Carol Duarte volta à Seleção de goalball para próxima Fase de Treinamentos
Carol Duarte está próxima da trave, de costas para a quadra adversária, fazendo expressão de esforço enquanto inicia seu movimento de arremesso. Ela veste camisa da AMC-MT, sua atual equipe, e usa esparadrapos nas pontas dos três dedos do meio de sua mão esquerda, com a qual toca a bola azul de goalball. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

Carol Duarte volta à Seleção de goalball para próxima Fase de Treinamentos

por Comunicação CBDV publicado 2023/03/16 14:49:00 GMT-3, Última modificação 2023-03-22T15:13:48-03:00
Experiente ala de 35 anos reforça grupo, que se reunirá no início de abril em São Paulo; rapazes também são convocados

16/03/2023
São Paulo/SP


A ala Carol Duarte é uma das novidades da lista de convocadas pelo técnico Gabriel Goulart para a próxima Fase de Treinamentos da Seleção Brasileira de goalball, que acontecerá de 2 a 8 de abril, no CT Paralímpico, em São Paulo. A ala de 35 anos não defende a equipe desde o fim dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em setembro de 2021, quando o time feminino ficou na quarta colocação. Ela se junta a outras oito atletas chamadas para a terceira etapa de atividades da temporada. Confira a lista:


AMANDA EMILLY SANTANA: Santos-SP
ANA CAROLINA DUARTE RUAS CUSTÓDIO: AMC-MT
ANA GABRIELY BRITO ASSUNÇÃO: Sesi-SP
DANIELLE VILAS LONGHINI: Sesi-SP
HOSEANNE COSTA PEREIRA: Ivos-ES
JÉSSICA GOMES VITORINO: Sesi-SP
KÁTIA APARECIDA FERREIRA SILVA: Instituto Athlon-SP
LARISSA SANTOS DE ESPÍRITO SATURNINO: Santos-SP
MONIZA APARECIDA DE LIMA: Sesi-SP


Carol, que perdeu a visão aos 12 anos por conta de um tumor no cérebro, descobriu o goalball dois anos depois, quando já estudava no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, onde nasceu. Integrou a Seleção durante todo o período de ascensão da modalidade. Conquistou duas medalhas de ouro em Parapans (Lima 2019 e Toronto 2015) e uma de prata (Guadalajara 2011), um bronze no Mundial de 2018, na Suécia, e a prata no Campeonato das Américas de 2017.


Com ela reintegrada, o foco do trabalho este ano está na classificação da Seleção feminina para os Jogos de Paris 2024. Ainda sem vaga garantida, a equipe terá duas possibilidade de buscar um lugar entre os oito países que disputarão o torneio de goalball na capital francesa: os Jogos Mundiais da IBSA, em agosto, na Inglaterra, e o Parapan-Americano, em novembro, no Chile. Apenas o campeão de cada um desses torneios confirmará lugar nos Jogos Paralímpicos. Além das Fases de Treinamento, o grupo vai utilizar como preparação para os dois eventos a tradicional Copa Malmö, na Suécia, que será realizada em maio.


Seleção masculina também é convocada


A terceira Fase de Treinamentos do ano também reunirá a Seleção masculina, esta já classificada a Paris 2024 por conta do título mundial conquistado no ano passado, em Portugal. O técnico Jônatas Castro chamou os mesmos dez atletas convocados para as duas fases anteriores. A intenção é seguir estimulando a disputa interna, já que apenas seis podem ir à Paralimpíada. Veja a lista:


ALESSON PINHEIRO DOS SANTOS DE JESUS: Intituto Athlon-SP
ANDRÉ CLAUDIO BOTELHOS DANTAS: Sesi-SP
EMERSON ERNESTO DA SILVA: Santos-SP
JOSEMARCIO DA SILVA SOUSA: Sesi-SP
LEOMON MORENO DA SILVA: Santos-SP
MATHEUS SILVA DE JESUS: Sesi-SP
MIZAEL CASTRO SOUSA: Capital/Cetefe-DF
PAULO RUBENS SATURNINO: Santos-SP
ROMARIO DIEGO MARQUES: Instituto Athlon-SP
SHARLLEY ANTHONNY DO NASCIMENTO SILVA: Apace-PB

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do goalball brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo