Seleção Brasileira faz primeiro treino no campo da Copa América
Jogadores fazem condução de bola durante aquecimento. Ricardinho e Nonato aparecem em destaque usando camiseta verde e calção e meião azuis. O campo é de grama e ao ar livre, com bandas laterais adesivadas com papel branco e as logos dos organizadores do evento. Fotos: Renan Cacioli/ CBDV.

Seleção Brasileira faz primeiro treino no campo da Copa América

por Comunicação CBDV publicado 2022/10/21 17:56:07 GMT-3, Última modificação 2022-10-21T17:56:07-03:00
Equipe conhece palco da competição em Córdoba e bola que será utilizada; time volta a treinar neste sábado antes da estreia

21/10/2022
Córdoba/ARG


Seleção Brasileira de futebol de cegos conheceu nesta sexta-feira (21) o campo onde será disputada a Copa América e bola oficial do torneio. Os jogadores foram até o prédio da Liga Cordobesa de Futebol e fizeram algumas atividades sob supervisão da comissão técnica de Fábio Vasconcelos. Primeiro, realizaram trabalhos físicos orientados pelo auxiliar Josinaldo Sousa, o Bamba. Depois, jogaram alguns minutos para se adaptarem ao terreno e finalizaram o treino com cobranças de tiros livres e penalidades. A equipe volta ao local na manhã de sábado para um último treinamento antes da estreia, domingo, contra o México.


"O tipo da grama é boa, apesar da quadra ter algumas irregularidades no terreno. E a bola é um pouco diferente da que estamos habituados, então, teremos de nos adaptar. Nada fora do comum", explicou o ala Ricardinho.


A competição marca o início do caminho brasileiro rumo aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O torneio reúne seis países – Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia e Peru –, e garantirá aos quatro melhores lugar nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e, ao campeão, vaga na Copa do Mundo de Birmingham 2023 – para a qual os brasileiros já estão classificados. Será por meio de uma dessas duas competições do próximo ano que o Brasil tentará se classificar para Paris 2024.


Em Córdoba, o Brasil vai buscar o hepta. Além do título na última edição, realizada em 2019, em São Paulo, o país foi campeão também em 2013 (Santa Fé-ARG), 2009 (Buenos Aires-ARG), 2003 (Bogotá-COL), 2001 (Paulínia-BRA) e 1997 (Assunção-PAR). Nas outras três ocasiões, ficou com o vice: 2017 (Santiago-CHI), 2005 (São Paulo-BRA) e 1999 (Buenos Aires-ARG).


Você pode conferir a tabela completa da competição CLICANDO AQUI. As partidas terão transmissão ao vivo com narração em inglês e em espanhol, em links ainda a serem informados pela organização do evento.


Cerimônia de Abertura simboliza pontapé inicial


Mais cedo nesta sexta, a delegação brasileira participou da Cerimônia de Abertura, que reuniu todos os participantes na Praça San Martín, no coração da cidade, além de algumas autoridades. Entre elas, o presidente da Fadec (sigla em espanhol para Federação Argentina de Esportes para Cegos), Facundo Mota, o secretário de governo de Córdoba, Miguel Siciliano, e o secretário de esportes do município, Medardo Ligorria. Os representantes de cada delegação receberam placas comemorativas do torneio feitas inteiramente com produtos reciclados. Pelo Brasil, o ala Ricardinho e o fisiologista Alexandre Silva foram receber o objeto.

177A5666.JPG
Ricardinho e Alexandre exibem a placa entregue à delegação brasileira. Eles vestem agasalho
amarelo com detalhes em preto do Brasil.


CLQUE AQUI para conferir a GALERIA DE FOTOS da Copa América 2022.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo