Brasil disputa nove medalhas no judô nesta quarta; Alana busca o bi
Alana Maldonado é conduzida pelo lado esquerdo da juíza da semifinal, que ela venceu sobre a georgiana Ina Kaldani. Foto: Débora Corrigliano/ CBDV.

Brasil disputa nove medalhas no judô nesta quarta; Alana busca o bi

por Comunicação CBDV publicado 2022/11/09 08:55:00 GMT-3, Última modificação 2022-11-09T09:22:36-03:00
Dos dez judocas em ação nas lutas preliminares desta quarta-feira, apenas um não vai brigar por pódio no Mundial do Azerbaijão

09/11/2022
Baku/AZE


A manhã desta quarta-feira (9) promete ser histórica para o judô paralímpico do Brasil. Dos dez atletas que competiram nas lutas preliminares do segundo dia do Mundial de Baku, no Azerbaijão, apenas um não brigará por medalha no bloco final, que terá início às 10h (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo YouTube da IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos). Para acessar o canal, CLIQUE AQUI. São três finais envolvendo brasileiros e outros seis duelos valendo o bronze. No primeiro dia, o país já conquistou uma prata, com Thiego Marques, e um bronze, com Rosi Andrade.


A paulista Alana Maldonado, campeã em Odivelas (POR), em 2018, tentará o bi da categoria até 70 kg para atletas J2 (baixa visão). A adversária na final será a turca Raziye Ulucam, derrotada três vezes pela brasileira, incluindo na última edição dos Jogos Paralímpicos, em Tóquio, no ano passado. A sul-mato-grossense Erika Zoaga, da categoria acima de 70 kg para atletas J1 (cegos totais), terá pela frente a ucraniana Anastasiia Harnyk, atual campeã europeia e quinta colocada em Tóquio. E o paraibano Wilians Araújo (acima de 90 kg para atletas J1) vai encarar um dos maiores nomes da modalidade: o judoca da casa Ilham Zakiyev, dono de quatro medalhas paralímpicas, sendo dois ouros (Pequim 2008 e Atenas 2004) e dois bronzes (Tóquio 2020 e Londres 2012). Zakiyev, de 42 anos, também ganhou o último Europeu, realizado há dois meses, na Itália.


Outros seis judocas brasileiros tentarão o bronze. Confira os confrontos:


Categoria até 70 kg (J1)

BRENDA FREITAS vs. Theodora Paschalidou (GRE)

Categoria acima de 70 kg (J2)

MEG EMMERICH vs. Katie Davis (USA)
REBECA SILVA vs. Prescillia Leze (FRA)

Categoria até 90 kg (J1)

ANTÔNIO TENÓRIO vs. Bauyrzhan Arstanbekov (KAZ)
ARTHUR SILVA vs. Valerio Teodori (ITA)

Categoria até 90 kg J2

MARCELO CASANOVA vs. Oleksandr Nazarenko (UKR)


Apenas o pesado Sergio Fernandes (acima de 90 kg da categoria J2) não conseguiu avançar para brigar por medalha.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do judô paralímpico brasileiro.


Comunicação CBDV

Renan Cacioli

[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo