Revelações dos Campeonatos Brasileiros são atrações nos Jogos Juvenis
Aline Rodrigues usa uniforme amarelo, que representa o Nordeste nos Jogos Juvenis da CBDV, óculos de proteção e está de cabelo amarrado. Ela segura a bola de goalball com uma das mãos e se apoia na trave, de pé, enquanto aguarda para arremessar. Foto: Taba Benedicto/ CBDV.

Revelações dos Campeonatos Brasileiros são atrações nos Jogos Juvenis

por Comunicação CBDV publicado 2023/10/09 18:04:00 GMT-3, Última modificação 2023-10-09T20:31:09-03:00
Um dos destaques do evento é Aline Rodrigues, que começou no goalball em 2022, e já integra a seleção brasileira de base

09/10/2023
São Paulo/SP


A pernambucana Aline Rodrigues pratica o goalball há menos de dois anos, mas já é considerada uma das jogadoras mais promissoras da modalidade no país. Atleta Revelação do Regional Nordeste e do Campeonato Brasileiro - Série A deste ano, está participando dos Jogos Juvenis da CBDV, que tiveram seu segundo dia de atividades realizado nesta segunda-feira (9), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Aos 20 anos de idade, a atleta utiliza a competição para ganhar bagagem e traça voos altos para a carreira.


"Os Jogos Juvenis estão me ajudando a adquirir experiência. É muito importante para mim porque eu estou começando agora e já tive muitas oportunidades. Eu achei a iniciativa muito interessante e estou aproveitando 100% dessa trajetória. Creio que daqui para frente será melhor ainda. Eu tenho o sonho de chegar na seleção principal, mas são degraus. Agora, estou na seleção de base, mas futuramente, se Deus quiser, estarei na principal e sonho em ir para as Paralimpíadas", disse a atleta, que neste ano foi convocada para a Seleção Brasileira de base.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBDV (@cbdvoficial)


Natural de Aliança, no interior pernambuco, Aline nasceu com catarata congênita e possui baixa visão. Ela conheceu o goalball em 2019 por meio da Assobecer (Associação Beneficente de Cegos do Recife), mas só começou a praticar a modalidade três anos depois, porque morava distante do local. Tudo mudou em 2022, quando Aline migrou para a capital e passou a treinar no instituto. Ela rapidamente se destacou e já começou a disputar torneios regionais e nacionais.


Pouco mais de um ano após sua entrada no goalball, a pernambucana se destacou nas competições que fez em 2023. Ela foi a vice-artilheira geral do Regional Nordeste, pela Assobecer-PE, e disputou o Campeonato Brasileiro - Série A pelo Ierc-RN, há duas semanas. Em ambas as competições, levou o prêmio de Atleta Revelação. Além dela, outros dois atletas que foram eleitos as revelações dos campeonatos nacionais estão presentes nos Jogos Juvenis: Pedro Vélez, autor de 21 gols no Brasileiro de goalball masculino, e Paulo Vitor, que jogou o Brasileiro de futebol de cegos pela Escema-MA.


"A Aline é uma jogadora da nova geração do goalball, uma atleta versátil, inteligente e muito dedicada. Começou recentemente na modalidade, mas desde então teve um crescimento muito significativo e esse ano ela vem atingindo a cada competição um progresso muito interessante. A Aline também já vem sendo convocada no nosso trabalho de base e é uma atleta na qual estamos depositando grandes pretensões no seu desenvolvimento", comentou Altemir Trapp, treinador da Seleção Brasileira de jovens de goalball feminino.


Sobre os Jogos Juvenis da CBDV


De caráter inédito, os Jogos Juvenis são organizados pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), que tem como um dos pilares o trabalho com as categorias de base. O evento reúne uma fase de treinamento, atividades culturais e palestras com profissionais de diversas áreas, além das competições com equipes montadas a partir das regiões dos atletas. Os Jogos Juvenis buscam estimular a prospecção de talentos dentro das próprias instituições participantes do calendário regular da CBDV.


Além do goalball e do futebol de cegos, os Jogos também têm atletas do judô. São 52 esportistas no goalball, 24 no futebol de cegos e 23 no judô, totalizando 99. Todos eles foram selecionados após se destacarem nos Regionais de futebol de cegos e de goalball e na Copa Loterias Caixa de judô paralímpico. Os primeiros jogos do goalball acontecerão na quarta-feira (11), com as equipes Sudeste 1, Nordeste, Sul, Sudeste 2 e Centro-Norte. Já as disputas do futebol de cegos (equipes Nordeste, Sul-Sudeste e Centro-Norte) e do judô paralímpico (torneio por aproximação de peso) começarão na quinta-feira (12). O evento será encerrado na sexta-feira (13).


Você pode conferir a programação detalhada em cada um dos links abaixo:

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo