Com objetivos diferentes, Seleções de goalball do Brasil voltam aos trabalhos
Emerson se estica para fazer a defesa na ala esquerda, com a bola quicando próximo de seu corpo; ao seu lado, aparecem mais desfocados Parazinho, no pivô, e Paulinho, na ala direita. Foto: Saulo Cruz/CPB.

Com objetivos diferentes, Seleções de goalball do Brasil voltam aos trabalhos

por Comunicação CBDV publicado 2024/01/04 11:42:00 GMT-3, Última modificação 2024-01-04T14:01:34-03:00
Classificados a Paris, rapazes treinarão com grupo 'inchado' para acirrar disputa interna; meninas começam rotina com novo técnico

04/01/2024
São Paulo/SP


As Seleções masculina e feminina de goalball do Brasil foram convocadas nesta quinta (4) para a primeira Fase de Treinamentos do ano, que será realizada a partir do dia 28 de janeiro, no CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Será o primeiro encontro dos times depois da campanha do ouro, com os rapazes, e do bronze, com as mulheres, no Parapan de Santiago 2023, em novembro do ano passado. Os objetivos para este início de jornada são um pouco diferentes. Já classificado aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o conjunto masculino terá como foco manter a competitividade interna acirrada para que se defina o melhor sexteto possível na convocação final de agosto. A equipe feminina, que não conseguiu vaga para a Paralimpíada, começará do zero um trabalho com o novo treinador, Alessandro Tosim, que assumiu o cargo no início de dezembro.


"Para esta primeira fase, a ideia foi convocar os atletas que já vêm treinando regularmente na Seleção e estão adaptados ao método da nossa comissão técnica, além de convocar atletas que se destacaram no último Campeonato Brasileiro", explica o técnico da Seleção masculina, Jônatas Castro, que chamou 11 jogadores – lembrando que apenas seis irão a Paris. Confira a lista:

 

NOME COMPLETO

POSIÇÃO

CLUBE

ANDRÉ CLAUDIO BOTELHO DANTAS

ALA

SESI-SP

DENIS HENRIQUE DE OLIVEIRA

PIVÔ

IRM-PR

EMERSON ERNESTO DA SILVA

ALA/PIVÔ

SANTOS-SP

JOSEMARCIO DA SILVA SOUSA

ALA

SESI-SP

LEOMON MORENO DA SILVA

ALA

SANTOS-SP

LUCIANO DE SOUZA BATISTA

ALA

INSTITUTO ATHLON-SP

MIZAEL CASTRO SOUSA

ALA

CAPITAL/CETEFE-DF

PAULO RUBENS SATURNINO

ALA

SANTOS-SP

PEDRO HENRIQUE NÓBREGA VELEZ

ALA

APACE-PB

ROMÁRIO DIEGO MARQUES

ALA/PIVO

INSTITUTO ATHLON-SP

SHARLLEY ANTHONY DO NASCIMENTO SILVA

ALA/PIVÔ

APACE-PB

 

"Pensamos em começar com muitos atletas para poder fazer todos os testes possíveis e fechar o time com a melhor formação. A gente deixa claro que a Seleção estará sempre atenta a atletas talentosos que representem bem as equipes em competições, gerando também a competitividade interna. É importante destacar que quem tem vaga para a Paralimpíada é a Seleção, não os atletas", ressalta o treinador. O Brasil buscará na capital francesa o bicampeonato após o ouro inédito obtido em Tóquio 2021.


Já a Seleção feminina, que não ficava fora de uma edição de Jogos desde Atenas 2004, terá uma mescla de quem já vinha defendendo o país nas principais competições internacionais com algumas garotas oriundas da equipe de base do Brasil. A pivô Gaby também estava na lista, mas precisou pedir dispensa por conta de problemas pessoais. Confira as 11 convocadas:

 

NOME COMPLETO

POSIÇÃO

CLUBE

ALINE VITÓRIA RODRIGUES

ALA DIREITA

ASSOBECER-PE

AMANDA BEATRIZ SATURNINO BRAZ

ALA/ PIVÔ

INSEP-SP

ISRAELE LETÍCIA PEREIRA GOMES

ALA

AMC-MT

CAROLLAYNE CALINE DA CUNHA SILVA

ALA

APEC-PE

DANIELLE VILAS LONGHINI

ALA

SESI-SP

GEOVANA CLARA COSTA MOURA

ALA/PIVÔ

ADEVIRN-RN

HOSEANNE COSTA PEREIRA

ALA

IVOS-ES

JÉSSICA GOMES VITORINO

ALA

SESI-SP

KÁTIA APARECIDA FERREIRA SILVA

ALA/PIVÔ

INSTITUTO ATHLON-SP

LARISSA SOUSA DA SILVA

PIVÔ

ICEMAT-MT

MONIZA APARECIDA DE LIMA

ALA/PIVÔ

SESI-SP


Além de implementar a nova filosofia técnica e tática, o técnico Alessandro Tosim, com passagem extremamente vitoriosa pelo time masculino do país, pretende resgatar o moral do grupo. "Nesse primeiro momento, a ideia é conhecer as meninas. Apesar de já saber como elas jogam, é estar efetivamente no dia a dia, dentro da quadra. E, em segundo lugar, trazer um novo espírito, uma nova vontade para elas quererem ser campeãs. Elas são muito boas, precisa retomar a confiança para poder buscar novas conquistas internacionais", diz o técnico, campeão paralímpico e bicampeão mundial com os homens.

51735233496_48f6439804_k.jpg
Tosim, que é branco, tem o cabelo castanho e usa óculos, veste agasalho azul marinho com faixas em verde e amarelo e segura uma bola azul de goalball debaixo do braço esquerdo. Foto: Renan Cacioli/CBDV.


LEIA TAMBÉM

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo