Garotada do Brasil vai à França disputar torneio de futebol de cegos
Samir e Alefe estão posicionados para cobrar uma falta, com o primeiro erguendo seu pé esquerdo em direção à bola. Ambos vestem camisas amarelas, calções brancos e meiões azuis. Ao fundo, o árbitro Carlos Vidal tem um apito verde na boca.

Garotada do Brasil vai à França disputar torneio de futebol de cegos

por Comunicação CBDV publicado 2022/08/23 12:55:28 GMT-3, Última modificação 2022-08-23T12:55:28-03:00
Seleção terá grupo com média de idade de 19 anos para encarar atuais campeões europeus no país dos próximos Jogos Paralímpicos

23/08/2022
São Paulo/SP


A Seleção Brasileira de futebol de cegos viaja nesta semana para a cidade de Schiltigheim, na França, onde disputará o Grand Prix Mundial 2022 a partir do próximo domingo (28). O torneio reunirá cinco países - Alemanha, Brasil, França, Japão e Romênia - que se enfrentarão em turno único. Os dois melhores jogam a final no dia 3 de setembro. A equipe brasileira será composta por um jovem grupo de dez atletas com média de 19 anos de idade treinados por Josinaldo Sousa, o Bamba, auxiliar técnico da Seleção adulta. Neste ano, ele já teve a experiência de dirigir o Brasil B, vice-campeão do Desafio das Américas, torneio realizado em São Paulo que teve o time principal do país anfitrião no lugar mais alto do pódio. Confira os convocados do Brasil:


Goleiros

GEAN PATRICK - Apadevi/PB
PAULO RYAN - ADESUL/CE

Atletas de linha

ALEFE - Apadv/SP
ANAEL - Apadv/SP
CARLINHOS - Apace/PB
MAICON JÚNIOR - Apace/PB
MARCO ANTÔNIO - Apadv/SP
PAULO VITOR - Escema/MA
RAYNÃ - Acelgo/GO
SAMIR - Apadv/SP


"É uma oportunidade para essa molecada, um momento único para eles. E o Fábio (Vasconcelos, treinador da Seleção Brasileira adulta) já vem fazendo esse trabalho de formação há um bom tempo. Esperamos fazer uma boa competição para que eles tenham chances futuramente no time principal do Brasil", explica Bamba. "E há outras coisas importantes a serem observadas. Uma das equipes que ainda não vi jogar, pelo menos desde que estou na Seleção, é esta da Romênia. Então será uma novidade para nós e poderemos acompanhar a evolução deste país", completa o profissional, que está desde 2013 na Seleção Brasileira.


Além da chance de disputar um torneio internacional no país-sede dos Jogos Paralímpicos de 2024, a garotada do Brasil poderá enfrentar os donos da casa, que foram campeões europeus em junho após baterem a Turquia na final. Confira a tabela da competição (horários de Brasília), que terá transmissão ao vivo em link ainda a ser divulgado pela organização do evento.

TABELA DE JOGOS 
 Horário       Chave
Domingo, 28 de agosto
11:30 Romênia   X   França Única
14:30 Brasil   X   Alemanha Única
Segunda-feira, 29 de agosto
11:30 Romênia   X   Brasil Única
14:30 Alemanha   X   Japão Única
Terça-feira, 30 de agosto
11:30 Japão   X   Romênia Única
14:30 França   X   Brasil Única
Quinta-feira, 1 de setembro
11:30 Brasil   X   Japão Única
14:30 França   X   Alemanha Única
Sexta-feira, 2 de setembro
09:30 Alemanha   X   Romênia Única
15:00 França   X   Japão Única
Sábado, 3 de setembro
09:30   X   Bronze
15:00   X   Final


Seleção principal treina em SP


Enquanto a garotada será testada na Europa, os principais jogadores de futcegos do Brasil estarão reunidos de 28 de agosto a 5 de setembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para a sexta Fase de Treinamentos do ano. O técnico Fábio Vasconcelos manteve a base da última convocação, exceção aos jovens que estarão na França e ao ala Lucas Caetano, que se recupera de lesão. Após conquistar a Copa Tango, o Desafio das Américas e o Grand Prix da IBSA - título que lhe garantiu vaga no Mundial da Inglaterra 2023 -, o foco da equipe agora está na Copa América, marcada para outubro, na Argentina. Veja a lista:

Goleiros

GIOVANE MONTENEGRO - ICB/BA
LUAN LACERDA - Agafuc/RS
MATHEUS COSTA - Apace/PB

Atletas de linha

CÁSSIO REIS - Maestro/PR
JARDIEL - Apace/PB
JEFINHO - Maestro/PR
JONATAN FELIPE - Apace/PB
MAXWELL - Acelgo/GO
NONATO - Agafuc/RS
RICARDINHO - Agafuc/RS
TIAGO PARANÁ - Maestro/PR

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo