CBDV divulga nesta quarta convocação para Jogos Mundiais da IBSA
Foto mostra um judoca do trono para baixo, destacando o pé direito pisando no tatame amarelo e tomando impulso para o passo com o pé esquerdo, erguido um pouco acima do solo. O atleta, cujo rosto não se vê, usa quimono azul e tem uma faixa marrom amarrada à cintura. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

CBDV divulga nesta quarta convocação para Jogos Mundiais da IBSA

por Comunicação CBDV publicado 2023/07/11 15:07:00 GMT-3, Última modificação 2023-07-11T22:00:51-03:00
Evento vai acontecer em Birmingham, na Inglaterra, de 18 a 27 de agosto, e terá Copa do Mundo de futebol de cegos na programação

11/07/2023
São Paulo/SP


CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) vai divulgar nesta quarta-feira (12) a convocação das Seleções Brasileiras de futebol de cegos, goalball feminino e judô paralímpico que representarão o país nos Jogos Mundiais da IBSA, competição organizada pela Federação Internacional de Esportes para Cegos que acontecerá na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, de 18 a 27 de agosto. Além das modalidades já citadas, vão integrar a grade do evento: tiro com arco, xadrez, críquete, futebol B2/B3, powerlifting, showdown, boliche e tênis. São esperados mais de 1.250 atletas de 70 países.


Da Confederação Brasileira, serão 36 atletas e 23 membros de comissões técnicas e estafe. Vale lembrar que o Brasil não poderá disputar o torneio masculino de goalball, entre os dias 20 e 27, pois só puderam se inscrever países ainda sem vaga garantida nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 – os rapazes já estão classificados graças ao título mundial conquistado em dezembro do ano passado. Já as mulheres ainda buscarão a vaga. Apenas as campeãs dos Jogos Mundiais carimbam o passaporte rumo à França.


No caso do futebol de cegos, haverá dentro da programação do evento a disputa da Copa do Mundo, que reunirá 16 seleções: Alemanha, Argentina, Brasil, China, Colômbia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irã, Itália, Japão, Mali, Marrocos, México, Tailândia e Turquia. A Seleção Brasileira, maior vencedora da história com cinco títulos (2018, 2014, 2010, 2000 e 1998) e atual tricampeã consecutiva, buscará o hexa. A última conquista foi em Madri, na Espanha. A final da Copa está marcada para 25 de agosto. Os três primeiros colocados garantirão vaga em Paris 2024 – os brasileiros ainda buscam a classificação.


Por fim, os judocas brasileiros chamados terão a oportunidade de brigar entre os dias 23, 24 e 25 por pontos importantes no ranking mundial, principal critério de seleção dos competidores dos Jogos Paralímpicos. O judô é uma das modalidades que mais rendeu medalhas ao país na história das Paralimpíadas: foram 25 ao todo, sendo cinco ouros, nove pratas e 11 bronzes.


Antes de embarcarem para a Inglaterra, os atletas se concentrarão para uma última Fase de Treinamentos no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.

 

Comunicação CBDV

Renan Cacioli

[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo