Grand Prix de Judô Paralímpico reunirá, nesta quarta, elite da modalidade em SP
Marcelo Casanova, que é albino e veste quimono azul, puxa adversário de quimono branco pelas costas e pela manga direita, jogando o peso do corpo para o lado esquerdo. Eles lutam sobre tatame amarelo. Ao fundo, arquibancada da arena multiuso do CT. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

Grand Prix de Judô Paralímpico reunirá, nesta quarta, elite da modalidade em SP

por Comunicação CBDV publicado 2023/05/02 14:06:07 GMT-3, Última modificação 2023-05-02T14:06:07-03:00
Mais de 100 atletas vão participar da primeira etapa do ano, que acontecerá paralelamente à Copa Loterias Caixa, voltada a iniciantes

02/05/2023
São Paulo/SP


O Grand Prix de Judô Paralímpico organizado pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) vai reunir mais de 100 atletas da elite da modalidade nesta quarta-feira (02), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Além da maioria dos judocas que vêm representando a Seleção Brasileira nos últimos grandes eventos internacionais, a competição terá a presença do francês Helios Latchoumanaya, atual campeão mundial e líder da categoria até 90 kg para atletas J2 (baixa visão). Paralelamente ao Grand Prix, vai acontecer a Copa Loterias Caixa, torneio voltado a iniciantes que contará com mais de 80 participantes. As lutas começarão às 9h (de Brasília) e ocorrerão ao longo de todo o dia. A entrada no local é gratuita.


O Grand Prix é dividido em duas etapas, cada uma em um semestre do ano. Equivale ao Campeonato Brasileiro da modalidade e auxilia no trabalho da comissão técnica da Seleção, que leva em conta a competição interna para fazer as convocações. Para os Jogos Paralímpicos, por exemplo, só será possível levar um atleta por peso. Em casos nos quais há mais de um nome forte na categoria, o resultado do Grand Prix pode ser decisivo na escolha de quem representará o Brasil nos classificatórios a Paris 2024.


"O Grand Prix é o principal evento de judô paralímpico do Brasil e tem grande importância para que a comissão da Seleção possa observar e avaliar os atletas. Além disso, é a porta de entrada para os atletas serem convidados aos treinamentos da CBDV. Com certeza, vencê-lo é o primeiro passo para quem sonha em fazer parte da Seleção Brasileira", explica o técnico do selecionado brasileiro Jaime Bragança.


Campeão mundial em Baku, no Azerbaijão, no ano passado, o paraibano Wilians Araújo, que defende a Ceibc-RJ, passou um curto período sem lutar para ficar mais próximo da filha Carolina, que nasceu no início de fevereiro. "Essas viagens de fase de treinamento e competição acabam deixando muita saudade. Ela já começou a fazer barulhos, dar sorrisinhos. Eu, como cego total, agora que estou começando a interagir com ela. Então, fica um aperto. A gente tem de transformar essa saudade em energia e disposição para dar o melhor e sair das competições com um bom resultado. Agora, todas as medalhas serão para ela", promete o líder do ranking nos pesados (acima de 90 kg) para atletas J1 (cegos totais). Abaixo, um post do Instagram dele no qual Wilians aparece sentado no tatame, de quimono azul, segurando a pequena Carolina em seu colo.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Wilians Araujo PLY (@wilians.araujojudo)


Confira todos os inscritos por categoria na etapa final do Grand Prix de Judô Paralímpico NESTE LINK.

 

Promessas lutam na Copa Loterias Caixa


Paralelamente ao Grand Prix, será disputada a Copa Loterias Caixa, torneio voltado a iniciantes que vem crescendo ano após ano. Nesta edição, foram 82 inscritos – contra 58 da etapa de setembro do ano passado. Para se ter uma noção da importância dessa competição, já tem gente inscrita este ano que defenderá as cores do Brasil. É o caso de Gabriel Ferreira Rodrigues, de 15 anos, atleta do Ismac-MS, que foi convocado para representar o país no Parapan de Jovens, em Bogotá (COL), em junho.


Confira todos os inscritos por categoria na Copa Loterias Caixa de Judô Paralímpico NESTE LINK.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do judô paralímpico brasileiro.


Comunicação CBDV

Renan Cacioli

[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo