Brasil ganha de vice-campeãs mundiais e conquista Torneio da França
Kelvin, Gabriel, Carol Duarte, Gaby, Dani Longhini, Moniza, Kátia, Jéssica, Patrick e Edmar posam perfilados na quadra com as medalhas de ouro ao redor do pescoço. As jogadoras vestem camisas azuis de mangas curtas com números e detalhes em amarelo, seguram uma bandeira do Brasil e estão em frente a um pórtico de pódio com o número 1 escrito. Foto: Divulgação/ CBDV.

Brasil ganha de vice-campeãs mundiais e conquista Torneio da França

por Comunicação CBDV publicado 2023/06/25 11:39:46 GMT-3, Última modificação 2023-06-25T11:39:46-03:00
Seleção feminina de goalball derrota sul-coreanas por 3 a 1 e segue focada por vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024

25/06/2023
São Paulo/SP


Seleção Brasileira feminina de goalball conquistou neste domingo (25) o título do Torneio Internacional da França, disputado na cidade de Cap d'Agde, ao derrotar na final a Coreia do Sul por 3 a 1. As sul-coreanas são as atuais vice-campeãs mundiais e haviam vencido as brasileiras um dia antes por 5 a 4. Além dos dois países citados, também participaram Espanha, Itália e França.


A competição serve de preparação para o principal foco da temporada, que é buscar a classificação da equipe feminina aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 – o time masculino já está garantido porque foi campeão do mundo em 2022. Ainda sem vaga garantida, as mulheres terão duas possibilidades de carimbar o passaporte: os Jogos Mundiais da IBSA, em agosto, na Inglaterra, e o Parapan-Americano, em novembro, no Chile. Apenas o campeão de cada torneio se classifica à Paralimpíada.


O grupo treinado por Gabriel Goulart encerrou sua campanha com cinco vitórias e uma derrota. Confira os resultados:

 

Dia 23/6

FRANÇA 6 x 2 ITÁLIA
BRASIL 10 x 0 ESPANHA
COREIA DO SUL 11 x 1 ITÁLIA
FRANÇA 0 x 10 BRASIL
COREIA DO SUL 12 x 2 ESPANHA
BRASIL 10 x 0 ITÁLIA
FRANÇA 2 x 4 COREIA DO SUL

Dia 24/6

04:00 - ITÁLIA 6 x 4 ESPANHA
05:00 - BRASIL 4 x 5 COREIA DO SUL
06:30 - FRANÇA 10 x 1 ESPANHA
09:00 - COREIA DO SUL 4 x 1 FRANÇA
10:00 - ITÁLIA 6 x 4 ESPANHA

 

Dia 25/6

04:00 - FRANÇA 0 x 2 BRASIL
05:00 - ITÁLIA 3 x 3 ESPANHA
06:30 - COREIA DO SUL 1 x 3 BRASIL


"É sempre muito proveitoso participar de competições internacionais. A gente acaba enfrentando dificuldades dentro e fora de quadra que fortalecem a preparação para o Mundial. Foi bom sentir o calor do jogo, anotar o que é preciso ainda seguir ajustando e hoje entramos mais ligados, com outra postura defensiva diante das sul-coreanas", explicou Gabriel, fazendo uma comparação com o confronto anterior diante das asiáticas quando o Brasil chegou a estar perdendo por 5 a 1. "Essa medalha traz uma alegria para o grupo, então, estamos voltando para casa muito orgulhosos do trabalho em equipe que estamos construindo", completou.


O time começou o jogo decisivo com Jéssica e Carol Duarte nas alas e Gaby fazendo o pivô. As sul-coreanas saíram novamente na frente do placar, a exemplo do jogo de sábado, mas desta vez o Brasil não permitiu que as rivais impusessem seu ritmo e conseguiram a virada ainda na etapa inicial com dois gols de Carol, que voltaria a marcar no fim da partida para decretar o placar final de 3 a 1. Dani Longhini entrou no segundo tempo no lugar de Jéssica e fechou o jogo como titular. Ainda representaram a Seleção no torneio as jogadoras Kátia e Moniza.


"Chegar até a final foi uma construção de um trabalho que vem sendo feito desde o começo do ano. O que mais prevaleceu na final foi a união do grupo, por isso conseguimos chegar à vitória contra uma equipe forte, vice-campeã mundial. Vimos que temos potencial também e só prova ainda mais para nós que podemos chegar no nosso objetivo principal, que é a vaga para Paris", falou a experiente Carol Duarte, que retornou à Seleção este ano.

 

Saiba Mais

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo