi 2
Domingo, 13 de novembro
Jogo 37 09:00 Vencedor Semi 1   X   Vencedor Semi 2 Final
Jogo 38 10:30 Perdedor Semi 1   X   Perdedor Semi 2 Bronze

 

Houve uma alteração no horário da final, que, a pedido do SporTV, será exibida ao vivo a partir das 9h, no domingo. Vale destacar que o acesso do público ao CT está liberado, e a entrada é gratuita. O local fica na Rodovia dos Imigrantes, km 11,5. Quem for de carro pode digitar "Centro Paralímpico Brasileiro" no seu aplicativo de navegação. Há estacionamento gratuito. De transporte público, a melhor alternativa é o ônibus da linha 605A/10 Centro Paralímpico – Metrô Jabaquara, que parte do Terminal Jabaquara e passa por dentro do CT.

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo