CBDV define quatro objetivos estratégicos no planejamento até 2030
Foto do presidente da CBDV, José Antônio Freire, que veste camisa polo e óculos escuros, em frente ao slide projetado na parede em que se lê Planejamento Estratégico Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais. Fotos: Renan Cacioli/ CBDV.

CBDV define quatro objetivos estratégicos no planejamento até 2030

por Comunicação CBDV publicado 2022/08/02 12:06:40 GMT-3, Última modificação 2022-08-02T12:06:40-03:00
De forma inédita, Confederação reúne todos os segmentos na confecção do plano de metas: 'É um marco histórico', diz presidente

02/08/2022
São Paulo/SP


A CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) definiu seu Planejamento Estratégico para os próximos oito anos. A confecção do documento – que está em fase de ajustes finais ante de ser disponibilizado na íntegra – contou com a participação de todos os segmentos (atletas, corpo técnico, membros diretivos e parceiros), algo inédito na história da entidade. Este material dá as diretrizes e define quatro objetivos principais a serem cumpridos no período 2022-2030. São eles:

  • Trabalho em rede: ampliação, aprimoramento e gestão de parcerias
    Implementar uma política permanente para o desenvolvimento, ampliação e manutenção de parcerias.

  • Produção e difusão do conhecimento
    Desenvolver estratégia focada na produção, difusão e intercâmbio do conhecimento relacionado à prática paradesportiva de pessoas cegas e com baixa visão, bem como na gestão de organizações e formação de lideranças.

  • Aprimoramento técnico, logístico e comunicacional
    Estabelecer e aprimorar, fluxos, ferramentas, regulamentos e equipes, com foco na melhoria contínua das ações de caráter técnico, logístico e comunicacional.

  • Gestão e governança
    Aprimorar o modelo de gestão e a estrutura organizacional de modo a implementar e atualizar os procedimentos orientados à melhoria contínua das práticas de governança.


"Este documento é uma marco histórico. A Confederação precisa estar em constante processo de aprimoramento. Somos uma entidade vencedora, e os resultados de nossos atletas comprovam este fato, mas não podemos deixar de olhar para o todo e entender o que precisa ser ajustado e melhorado, interna e externamente", disse o presidente da CBDV, José Antônio Freire.


O Planejamento Estratégico foi iniciado com uma etapa diagnóstica, na qual se mapeou a percepção sobre as ações da CBDV. Este mapeamento passou por três fases: revisão detalhada de documentos (Estatuto Social, Planejamento Estratégico 2013-2016, entre outros); elaboração e validação de um formulário online preenchido de maneira voluntária por atletas e entidades afiliadas à Confederação; entrevistas presenciais com vistas a aprofundar as bases de informações para a análise qualitativa.

177A9974.JPG
Foto mostra os professores Célio Moraes, que está sentado em frente a um notebook, e Carlos Ferrari,
de pé fazendo a apresentação dos slides projetados em uma parede atrás deles.


Munidos dos resultados deste diagnóstico, 35 pessoas estiveram reunidas no último fim de semana para trabalhar em cima do material analisado e, a partir de palestras e dinâmicas em grupo, colocar em prática as diretrizes do planejamento. O primeiro passo foi identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da Confederação. Em seguida, passou-se para a elaboração dos objetivos citados acima e, por fim, foram revisados missão, visão e valores da entidade.


"O planejamento é essencial na medida em que os cenários se transformam, e uma Confederação com a responsabilidade da CBDV precisa adequar o seu posicionamento e as suas diretrizes de gestão", explicou o professor Carlos Ferrari, um dos consultores que conduziram os trabalhos. "Esse planejamento foi concebido tendo por principal pilar estruturante o aspecto participativo, ou seja, não foi um planejamento de gabinete. Ele contemplou, desde a etapa diagnóstica, todos os segmentos, reafirmando a tendência da Confederação de dar voz a esses diversos atores e colocá-los no centro do debate como protagonistas", completou Ferrari, que é mestre em Administração pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).


"O evento é importantíssimo para que tenhamos troca de informações e conhecimento sobre o que foi apurado e deve ser melhorado. Os atletas precisam saber do caminho a seguir. A criação do Conselho de Atletas já foi um passo nesse sentido, de participarmos mais das decisões", avaliou Leandro Moreno, presidente do Conselho de Atletas da CBDV.


CPB é parceiro fundamental 


Durante toda a jornada imersiva, a parceria com o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) foi destacada como um dos pontos fortes da CBDV no seu planejamento para o futuro. Não à toa, o presidente do Comitê, Mizael Conrado, participou das atividades e teve voz ativa na discussão dos objetivos. "É muito bonito quando a gente fala em gestão democrática, mas algo muito desafiador. A governança é muito boa para a organização, mas muitas vezes pode ser desconfortável para o dirigente. Então, o que a Confederação está fazendo é extremamente importante e trará benefícios a ela futuramente", observou o dirigente.

 

177A9991.JPG
Participantes posam dentro do salão onde foi realizada a jornada imersiva do último fim de semana,
alguns sentados em cadeiras e outros se posicionam em pé. Todos vestem camisetas verdes da Confederação.



Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo