Irmãos dividem o amor pelo goalball e a quadra no Regional Nordeste
Gisele e Joelia posam segurando a bola azul de goalball, cada uma de um lado, com a quadra do Instituto dos Cegos da Paraíba ao fundo.

Irmãos dividem o amor pelo goalball e a quadra no Regional Nordeste

por Comunicação CBDV publicado 2022/04/28 16:41:00 GMT-3, Última modificação 2022-04-28T16:43:16-03:00
Cleybson e Carollaynne defendem as cores da Associação Pernambucana de Cegos; Gisele e Joelia, da Apace-PB

28/04/2022
João Pessoa/PB


Irmãos mais velhos costumam influenciar quem vem depois na fila familiar em muitas coisas, inclusive no gosto por esportes. O caso da família Barros é um exemplo disso. O amor pelo goalball passou de Joelza, 25 anos, para Gisele, de 21, e desta a Joelia, com apenas 14. As duas últimas vêm defendendo a Apace (Associação Paraibana de Cegos) no Regional Nordeste, que tem ainda os irmãos Cunha, Carollaynne e Cleybson, representando a Apec (Associação Pernambucana de Cegos).


"A primeira vez que tive contato com o goalball foi em 2015, quando participei das Paralimpíadas Escolares, em Natal. Mas, antes mesmo de ir, já comentava com a Joelia, porque temos outra irmã que também joga e está parada agora", explica Gisele. "O goalball realmente é uma experiência incrível para quem se entrega."


Foi recebendo as informações da irmã do meio que Joelia resolveu experimentar. "Gostei muito desde o início. Conheci a modalidade assistindo aos jogos da minha irmã e gostei do que vi", conta a caçula do seu Domingos e da dona Josenita, falecida há pouco mais de um ano. "Para ela, o orgulho era ver a gente viajando com o goalball e evoluindo. Creio que, onde ela estiver, está muito feliz com a gente", fala a maranhense Gisele.


Mas nem sempre a influência entre irmãos passa da geração mais velha à mais nova. Na família Cunha, por exemplo, foi a caçula Carollaynne, de 21, quem mostrou o goalball a Cleybson, de 23. Na quadra do Instituto dos Cegos da Paraíba, palco do Regional, eles dividem essa paixão. "Minha irmã começou primeiro e se encantou pelo goalball. Um ano depois, fui conhecer e, no primeiro dia, já me apaixonei. O goalball está presente no almoço, na janta, no café da manhã, em todo momento da nossa vida", relata o atleta pernambucano.

177A4026.JPG
Cleybson faz o arremesso com o braço direito e curva seu tronco quase totalmente ao fim do movimento.


E ele garante: não há briga no almoço para discutir quem errou ou quem acertou no jogo. "Assisto ao treino dela de perto e, no que posso ajudar, tento dar uns toques, da mesma forma como ela faz comigo", diz Cleybson. "A gente sempre foi muito unido. E tenta corrigir um ao outro para sempre melhorar", complementa Carollaynne.

177A4088.JPG
Carollaynne finaliza o arremesso com a mão direita. Ao fundo, o banco de reservas da Apec.

Equipes familiares seguem em alta


Apace e Apec venceram seus compromissos tanto na chave feminina quanto na masculina nesta quinta-feira (28), dia da segunda rodada do Regional. Confira todos os resultados:

Feminino

IERC-RN 5 x 9 APEC-PE
ICB-BA 12 x 2 APEDVA-BA
ADEVIRN-RN 12 x 2 ACSB-BA
APACE-PB 12 x 4 ASSOBECER-PE

Masculino

FUNAD-PB 19 x 9 ASSOBECER-PE
APEC-PE 10 x 0 APEDVA-BA
ADEVIRN-RN 15 x 5 ACSB-BA
IERC-RN 8 x 5 ASDEV-BA
ICB-BA 11 x 1 AFCP-PE
APACE-PB 10 x 0 IEACN-PB


Nesta sexta, a última rodada da fase classificatória definirá os times que avançam para os mata-matas. Vale lembrar que o torneio masculino conta com três grupos de quatro times em cada, que jogam entre si dentro das respectivas chaves. Avançam às quartas de final os oito melhores colocados ao fim da classificação geral, independentemente do grupo a que pertençam. Já o torneio feminino tem dois grupos com quatro cada. Passam para as semifinais as duas melhores de cada, que se cruzam no seguinte formato: 1º Grupo A x 2º Grupo B; 1º Grupo B x 2º Grupo A.


Segue, portanto, a tabela de partidas desta sexta:


Masculino

09:00 ACSB x ASDEV
09:50 ADEVIRN x IERC
12:20 IEACN x AFCP
13:10 APACE x ICB
15:40 ASSOBECER x APEDVA
16:30 APEC x FUNAD

Feminino

10:40 APEC x APEDVA
11:30 IERC x ICB
14:00 ACSB x ASSOBECER
14:50 ADEVIRN x APACE

 

CLIQUE AQUI para conferir a GALERIA DE IMAGENS do Regional Nordeste de goalball.


Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do goalball brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo