Três judocas vão representar o Brasil no Mundial Escolar da França
Rondoniense Danilo ergue os dois braços, com os punhos cerrados. Ele veste quimono branco e sorri. Foto; Arquivo pessoal.

Três judocas vão representar o Brasil no Mundial Escolar da França

por Comunicação CBDV publicado 2022/05/09 10:24:25 GMT-3, Última modificação 2022-05-09T10:24:25-03:00
Evento para atletas de 16 a 18 anos terá modalidades paralímpicas pela primeira vez e será realizado de 14 a 22 de maio

09/05/2022
São Paulo/SP


Três judocas brasileiros embarcam nesta semana para uma jornada inédita: Danilo, Gustavo e Larissa, todos cegos totais, defenderão as cores do país no Mundial Escolar, conhecido como Gymnasiade (Gimnasíada, na tradução), que será realizado entre os dias 14 e 22, na Normandia, na França. Pela primeira vez na história, o evento voltado a atletas entre 16 e 18 anos abriu sua grade a modalidades paralímpicas. Além do judô, foram contemplados o atletismo e a natação. A delegação do Brasil conta com 27 competidores. 


"Quando soube dessa convocação, não acreditei. Fiquei muito feliz!", conta a sul-mato-grossense Larissa Barros de Oliveira, de 16 anos, que nasceu com má formação congênita nos dois olhos e pratica a modalidade desde os quatro. Atleta do Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas), ela luta na categoria até 57 kg e já participou de três Paralimpíadas Escolares, maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar e promovido pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).


A possibilidade de disputar um evento internacional tão cedo motiva os judocas, que embarcam na quinta-feira (12) cheios de sonhos: "Acho que eu vou ganhar mais experiência e pode ser uma porta de entrada no futuro para fazer parte da Seleção Brasileira", aposta Danilo David Gerônimo Silva, de 17 anos, praticante desde os oito e nascido em Jaru (RO). "Me dá também mais vontade de ganhar pois posso ser um dos primeiros atletas paralímpicos no meu peso a trazer o ouro do Mundial para o Brasil", completa o lutador do RCP (Rondônia Clube Paraolímpico) da categoria até 73 kg.


O trio estará orientado nos tatames franceses por Tibério Maribondo e Anne Thalita Ferreira. "É um espaço importante que o esporte paralímpico escolar está ocupando dada a tradição e a grandiosidade da Gimnasíada. Será a primeira competição internacional para todos os atletas. A gente não conhece o nível lá fora, até porque é a primeira competição. Mas a expectativa é de adquirir experiência e, se derem chance, o Brasil vai para o pódio!", diz Tibério, treinador da Seleção de base do Brasil.


CLIQUE AQUI para conferir todos os convocados para o Mundial Escolar.

51946803637_63e364398a_k.jpg
Larissa está na frente do pódio de primeiro lugar da última Copa Loterias Caixa de Judô Paralímpico,
vestindo quimono branco. Não há lutadoras ocupando o segundo e terceiro lugares.


Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do judô paralímpico brasileiro.


Comunicação CBDV

Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo