Apadevi e Apace fazem clássico paraibano na final do Regional Nordeste
Goleiro Douglas, da Apadevi, beija a testa do ala Juan Quintero, que está chorando, após classificação da equipe paraibana.

Apadevi e Apace fazem clássico paraibano na final do Regional Nordeste

por Comunicação CBDV publicado 2022/04/23 13:51:37 GMT-3, Última modificação 2022-04-23T13:51:37-03:00
Equipes sofrem para vencer nas semifinais, mas confirmam favoritismo e se enfrentam às 10h15 deste domingo (24), em João Pessoa

23/04/2022
João Pessoa/PB


Com muita emoção e uma dose extra de sufoco, Apadevi e Apace confirmaram o favoritismo e farão a grande final do Regional Nordeste de futebol de cegos, neste domingo (24), às 10h15 (de Brasília). O clássico paraibano será disputado no Ginásio Paradesportivo José Belarmino de Souza, dentro do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, e tem entrada gratuita para o público. Mais cedo, às 9h, os cearenses da Adesul e os maranhenses do Cedemac duelam pela medalha de bronze.


Dona da melhor campanha da fase classificatória, a Associação Paraibana dos Deficientes Visuais saiu de quadra sem a vitória no tempo normal pela primeira vez no campeonato. Diante de uma forte marcação da Associação D'Eficiência Superando Limites, os colombianos Jhon Gonzalez e Juan Quintero, artilheiros da competição, não conseguiram encontrar brechas para finalizar, e o jogo ficou no 0 a 0. A disputa nas penalidades reservou um embate especial entre os goleiros Paulo Ryan – que fora o herói da Adesul nas quartas de final – e Douglas. Ambos defenderam as duas primeiras cobranças e estenderam a emoção até a terceira e última de cada equipe. O ala Alex, da Apadevi, enfim conseguiu vazar Paulo e deixou a responsabilidade para o adversário, o ala David, que chutou no meio do gol, em cima de Douglas. Final: 1 a 0 nos pênaltis para os paraibanos.

 

177A2733.JPG
Douglas, que veste uniforme predominantemente cinza, espalma no centro do gol o pênalti batido por
Maycon, que está de costas para a imagem e veste a camisa azul de número 5.


"A gente precisa ter muita concentração. Tenta ler o pé do cara, mas também não pode sair antes. Precisa esperar um pouco e aguarda a trajetória da bola para agir. É mais tempo de reação mesmo", disse Douglas, sobre o segredo para um goleiro se dar bem em uma disputa por penalidades no futebol de cegos. Agora, ele espera coroar a sequência positiva da equipe com o troféu: "A gente vem em uma crescente na competição, trabalhou muito e o momento chegou. A gente vai vir se divertir em quadra e fazer uma boa partida. Faz 12 anos que a Apadevi não chega nem numa final. Esse é o ano e viemos aqui para sermos campeões". 


Na outra semifinal, o Centro Desportivo Maranhense de Cegos entrou desfalcado de Ezequiel, um dos destaques da equipe, mas mostrou a garra de quem defendia o título o torneio, conquistado em 2019 – não houve edição em 2020 e 2021 por conta da pandemia. Não só segurou o poderoso ataque da Associação Paraibana de Cegos na maior parte do confronto como ainda levou perigo nos contra-ataques puxados por Maciel. Porém, no único lance em que o argentino Frederico Accardi deixou o ala Jardiel escapar, o atleta da Seleção Brasileira foi implacável. Entrou driblando pela direita e chutou cruzado no canto direito do goleiro Tiago, a 23 segundos do fim, para garantir a vitória por 1 a 0 e a vaga na decisão.


"Foi um jogo muito complicado, mas conseguimos impor nosso jogo, que era de toque de bola. Em alguns momentos nos descuidamos, mas no fim sobressaiu o coletivo, fizemos o que treinamos e pude ajudar com o gol. Agora é esse clássico, jogo grande contra a melhor equipe do campeonato. Estamos focados e, se for da vontade de Deus, vamos sair com o título aqui dentro de casa", falou Jardiel, que chegou a quatro gols no Regional.

 

177A2935.JPG
Jardiel está no canto direito a foto, de camisa vermelha, e a bola estufa a rede direita do goleiro Tiago
após a finalização do ala da Apace.


Sobre o Regional Nordeste


Esta é a décima edição do evento desde que ele passou a ser organizado pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais). O maior vencedor é o ICB (Instituto de Cegos da Bahia), com sete taças. Veja o histórico:

 

Ano Local Campeão Vice Terceiro
2019 CAMPINA GRANDE/PB CEDEMAC-MA ICB-BA APADEVI-PB
2018 PETROLINA/PE ICB-BA UBC-BA CEDEMAC-MA
2017 FORTALEZA/CE ICB-BA APACE-PB ESCEMA-MA
2016 SÃO LUÍS/MA ICB-BA APACE-PB ADVP-PE
2015 RECIFE/PE ICB-BA APACE-PB ADVP-PE
2014 CAMPINA GRANDE/PB ICB-BA ADVP-PE APACE-PB
2013 CAMPINA GRANDE/PB ICB-BA APACE-PB ADVP-PE
2012 PETROLINA/PE ICB-BA APACE-PB CEDEMAC-MA
2011 SÃO LUÍS/MA APACE-PB ICB-BA CEDEMAC-MA


A atual edição contou com 11 equipes participantes, totalizando 144 pessoas entre atletas e estafe técnico.

 

CLIQUE AQUI para acessar a GALERIA DE IMAGENS do evento.

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo