Judoca Marcelo Casanova será um dos porta-bandeiras do Brasil em Bogotá
Marcelo Casanova e Sophia Kelmer seguram bandeira do Brasil após anúncio em Bogotá. Foto: Alessandra Cabral/CPB.

Judoca Marcelo Casanova será um dos porta-bandeiras do Brasil em Bogotá

por Comunicação CBDV publicado 2023/06/03 08:25:00 GMT-3, Última modificação 2023-06-04T17:31:33-03:00
Atleta de 19 anos representará o país, neste sábado, ao lado de mesatenista na Cerimônia de Abertura do Parapan de Jovens

03/06/2023
Porto Alegre/RS


O judoca gaúcho Marcelo Casanova, de 19 anos, será um dos porta-bandeiras do Brasil na Cerimônia de Abertura dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em Bogotá, na Colômbia. Ele estará ao lado da mesatenista carioca Sophia Kelmer, de 15 anos, na solenidade que terá início às 20h (de Brasília) deste sábado, na Unidade Desportiva El Salitre. O anúncio de que representariam o país foi feito aos dois na noite de sexta-feira. 


"É uma emoção que transborda. Já foi incrível receber a convocação. Agora, a experiência está melhor ainda, com a oportunidade de ser um dos porta-bandeiras do Brasil no Parapan de Jovens", disse Marcelo, que vem trilhando rapidamente sua trajetória. Até setembro do ano passado, ele era o 16º do ranking mundial da classe J2 (baixa visão) até 90 kg. Atualmente, ocupa a quarta colocação. Em nove meses, conquistou o ouro no Pan-Americano da IBSA de Edmonton (CAN) e a prata no Grand Prix de Almada (POR). Além disso, em seu primeiro Mundial, em Baku, Azerbaijão, chegou até a disputa pelo bronze, na qual perdeu para o ucraniano Oleksandr Nazarenko, atual terceiro do mundo.


A delegação brasileira que disputará o Parapan de Jovens de Bogotá pode conquistar a 500ª medalha do país na história da competição. Nas três edições anteriores, o Brasil somou 482 pódios: 246 ouros, 145 pratas e 91 bronzes. Ela está composta por 96 atletas de dez modalidades. As que são administradas pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) estreiam logo nos primeiros dias com 34 integrantes, entre atletas e membros da comissão técnica. Os judocas e as Seleções feminina e masculina de goalball começarão a competir no domingo (4), enquanto o time de futebol de cegos estreia apenas na quarta-feira (7) que vem.


CLIQUE AQUI para conferir a programação do futebol de cegos, goalball e judô no Parapan.


*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo