Seleção feminina de goalball fortalece mente por vaga em Paris
Técnico Gabriel Goulart, que é branco e usa cabelo curto, está posicionado na lateral da quadra com os braços rentes ao corpo observando o arremesso de Jéssica, que aparece desfocada no canto esquerdo da imagem. Fotos: Renan Cacioli/ CBDV.

Seleção feminina de goalball fortalece mente por vaga em Paris

por Comunicação CBDV publicado 2023/02/14 15:50:27 GMT-3, Última modificação 2023-02-14T15:50:27-03:00
Grupo vira a página após Mundial e começa preparação para torneios qualificatórios aos Jogos Paralímpicos de 2024

14/02/2023
São Paulo/SP


Seleção Brasileira feminina de goalball começou nesta semana a primeira Fase de Treinamentos de 2023, que se estenderá até o dia 18, no CT Paralímpico, em São Paulo, com o foco de aprimorar aspectos técnicos e táticos, mas também fortalecer o mental do grupo. A temporada reserva os dois últimos torneios qualificatórios aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, e a equipe ainda precisa buscar sua vaga. É hora de deixar para trás os fantasmas do último Campeonato Mundial, quando o time fez campanha aquém da esperada e terminou na nona colocação, e trabalhar para resgatar o espírito vencedor das meninas.


"A gente tinha uma noção do que sentiríamos no Mundial por estar trazendo uma renovação tanto na comissão quanto no grupo de atletas. Então, toda a situação de desconforto vivida lá, tentamos assimilar como aprendizado. Agora é trazer de volta o espírito de campeã das meninas. O desempenho no Mundial deu uma abalada, mas é questão de mostrar a elas que aquele espírito continua para irmos bem nas competições preparatórias até a disputa dos Jogos Mundiais", explica o técnico Gabriel Goulart.


Peça fundamental no trabalho mental do time, a psicóloga Andressa Santos, que integra a Equipe Multidisciplinar da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), acompanha individual e coletivamente o grupo durante toda a fase para fazer os ajustes necessários: "É hora de restabelecer o emocional. Toda perda tem um impacto na gente, então é assumir o que precisa ser ajustado e trabalhar com a resiliência, com a capacidade de se readaptar após uma adversidade para continuar crescendo. É importante destacar que processo de reconstrução não é da noite para o dia. Claro que os resultados precisam vir, mas focamos no processo todo, no desenvolvimento desse desempenho para fortalecê-las diariamente", conta a psicóloga.

 

177A5031.JPG
A psicóloga Andressa é branca e tem o cabelo castanho escuro preso em um rabo de cavalo. Ela veste
camiseta de treino verde e está batendo palmas durante a atividade.

 

A Seleção feminina terá dois caminhos para tentar a classificação a Paris: os Jogos Mundiais da IBSA, em agosto, na Inglaterra, e o Parapan-Americano, em novembro, no Chile. Apenas o país campeão de cada torneio garantirá vaga nos Jogos Paralímpicos, cuja competição de goalball será disputada por oito seleções em cada categoria (feminino e masculino):

  • campeão e vice do Campeonato Mundial 2022 (2 vagas)
  • campeões dos Regionais continentais - Europa, Ásia/Pacífico, África e América (4 vagas)
  • país-sede (1 vaga)
  • campeão dos Jogos Mundiais (1 vaga


Como forma de se preparar para os dois principais eventos do ano, a equipe vai participar de dois campeonatos fora do país: a tradicional Copa Malmö, na Suécia, em maio, e a Copa das Nações, na Alemanha, em junho. Para a primeira Fase de Treinamento do ano, o treinador brasileiro convocou, além do sexteto que representou o Brasil no Mundial (Dani Longhini, Geovana, Jéssica Vitorino, Kátia, Larissa e Moniza), mais três atletas: Ana Gabriely, Amanda Emilly e Hoseanne.

 

SAIBA MAIS:

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do goalball brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo