Goalball

por admin publicado 2022/01/10 11:09:00 GMT-3, Última modificação 2022-06-06T12:30:21-03:00

Análise Metabólica em Atletas de Elite do Goalball: Uma Relação
Entre Percepção Subjetiva de Esforço (PSE) e Lactato

Autores: SANTOS, Sabrin G.; BREDA, Leonardo; TOSIM, Alessandro.

Descrição: O objetivo do estudo foi relacionar a percepção subjetiva de esforço (PSE) e o lactato sanguíneo de atletas praticantes de goalball com desempenho em situação de jogo. MÉTODOS: Participaram do estudo 7 atletas do sexo masculino, pertencem a elite do goalball brasileiro. Para a coleta de dados utilizamos a determinação do Lactato, Percepção Subjetiva de Esforço (PSE) e análise de desempenho. A análise da PSE e lactato ocorreu nos momentos pré, meio e pós de cada sessão de
treino.

DOWNLOAD

Caracterização da Profundidade e a sua Eficácia na Ação Ofensiva nos Jogos de Goalball

Autores: BORIN, João Paulo; COLLETES, Diego; MONTAGNER, Paulo Cesar; TOSIM, Alessandro; TRAPP, Altemir;

Descrição: O goalball é uma modalidade esportiva coletiva desenvolvida especificamente para deficientes visuais. Por se tratar de um esporte de alto rendimento, está em constante evolução aonde novos processos metodológicos para treinamento e medição de desempenho podem influenciar diretamente na obtenção de bons resultados. O estudo tem como objetivos: (1) caracterizar o conceito de profundidade aplicado ao goalball, (2) avaliar a sua eficácia na realização dos gols na elite na modalidade, (3) conhecer quais as ações que mais frequentemente resultam em gols e, consequentemente, (4) utilizar essas informações para formular um conjunto   de   sugestões úteis para o processo de treino e competição.

DOWNLOAD

 

Contextos Formativos, Conhecimentos e Competências de Treinadores/as Atuando em Nível Nacional e Internacional do Esporte Paralímpico: Um Estudo com o Goalball

Autor: TOSIM, Alessandro.

Descrição: O goalball é um esporte coletivo criado para pessoas cegas ou com baixa visão, oriundo das práticas corporais e esportivas pós-guerra. Trata-se de uma modalidade esportiva em expansão mundial e o treinador esportivo ganha destaque como o principal responsável por gerir este processo. Este estudo tem por objetivo geral identificar os contextos formativos, conhecimentos e competências de treinadores/as atuando em nível nacionais e internacionais de goalball.

DOWNLOAD

 

Desafios e Possibilidades Para o Goalball Brasileiro: Concepções a Partir de Experiências do Treinador Esportivo que Atua em Clubes Nacionais

Autores: TOSIM, Alessandro; FILHO, Cesar V. M.; GALATTI, Larissa R.; MORATO, Márcio P.; BORIN, João P.; MONTAGNER, Paulo C.

Descrição: O goalball é um esporte criado para pessoas com deficiência visual. Tratando-se do desenvolvimento damodalidade, treinadores esportivos ganham destaque por gerir este processo. O objetivo deste ensaioteórico de cunho descritivo-reflexivo apresentar desafios e possibilidades para o desenvolvimento dogoalball. Na categoria profissional, desafio em dominar tecnicamente o goalball e possibilidade fomentarsua inclusão em cursos de graduação; na interpessoal, desafio gerir relações pessoais entre atletas epossibilidades consequências físicas e sociais da falta da visão e na intrapessoal, desafio resiliência emmanter-se numa modalidade de menor visibilidade e possibilidade desenhar perspectivas para a construçãode uma carreira sólida em longo prazo, com planejamento estratégico.

DOWNLOAD

 

Análise da Agilidade Neuro – Motora em Atletas da Seleção Brasileira de Goalball

Autor: CLAUDINO, Fábio José; DIAS, Vander Francisco; TOSIM, Alessandro.

Descrição: O Goalball é uma modalidade esportiva coletiva, sem invasão territorial, praticada por pessoas com deficiência visual. O presente estudo verificou a agilidade neuro-motora em atletas da Seleção Brasileira de Goalball por meio do teste de Shuttle Run. Teve características qualitativas e pesquisa de campo. Participaram da pesquisa 06 atletas com deficiência visual em que foram submetidos ao pré e pós-teste em um período de 40 dias, durante a fase de treinamento da Seleção Brasileira para o Campeonato Mundial da modalidade.

DOWNLOAD

 

Manual para Entrenadores de Goalball

Autor: ACOSTA, David Orlando Gómez; TOSIM, Alessandro.

Descrição: Para conseguir los resultados deseados del proyecto se genera este manual de entrenamiento como herramienta de apoyo al nuevo grupo de entrenadores, profesionales de apoyo, atletas, jueces y organizaciones deportivas, puede ser empleado para la masificación de los deportes adaptados para personas con discapacidad, su inclusión social en Suramérica, mejora de la capacidad instalada y fortalecimiento institucional de entidades deportivas.

DOWNLOAD

 

Proposta de um Método para Análise de Informação e Tomada de Decisão: um Estudo de Caso no Goalball

Autor: TRAPP, Altemir.

Descrição: As ferramentas computacionais (softwares) que contém métodos baseados em algoritmos especializados de análise de dados e extração de conhecimento, possibilitam que as informações sejam avaliadas e auxiliam a comissão no processo de tomada de decisão. Assim, esta pesquisa apresenta uma proposta metodológica de aquisição e análise de dados para avaliação de desempenho específica de atletas de goalball baseado no estudo de caso da equipe brasileira.

DOWNLOAD

 

Seleção da Percepção Auditiva e Tátil em Atletas de Goalball em Situação Defensiva de Jogo

Autor: TOSIM, Alessandro; RODRIGUES, Graciele Massoli; MENDONÇA, Maricelia Araujo Beltrão.

Descrição: Em situação de jogo a percepção auditiva e tátil dos atletas são requisitadas em situações ofensivas e defensivas e apresenta desdobramentos da estruturação da resposta motora o que pode definir o desenvolvimento do jogo. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar a percepção auditiva e tátil de atletas de Goalball em situação de jogo. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso descritivo qualitativo com análise de dados por estatística simples na qual foi realizada a filmagem de uma equipe de Goalball, composta por três atletas, em um tempo de jogo de 10 minutos corridos. Os resultados apontaram que existe relação entre a classificação funcional que os atletas apresentam com a seleção da percepção tátil e sonora.

DOWNLOAD

 

Sistemas Técnicos e Táticos no Goalball

Autor: TOSIM, Alessandro; JUNIOR, Alaercio P.; LEITÃO, Maria Teresa K.; SIMÕES, Regina.

Descrição: O presente estudo tem por intenção discorrer sobre os sistemas técnicos e táticos do goalball. Trata-se de um esporte paraolímpico, criado em 1946, para pessoas com deficiência visual. Devido ao grande desenvolvimento da modalidade no território nacional, estamos criando situações de estudo da modalidade no âmbito acadêmico, já que pouco se produz sobre o goalball neste universo. Para o desenvolvimento deste trabalho realizamos revisão de literatura e relatos de experiência enquanto técnicos da modalidade.

DOWNLOAD

Voltar ao topo