Brasil e Japão se enfrentam às 11h deste sábado na final do Grand Prix
Jogadores do Brasil estão perfilados no campo de grama após a vitória na semifinal, aplaudindo a torcida da arquibancada, que não aparece na imagem. Atletas vestem camisa amarela, calção azul e meião branco. Fotos: Tuane Fernandes/ CBDV.

Brasil e Japão se enfrentam às 11h deste sábado na final do Grand Prix

por Comunicação CBDV publicado 2023/05/26 20:01:03 GMT-3, Última modificação 2023-05-26T20:01:03-03:00
Brasileiros goleiam campeões europeus da França na semifinal, enquanto japoneses eliminam favorita Argentina nos pênaltis

26/05/2023
São Paulo/SP


Brasil e Japão farão a final do Grand Prix da IBSA de Futebol de Cegos 2023, neste sábado, a partir das 11h (de Brasília), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. A entrada é gratuita. O CT fica na Rodovia dos Imigrantes, km 11,5, ao lado da São Paulo Expo. Os times voltam a se enfrentar após o confronto na primeira fase que terminou com vitória brasileira por 3 a 0. Um pouco mais cedo, às 9h, pela disputa do bronze, Argentina e França medirão forças.


As duas partidas derradeiras da competição terão transmissão ao vivo no canal da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) no YouTube (LINK AQUI), com narração em português. Haverá também narração em inglês no canal da IBSA (sigla em inglês para Federação Brasileira de Esportes para CegosNESTE LINK.


Além do triunfo na fase de grupos, o Brasil encarou seu adversário da decisão em outras seis ocasiões. Venceu todas. Até hoje, marcou 32 gols nos asiáticos e sofreu apenas um. Mas terá pela frente um Japão inspirado depois de fazer história na semifinal contra a Argentina. O time "samurai" precisou buscar o empate no tempo normal duas vezes, com Hirabayashi, de apenas 16 anos de idade, e Kawamura, após os gols de Maxi Espinillo e Ezequiel Fernandes que decretaram o placar no tempo regulamentar em 2 a 2. Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Daisuke Sato, que pegou a cobrança de Maxi, e de Hirabayashi, mais uma vez, e Goto, que converteram suas tentativas e fecharam a série em 2 a 1.


"Foi um jogo muito pegado contra o primeiro colocado do ranking mundial. O Japão está renovando seu grupo com foco para conseguir a vaga nos Jogos Paralímpicos, então, temos tentado dar o nosso melhor. Enfrentar o Brasil é sempre um prazer", destacou o fixo Roberto Sasaki, brasileiro naturalizado japonês que teve a difícil missão de frear o ataque argentino.

 

52928546933_71e8a11efa_k.jpg
O japonês Goto veste uma máscara de samurai típica japonesa na comemoração da vitória. Ele sorri em meio aos colegas de time.


Na semifinal seguinte, o Brasil conseguiu controlar o jogo diante dos franceses, campeões do último Campeonato Europeu da modalidade. Apesar do gol de Arezki que igualou o jogo em 1 a 1 após Jardiel ter aberto a contagem, a experiente equipe pentacampeã paralímpica seguiu trocando passes e envolvendo os rivais até Nonato devolver a vantagem no placar. Ainda no primeiro tempo, Cássio converteu tiro de oito metros concedido pela França ao estourar o limite de faltas coletivas. Na etapa final, deu tempo de Maicon guardar o dele e decretar o 4 a 1. Você pode conferir os gols na narração de Rafael Esgrilis no vídeo abaixo:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBDV (@cbdvoficial)


"O Japão é uma seleção que vem se fortalecendo e melhorando ano após ano. Será mais um jogo duro, como foi o da primeira fase, mas o Brasil está preparado e, se Deus quiser, vamos trazer mais um título para nosso país", falou Jardiel.


A sexta-feira ainda reservou na parte da manhã os duelos valendo sétimo e quinto lugares do torneio. A Inglaterra venceu a Itália por 1 a 0, gol de Amjid Eesa, e ficou na sétima colocação. Depois, Tailândia e Chile ficaram no 1 a 1 no tempo normal, gols de Panyawut Kupan e Victor Silva. Nas penalidades, os tailandeses foram mais eficientes e venceram por 2 a 0.

 

Sobre o Grand Prix de Futebol de Cegos da IBSA


Esta é a primeira edição realizada na América do Sul – México, em 2022, e Japão, em 2021, 2019 e 2018, foram as sedes anteriores. A Seleção Brasileira disputa a competição pela segunda vez na história. Logo em sua estreia, no ano passado, saiu da cidade mexicana de Puebla com o troféu de campeã.


O Grand Prix servirá de preparação para os dois principais compromissos de 2023: a Copa do Mundo, agendada para agosto, em Birmingham, na Inglaterra, inserida dentro da programação dos Jogos Mundiais da IBSA, e os Jogos Parapan-Americanos, que serão disputados em novembro, no Chile. Ambos são qualificatórios para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Para confirmar sua vaga, o Brasil terá duas possibilidades: ficar entre os três primeiros colocados do Mundial ou conquistar o Parapan.


Confira a tabela completa:

 

GRAND PRIX DA IBSA 2023
HORÁRIO       CHAVE
TERÇA-FEIRA - 23 DE MAIO
  CHILE 1 X 1 INGLATERRA B
  BRASIL 3 X 0 JAPÃO B
  TAILÂNDIA 0 X 0 ARGENTINA A
  ITÁLIA 1 X 2 FRANÇA A
QUARTA-FEIRA - 24 DE MAIO
  JAPÃO 0 X 0 CHILE B
  BRASIL 2 X 0 INGLATERRA B
  FRANÇA 0 X 3 ARGENTINA A
  TAILÂNDIA 1 X 0 ITÁLIA A
QUINTA-FEIRA - 25 DE MAIO
  INGLATERRA 0 X 1 JAPÃO B
  BRASIL 3 X 0 CHILE B
  FRANÇA 1 X 0 TAILÂNDIA A
  ITÁLIA 0 X 3 ARGENTINA A
SEXTA-FEIRA - 26 DE MAIO
  ITÁLIA 0 X 1 INGLATERRA 7º lugar
  TAILÂNDIA 1 (2) X (0) 1 CHILE 5º lugar
  ARGENTINA 2 (1) X (2) 2 JAPÃO Semifinal
  BRASIL 4 X 1 FRANÇA Semifinal
SÁBADO - 27 DE MAIO
09:00 ARGENTINA   X   FRANÇA Bronze
11:00 JAPÃO   X   BRASIL Final

 

Patrocínios

Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos brasileiro.

Skylight Consulting, empresa japonesa de consultoria de gestão, é patrocinadora deste evento.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo