Ex-treinador da Seleção, Alessandro Tosim assume coordenação da base
Tosim, que tem a pele clara, cabelo castanho e usa óculos, está de camiseta azul clara e gesticula com os braços enquanto fala. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

Ex-treinador da Seleção, Alessandro Tosim assume coordenação da base

por Comunicação CBDV publicado 2023/01/20 11:54:00 GMT-3, Última modificação 2023-01-20T12:24:48-03:00
Além de trabalhar na organização das Seleções juvenis, ele vai desenvolver cursos de capacitação da CBDV para as três modalidades

20/01/2023
São Paulo/SP


O ex-treinador multicampeão pela Seleção Brasileira masculina de goalball Alessandro Tosim é o novo Coordenador das categorias de base da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais). Nesta função, o profissional de 47 anos de idade terá como principais atribuições organizar toda a programação dos Campos de Treinamento e fazer a interlocução entre as comissões técnicas das equipes juvenis e adultas do Brasil, além de formatar cursos de capacitação que a Confederação vai oferecer a partir deste ano para as três modalidades: futebol de cegos, goalball e judô paralímpico. 


"Gosto muito dessa relação direta com a formação dos treinadores, a capacitação por meio dos cursos. Além disso, estarei em contato direto com os técnicos das Seleções auxiliando no que for necessário para as fases de treinamento", explica Tosim, que dirigiu o time masculino de goalball do país durante 13 anos até deixar o cargo, em março de 2022. Dentre tantas conquistas, ele conseguiu três medalhas em Jogos Paralímpicos (ouro em Tóquio 2020, bronze na Rio 2016 e prata em Londres 2012) e dois títulos mundiais (2018 e 2014). Em seu lugar, assumiu Jônatas Castro, que conduziu o Brasil ao inédito tri mundial em dezembro.


"Queria agradecer à CBDV, por me trazer de volta para este ambiente que gosto muito, e ao professor Diego Colletes, que é meu parceiro e sempre esteve comigo nesses anos de Seleção Brasileira", diz, referindo-se ao seu antigo auxiliar técnico da Seleção. "E desejar muito sucesso ao Jônatas e ao Gabriel, porque o trabalho na Seleção não é fácil, é árduo. O Jônatas já está dando grande resultado para o Brasil. E o Gabriel, tenho certeza de que vai se desenvolver cada vez mais e ter sucesso também", completa, citando, além de Jônatas, o treinador da Seleção Brasileira feminina, Gabriel Goulart.


Iniciação esportiva como foco


Apesar do trabalho por mais de uma década no alto rendimento, Tosim jamais deixou de lado a atuação na formação. "Continuo dando aula e trabalhando com iniciação esportiva no Peama (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas) em Jundiaí, gosto muito disso. Falo sempre que eu sou professor. Treinador, é o momento", destaca.


Doutor em Educação Física, ele está conversando com os treinadores das Seleções de futebol de cegos, goalball e judô paralímpico e os respectivos Coordenadores de Arbitragem das três modalidades para formatar os cursos de capacitação que a CBDV promoverá de maneira periódica a partir deste ano. Mais informações sobre datas, locais e inscrições serão fornecidas posteriormente nos canais oficiais (site e redes sociais) da Confederação.


"Um dos pontos principais de aceitar esse desafio foram os cursos de capacitação. Meu doutorado foi em cima disso, trabalhei muito com a formação de treinadores. E você identifica que muitos deles podem até estar na ata performance, mas não são exatamente entendedores da modalidade, precisam se desenvolver. Eles têm potencial, mas precisam de mecanismos", explica Tosim. A ideia é criar módulos de diferentes níveis que abracem desde a formação básica até o alto rendimento.

 

SAIBA MAIS:

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo