IBSA sorteia nesta quinta torneio de futebol de cegos do Parapan
Maicon conduz a bola durante jogo contra a Colômbia, pela Copa do Mundo de 2023; brasileiros e colombianos se reencontrarão no Parapan. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

IBSA sorteia nesta quinta torneio de futebol de cegos do Parapan

por Comunicação CBDV publicado 2023/09/13 09:53:00 GMT-3, Última modificação 2023-09-13T09:57:25-03:00
Seis países vão participar da competição no Chile, em novembro; Brasil é o único ganhador na história

13/09/2023
São Paulo/SP


A IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) vai sortear nesta quinta-feira (14), às 12h (de Brasília) o torneio de futebol de cegos dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, que acontecerão em novembro. Participarão da competição seis países: Brasil, ArgentinaChile, Colômbia, México e Peru. O sorteio definirá a posição dos times no grupo único para que se estabeleça a tabela do campeonato. Haverá transmissão no Facebook da IBSA NESTE LINK.


O vencedor do Parapan garantirá vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Caso o campeão seja Argentina, Brasil ou Colômbia, que já se classificaram via Copa do Mundo, disputada no mês passado, na Inglaterra, a vaga será herdada pelo quinto melhor colocado do Mundial que já não tenha lugar assegurado – no caso, o Japão.


O torneio de futebol de cegos no Chile será realizado entre os dias 18 e 25 de novembro. O sistema de disputa é de todos contra todos em turno único. Os dois melhores colocados disputarão a final. Terceiro e quarto jogarão pelo bronze. O Brasil é o único país ganhador do Parapan até hoje: levou os títulos em 2007 (Rio), Guadalajara (2011), Toronto (2015) e Lima (2019).


Após a terceira colocação na Copa do Mundo, a Seleção Brasileira vai se reunir para a sétima fase de treinamentos do ano entre os dias 17 e 24 de setembro, no CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Aos dez atletas que conquistaram a medalha de bronze em Birmingham, vão se juntar outros quatro nomes convocados pelo técnico Fábio Vasconcelos. A equipe sub-20, comandada por Júlio César Macena, também foi chamada. Você pode conferir a convocação AQUI.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo