Goalball do Brasil conquista ouro e bronze no Parapan de Jovens
Com as medalhas douradas ao redor do pescoço, Wellington Neri, Lucas Araken, Marco Antônio, Fábio Junior e André Luiz erguem os braços de mãos dadas durante cerimônia de premiação. Eles vestem agasalho amarelo da Seleção e estão posicionados em frente ao pórtico de primeiro lugar identificado com o número 1 à frente. Fotos: Marcello Zambrana/CPB.

Goalball do Brasil conquista ouro e bronze no Parapan de Jovens

por Comunicação CBDV publicado 2023/06/08 18:51:14 GMT-3, Última modificação 2023-06-08T18:51:14-03:00
Rapazes vencem o Peru na decisão, enquanto meninas superam a Colômbia na disputa pelo terceiro lugar em Bogotá

08/06/2023
São Paulo/SP


A Seleção Brasileira de goalball conquistou nesta quinta-feira (8) a medalha de ouro com os rapazes e a de bronze com as meninas nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que estão sendo disputados em Bogotá (COL). Na final disputada no Palácio dos Esportes, o time masculino venceu o Peru por 17 a 10, enquanto a equipe feminina ganhou das anfitriãs da Colômbia por 3 a 1 no duelo valendo o terceiro lugar – as mexicanas, algozes das brasileiras na semifinal, foram as campeãs do torneio feminino ao vencerem as argentinas por 6 a 5. Já o bronze no masculino ficou com a Argentina, após triunfo por 16 a 6 sobre o Chile.


"Este título foi muito importante, pois nos apresenta um resultado positivo do trabalho que vem sendo desenvolvido com a base. Além disso, essa competição reforça nossa preparação para o Mundial de Jovens, que será no próximo mês", destacou o técnico Rene Oliveira, citando o Campeonato Mundial de Jovens, que acontecerá em São Paulo entre os dias 12 e 19 de julho. O Brasil é o atual campeão desta competição com a Seleção feminina, ganhadora em 2019, na Austrália.


"Essa conquista foi muito importante porque foi minha primeira competição internacional defendendo o Brasil e porque vimos que o trabalho que estamos desenvolvendo há mais de um ano está dando resultado", completou o ala Fábio Junior, que formou a Seleção masculina no Parapan de Jovens ao lado de Wellington Neri, Lucas Araken, Marco Antônio e André Luiz.

 

3.jpg
Jogadores vestindo camisa de manga longa verde se abraçam ao treinador Rene Oliveira e ao auxiliar Altemir Trapp na comemoração após o apito final.


A final foi bastante equilibrada, e os peruanos chegaram a abrir 7 a 4 no primeiro tempo. No segundo tempo, o Brasil virou o placar, levou o empate em 9 a 9, mas depois abriu vantagem e não perdeu mais, fechando o confronto em 17 a 10 e mantendo uma campanha invicta com 100% de aproveitamento. Confira os resultados:


Fase classificatória

Chile 1 x 11 Brasil
Brasil 10 x 0 Porto Rico
Cuba 0 x 10 Brasil
Brasil 11 x 1 Venezuela

Semifinal

Brasil 11 x 2 Argentina

Final

Peru 10 x 17 Brasil


Meninas veem evolução e celebram bronze


A Seleção feminina mostrou bastante foco e equilíbrio para controlar o jogo diante das colombianas e foi para o intervalo com 2 a 0 no placar. Na etapa final, levou um gol, mas Amanda marcou seu terceiro na partida para fechar a disputa em 3 a 1. As brasileiras terminaram sua campanha com duas vitórias e duas derrotas. Veja os resultados:


Fase classificatória

Brasil 8 x 11 Argentina
Peru 7 x 17 Brasil

Semifinal

México 8 x 3 Brasil

Disputa do bronze

Brasil 3 x 1 Colômbia


"O Parapan foi superimportante para a equipe feminina. Tivemos nossos altos e baixos, mas não abaixamos a cabeça e seguimos em frente. Conseguimos o bronze com muito orgulho, esforço e com muita dedicação. A evolução da base desde o início do ano para agora é notória. Temos coisas a melhorar, sim, mas quem não tem? Todo atleta tem sempre algo a melhorar. Estou muito orgulhosa das meninas. Espero que mais para frente a gente possa levar o ouro para o Brasil", disse Amanda Braz, que formou o quinteto da Seleção feminina com Ana Beatriz Simões, Ana Beatriz Araújo, Graziele Mendes e Kemilly Vitória.


"O resultado não foi o que esperávamos, a intenção era disputar a medalha de ouro, mas entendemos também as dificuldades, principalmente por ser um grupo muito jovem. Era praticamente um grupo juvenil enfrentando times de juniores. Esse aspecto faz a diferença, porém, é o início de um trabalho. Atingimos o grande propósito das Seleções de base, que é representar o Brasil nas competições internacionais e apresentar atletas em condições de transitar às Seleções principais", disse o técnico Altemir Trapp.

 

dois.jpg
Amanda Braz, Ana Beatriz Simões, Graziele Mendes, Ana Beatriz Araújo e Kemilly Vitória estão com as medalhas de bronze ao redor do pescoço na cerimônia de premiação e seguram cada uma o mascote da competição entregue como presente às atletas, que vestem agasalho amarelo do Brasil.


Trabalho da base continua em São Paulo


Os resultados do goalball em Bogotá mostram que a iniciativa da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) de criar comissões técnicas exclusivas para as categorias de base vêm dando resultado – o judô paralímpico também fez bonito no Parapan de Jovens, com cinco ouros conquistados, e o time de futebol de cegos continua disputando o torneio. Assim, os campos de treinamento seguirão este mês, e os conjuntos feminino e masculino de goalball se reunirão entre os dias 20 e 27 de junho no CT Paralímpico, em São Paulo, com parte do grupo que brilhou na Colômbia. Confira as listas de convocados:


Seleção feminina

ALINE VITÓRIA RODRIGUES: Assobecer-PE
AMANDA BEATRIZ SATURNINO BRAZ: Insep-SP
ANA BEATRIZ ROCHA BOAS SIMÕES: Cadevi-SP
GRAZIELE MENDES MARQUES: Capital/ Cetefe-DF
KEMILLY VITÓRIA DOS SANTOS COSTA: Capital/ Cetefe-DF
NATHÁLIA MARIA DE ALMEIDA ARRUDA: Icemat-MT


Seleção masculina

ANDRÉ LUIZ DA SILVA: Icemat-MT
BRYAN ROBERT ROSA RODRIGUES: Cidep-MG
LUCAS ARAKEN SILVA DE ARAÚJO: Capital/ Cetefe-DF
LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA: Cidep-MG
VICTOR HUGO DA COSTA SOUSA: ICB-BA
LEONARDO HENRIQUE CANDIDO AVELINO: Cidep-MG

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo