Seleção Brasileira de futebol de cegos é convocada para o Parapan de Santiago
Banner com fundo em tons de azul e verde traz o texto Convocação Parapan Santiago 2023 escrito em branco, acima da logo do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Seleção Brasileira de futebol de cegos é convocada para o Parapan de Santiago

por Comunicação CBDV publicado 2023/10/03 12:15:00 GMT-3, Última modificação 2023-10-03T12:17:25-03:00
Único campeão da história da competição, Brasil vai estrear no dia 18 de novembro, contra o México

03/10/2023
São Paulo/SP


CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) divulgou nesta terça-feira (03) a convocação dos atletas de mais cinco modalidades que representarão o país nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, que acontecerão de 17 a 26 de novembro, no Chile. Depois do anúncio na semana passada das listas do goalball e do judô paralímpico, geridas pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), agora foi a vez do futebol de cegos, com dez atletas e sete membros da comissão técnica.


Ao todo, foram convocados nesta terça-feira 108 atletas, 10 atletas-guia, três calheiros e dois goleiros de cinco modalidades – além do futcegos, também saíram as listas do atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha e tênis em cadeira de rodas. Com isso, até o momento, já foram convocados 277 atletas de 15 modalidades para a competição em Santiago. Só da CBDV, serão 37 atletas e 21 integrantes do estafe técnico.


A principal novidade da convocação do futebol de cegos é o retorno do ala Ricardinho, que não pôde disputar a Copa do Mundo da Inglaterra, em agosto, porque se recuperava de lesão. No Chile, o Brasil defenderá o tetracampeonato após as conquistas da medalha de ouro em Lima 2019, Toronto 2015, Guadalajara 2011 e no Rio 2007. Confira a lista:


Futebol de cegos


Atletas

CÁSSIO LOPES DOS REIS: Maestro-PR
JARDIEL VIEIRA SOARES: Apace-PB
JEFERSON DA CONCEIÇÃO GONÇALVES: Maestro-PR
JONATAN FELIPE BORGES DA SILVA: Apace-PB
MAICON JUNIOR DOS SANTOS MENDES: Apace-PB
RAIMUNDO NONATO ALVES MENDES: Agafuc-RS
RICARDO STEINMETZ ALVES: Agafuc-RS
TIAGO DA SILVA: Maestro-PR
LUAN DE LACERDA GONÇALVES: Agafuc-RS
MATHEUS DA COSTA COELHO BUMUSSA: Apace-PB

Comissão técnica

FÁBIO LUIZ RIBEIRO DE VASCONCELOS: Treinador
JOSINALDO COSTA SOUSA: Assistente técnico
EDSON GOMES MARINHO JUNIOR: Preparador físico
ALEXANDRÉ SERGIO SILVA: Fisiologista
HALEKSON BARBOSA DE FREITAS: Fisioterapeuta
ISABELY GONÇALVES DE OLIVEIRA: Nutricionista
CARLOS FELIPE FERREIRA MENESCAL CONDE: Coordenador da modalidade


Participarão da competição seis países: BrasilArgentinaChileColômbiaMéxico e Peru. O torneio de futebol de cegos no Chile será realizado entre os dias 18 e 25 de novembro. O sistema de disputa é de todos contra todos em turno único. Os dois melhores colocados disputarão a final. Terceiro e quarto jogarão pelo bronze. A estreia brasileira será no dia 18, contra os mexicanos. O vencedor do Parapan garantirá vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Caso o campeão seja Argentina, Brasil ou Colômbia, que já se classificaram via Copa do Mundo, a vaga será herdada pelo quinto melhor colocado do Mundial que já não tenha lugar assegurado – no caso, o Japão.


Sobre o Parapan


Desde 2007, quando a competição passou a ser realizada na mesma sede dos Jogos Pan-Americanos (tal qual ocorre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos), os atletas brasileiros não conhecem outro resultado que não seja o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Foi assim no Rio 2007, em Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019.


Neste último, o Brasil entrou para história com recorde de conquistas. A delegação brasileira chegou à inédita marca de 308 medalhas, entre as quais 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhum país somou tantas vitórias em uma única edição de Parapan.


Com informações da Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro ([email protected]).

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.

 

Comunicação CBDV

Renan Cacioli

[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo