Futebol de Cegos

por admin publicado 2022/01/10 11:09:00 GMT-3, Última modificação 2023-01-11T11:04:58-03:00

Iniciação Esportiva no Futebol de Cegos

Autores: VASCONCELOS, Fábio Luiz Ribeiro de; CAMPOS, Luis Felipe Castelli Correia de; BAHIA, Antonio Luiz Ferreira; SILVA, Alexandre Sérgio.

Descrição: Este é um livro prático, um manual. Tem como objetivo apresentar exercícios que levem ao desenvolvimento físico, sensorial e cognitivo necessários para a prática do futebol de cegos. Para que contribua com a formação de profissionais que compreendem o que fazem, os diversos exercícios apresentados neste manual são, previamente, recheados com um suporte teórico, metodológico e científico que asseguram uma prática da formação do futebol de cegos amparada no que a evolução científica nas áreas biológica e pedagógica nos proporcionam neste momento da evolução do conhecimento..

DOWNLOAD

 

Futebol de 5: Planejamento e Avaliação Nutricional

Autor: PARANHOS, Vivian M.

Descrição: O futebol de 5 é uma modalidade esportiva praticada por atletas com deficiência visual e semelhante ao futsal, com regras e características especifícas. A seleção brasileira de futebol de 5 teve sua primeira participação nos Jogos Paralímpicos, campeonato mais importante da modalidade, em Atenas – 2004 e desde sua estréia manteve-se invicta, até as paralimpíadas Rio de Janeiro – 2016, período que se encerra este trabalho. O objetivo do presente estudo foi descrever o planejamento nutricional e avaliar seu impacto em atletas da seleção brasileira de futebol de 5, durante o ciclo paralímpico, 2013-2016. Foram avaliados, em ambas etapas (t1 e t2), a composição corporal, a ingestão alimentar e o Índice de Qualidade da Dieta (IQD-R), além do questionário de avaliação dos conhecimentos em nutrição, aplicado somente na t2.

DOWNLOAD

 

Avaliação Isocinética em Atletas da Seleção Brasileira de Futebol de 5

Autor: CAMPOS, Luis Felipe; BORIN, João Paulo; SANTOS, Luiz Gustavo; SOUZA, Thiago M. F.; PARANHOS, Vivian M.; TANHOFFER, Ricardo A.; LUARTE, Cristian R.; GORLA, José I.

Descrição: A força muscular (FM) dos membros inferiores é um dos principais componentes exigidos para as ações específicas durante a prática do futebol de 5 e, quando apresentam níveis insuficientes, desequilíbrios bilaterais elevados ou acentuada diferença na razão agonista/antagonista (RAA) são fatores que contribuem para o desenvolvimento de lesões musculoesqueléticas. Objetivo: A proposta deste estudo foi avaliar os níveis de torque máximo, a diferença bilateral na produção de força e a razão convencional das musculaturas flexoras e extensoras do joelho em diferentes velocidades de execução.

DOWNLOAD

 

Futebol de 5: Os Efeitos da Estruturação e Distribuição da Carga de Treinamento nas Variáveis de Desempenho Motor

Autor: CAMPOS, Luis Felipe Castelli Correia de Campos.

Descrição: O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos da estruturação e distribuição da carga de treinamento nas variáveis de desempenho motor, em atletas da Seleção Brasileira de Futebol de 5, durante o período de preparação de 36 semanas. A amostra foi composta por 12 atletas do sexo masculino (25,3±4,9anos e 172±0,06cm) que integraram a Seleção Brasileira Paralímpica de Futebol de 5 medalhista de ouro nas Paralímpiadas Rio 2016.

 DOWNLOAD

 

Efeito de em Pequeno Período de Transição nas Capacidades de Desempenho Físico da Seleção Brasileira de Futebol de 5

Autor: SILVA, Alexandre S. S.; UGIONI, Eduardo N.; SOUSA, Josinaldo C.; VASCONCELOS, Fábio L. R. de; CAMPOS, Luis Felipe C. C. de.

Descrição: A periodização do treinamento foi importante avanço da ciência do treinamento desportivo no século XX. Umas das características do planejamento prurianual é a execução de um período de transição que une cada temporada. A proposta é o atleta desconstruir o desempenho obtido em uma temporada para reconstruí-lo de forma melhor na temporada seguinte. Entretanto adotar o período transitório frente ao denso calendário esportivo do século XXI é um desafio. Objetivo: Verificar o efeito de um período curto de transição de 15 dias, após sete meses de uma temporada, no desempenho em testes de força, velocidade, potência anaeróbia e capacidade aeróbia em tletas da seleção brasileira de futebol de 5.

DOWNLOAD

 

Avaliação da Qualidade da Dieta de Atletas da Seleção Brasileira de Futebol de 5, Início de Ciclo Paralímpico

Autor: PARANHOS, Vivian Maria dos S. P.; DUARTE, Edison.

Descrição: Inúmeros fatores contribuem com o sucesso no esporte e a diferença vital pode estar presente na atenção aos detalhes, dentre outros, o da nutrição. A alimentação dos jogadores deve possuir quantidades suficientes para atender a demanda de treinos e jogos, permitir que o jogador evite queda de desempenho e ainda possua menor risco de lesão e maior tempo de exercício até a fadiga. Objetivo: Avaliar a dieta de atletas da seleção brasileira de futebol de 5 por meio do Índice de Qualidade da Dieta - Revisado (IQD-R), no início do ciclo paralímpico Rio - 2016.

DOWNLOAD

 

Características Antropométricas e de Composição Corporal dos Atletas da Seleção Brasileira de Futebol de 5

Autor: SOUZA, Thais Neri de.; UGIONI, Eduardo N.; SOUSA, Josinaldo C.; VASCONCELOS, Fábio Luiz R. de; SILVA, Alexandre Sérgio; CAMPOS, Luis Felipe C. C. de.

Descrição: A cineantropometria ou medida do movimento humano tem o objetivo dentre outros aspectos avaliar a forma, dimensão, proporção, composição, maturação e o desenvolvimento do corpo na ontogênese humana em relação ao crescimento, ao desporto, à atividade física e à nutrição. Objetivo: Caracterizar o perfil antropométrico e a composição corporal dos jogadores da seleção brasileira de futebol de 5 do ano de 2017 a 2018, devido a importância para a elaboração com segurança e individualidade dos treinos, dieta e principalmente correlacionar com o desempenho físico.

DOWNLOAD

 

Modelação Competitiva da Carga Interna e Externa da Seleção Brasileira de Futebol de 5

Autor: BORIN, João Paulo; CAMPOS, Luis Felipe C. C. de; WINCKLER, Ciro.

Descrição: As etapas de organização, planejamento e estruturação do processo de preparação esportiva são fundamentais na execução de qualquer tipo de trabalho, não só em temporadas competitivas, mas em todo o processo de formação do jovem praticante. Nesta direção torna-se importante o entendimento de como preparar o atleta de Futebol de 5 em que se quer destacar a preparação esportiva, entendida como um processo formado por três sistemas: de competição, de treinamento e fatores complementares ou de apoio. Objetivo:  Nesse sentido o presente trabalho busca modelar a modalidade de futebol de 5 quanto a carga externa por meio da distância percorrida e a carga interna por meio da percepção subjetiva de esforço imposta aos atletas, em um torneio internacional.

DOWNLOAD

 

Modelação Competitiva da Seleção Brasileira de Futebol de 5 pela Frequência Cardíaca, Percepção Subjetiva de Esforço e Carga Média Durante o Mundial IBSA 2018

Autor: CAMPOS, Luis Felipe C. C. de.; VASCONCELOS, Fábio Luiz R. de; UGIONI, Eduardo N.; SOUSA, Josinaldo C.; ROCHA, Cristian E. L.

Descrição: Particularmente no futebol de 5 ainda são poucas as investigações e discussões ligadas à preparação desportiva (PD). Estudos realizados com em atletas de elite até o presente momento verificaram as alterações cardiorrespiratórias, neuromusculares e de composição corporal pré e pós treinamento, perfil somatotípico e caracterização dos níveis de torque máximo e diferença bilateral de produção de força no isocinético. No entanto, até o presente momento poucos estudos foram desenvolvidos para melhor compreensão das demandas de esforço durante partidas oficiais. Objetivo:  Nesse sentido o presente trabalho busca modelar a modalidade de futebol de 5 quanto a carga interna imposta aos atletas durante o Campeonato Mundial IBSA de Futebol de 5 de 2018.

DOWNLOAD

 

Efeito de um Pequeno Período de Transição nas Capacidades de Desempenho Físico da Seleção Brasileira de Futebol de 5

Autor: UGIONI, Eduardo N.; SOUSA, Josinaldo C.; VASCONCELOS, Fábio Luiz R. de; SILVA, Alexandre Sérgio; CAMPOS, Luis Felipe C. C. de.

Descrição: No calendário 2018, a seleção brasileira de futebol de 5 participou do campeonato mundial no mês de junho, seguido de competições regionais de clubes e teria o campeonato brasileiro de clube meses depois. Entre estas duas últimas competições, a comissão técnica planejou um período de transição. Na tentativa de evitar perda importante do desempenho que ocorreria antes de mais uma competição, o tempo desta transição foi dado em apenas 15 dias, embora o consenso literário indique períodos de até 45 dias. Objetivo: Verificar o efeito de um período curto de transição de 15 dias, após sete meses de uma temporada, no desempenho em testes de força, velocidade, potência anaeróbia e capacidade aeróbia em atletas da seleção brasileira de futebol de 5.

DOWNLOAD

 

Sports Injuries in Brazilian Blind Footballers

Autor: M. P. Magno e Silva; M. P. Morato; J. L. J. Bilzon; E. Duarte.

Descrição: O objetivo deste estudo foi avaliar as características e a prevalência de lesões relacionadas ao esporte em atletas com deficiência visual da equipe brasileira de futebol de 5. Os participantes foram
13 atletas do sexo masculino, todos classificados como classe visual B1, membros da equipe brasileira, que disputaram cinco competições internacionais consecutivas. Os dados foram coletados no formulário do relatório do Comitê Paraolímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Esportes para Cegos.

DOWNLOAD

 

Rapid Identifcation of Sound Direction in Blind Footballers

Autor: MIEDA, Takumi; KOKUBU, Masahiro; SAITO, Mayumi.

Descrição: Estudos anteriores demonstraram que jogadores cegos são mais precisos na identificação da direção do som com menos "front-back confusion" do que indivíduos cegos e que não jogam futebol. No entanto, não se sabe se jogadores cegos são mais rápidos que jogadores de visão e não atletas na identificação da direção do som usando pistas auditivas. Aqui, o presente estudo teve como objetivo investigar os tempos de reação auditiva (TRs) e a precisão da resposta de jogadores cegos durante tarefas auditivas de TR, incluindo a identificação da direção sonora.

DOWNLOAD

 
Voltar ao topo