Governança é tema de ciclo de palestras promovido pela CBDV em São Paulo
Foto do auditório fechado mostra diversas pessoas sentadas em cadeiras enfileiradas de frente para o presidente da CBDV, José Antônio Freire, que discursa em um microfone e está de pé ao lado do presidente do CPB, Mizael Conrado, e do coordenador de Educação Paralímpica do CPB, David Farias Costa. Fotos: Renan Cacioli/CBDV.

Governança é tema de ciclo de palestras promovido pela CBDV em São Paulo

por Comunicação CBDV publicado 2024/01/16 17:54:56 GMT-3, Última modificação 2024-01-16T17:54:56-03:00
Após etapa online, curso promovido em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro aborda boas práticas de gestão

16/01/2024
São Paulo/SP


Teve início nesta terça-feira (16) a etapa presencial do Curso de Formação de Conselheiros e Agentes de Governança promovido pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) em parceria com o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), por meio da sua área de Educação Paralímpica. Após encontros online realizados em três períodos no ano passado, os cerca de 65 inscritos puderam acompanhar as primeiras palestras que abordam algumas boas práticas de gestão dentro das organizações. Os encontros acontecem pela manhã e à tarde, no CT Paralímpico, em São Paulo, e serão realizados até quinta.


A abertura dos trabalhos contou com a palavra do presidentes do CPB, Mizael Conrado, que parabenizou a Confederação pela primeira capacitação na área e ressaltou a importância da governança corporativa para o crescimento e a sustentabilidade do segmento paradesportivo brasileiro. Depois, foi a vez do presidente da CBDV, José Antônio Freire, destacar a iniciativa. "Este ano, encerro meu segundo mandato com a certeza de que este tipo de curso só tende a qualificar ainda mais a direção da Confederação pensando no futuro do movimento e do paradesporto brasileiro", disse o dirigente.


A primeira palestra do dia falou sobre gestão democrática, governança e a jornada de profissionalização do paradesporto brasileiro, com apresentação do professor Arthur Achôa, membro do Conselho de Administração do Comitê Paralímpico Brasileiro. Depois, foi a vez de abordar a gestão humanizada e as ferramentas necessárias para uma comunicação mais assertiva no meio de trabalho, tema tratado pela professora Patrícia Reis, psicóloga especializada em formação de lideranças através de coaching e mentoria. No período da tarde, o assunto foi "Comunicação e Tecnologia: Desenvolvendo estratégias de governança com segurança, abrangência e engajamento", quando Luiz Yassuda, profissional com 20 anos de experiência, e Renan Cacioli, coordenador de comunicação da CBDV, bateram um papo sobre os desafios da área. Por fim, a gestão dentro da Confederação foi o alvo do último encontro, que contou com a participação do presidente, José Antônio Freire, do secretário geral, Helder Araújo, da diretora administrativo-financeira, Rosane Barros, e do gerente técnico e de eventos, Felipe Menescal.


"Tão importante quanto a fala dos palestrantes é a troca entre os participantes. O curso não acaba às cinco da tarde, todos os exemplos são riquíssimos para pensarmos na governança que a CBDV precisa ter. A orientação da diretoria sempre foi de conduzir uma gestão democrática", destacou o coordenador de gestão estratégica da Confederação, Carlos Ferrari.

 

20240116_090456.jpg
Professor Carlos Achôa dá sua palestra segurando o microfone com a mão direita, ao lado de uma tela onde são projetados os slides da apresentação.


O ciclo de debates segue nesta quarta, com a seguinte programação:

  • 08:30 - Estilos e Técnicas de liderança: Pensando em desafios e estratégias para o exercício do protagonismo em instâncias de governança.
    Prof. Ms. Carlos Ferrari (Equipe CBDV)
  • 10:30 - Sistema Paradesportivo nacional e internacional: Conhecendo boas práticas e barreiras para a formulação de bons modelos de Governança
    Prof. Ms. Jonas Freire (CPB)
  • 14:00 - Participação Política e Discussão de caminhos para o aprimoramento de boas práticas de governança
    Parte I- Equidade de gênero nas instâncias de governança, um caminho para construirmos juntos
    Profª. Ms. Samara Xavier
    Parte II- Construindo alianças para promover inclusão e fortalecer o paradesporto brasileiro
    Prof. Moisés Bauer Luiz
    Prof. Beto Pereira

 

Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo