Sorteio no sábado vai definir adversários do Brasil no Mundial de Goalball

Sorteio no sábado vai definir adversários do Brasil no Mundial de Goalball

por Comunicação CBDV publicado 2022/09/08 12:58:39 GMT-3, Última modificação 2022-09-08T12:58:39-03:00
Evento será transmitido ao vivo a partir das 17h (de Brasília); Seleção masculina é a atual bicampeã do torneio

08/09/2022
São Paulo/SP


O Brasil conhecerá seus adversários no Mundial de Goalball 2022 neste sábado (10), a partir das 17h (de Brasília), quando será realizado o sorteio dos grupos das categorias feminina e masculina. Ao todo, 32 equipes disputarão o torneio, que acontecerá em Matosinhos, Portugal, de 8 a 16 de dezembro. O sorteio será transmitido ao vivo pelo YouTube da IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) e também pelo canal da ANDDVIS (Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais), entidade que administra as modalidades praticadas por pessoas com deficiência visual em Portugal.


Clique nos links abaixo para ser direcionado aos respectivos canais de cada organização no YouTube:

IBSA
ANDDVIS


Os 16 países classificados para a chave masculina são: Portugal (país-sede), Brasil, China, Lituânia, Ucrânia, Argélia, Estados Unidos, Japão, Turquia, Egito, Canadá, Irã, Alemanha, Bélgica, Colômbia e México. Já os 16 da chave feminina são: Portugal, Brasil, Turquia, Estados Unidos, Japão, Israel, Argélia, Coreia do Sul, Dinamarca, Egito, Canadá, Austrália, França, Argentina, Grã-Bretanha e México. Em ambos os casos, o sistema de disputas é o mesmo: dois grupos com oito países em cada que se enfrentam entre si em turno único, totalizando sete partidas na fase classificatória. Os quatro melhores de cada lado avançam às quartas de final. 


De acordo com informações divulgadas pela IBSA, algumas regras já estão pré-estabelecidas para o sorteio de sábado. Entre elas, a distribuição do campeão dos Jogos Paralímpicos de Tóquio em um grupo e do segundo e terceiro colocados em outro. Isto envolve diretamente a Seleção Brasileira masculina, medalha de ouro no Japão, que ficará no Grupo A do Mundial, enquanto China e Lituânia (prata e bronze, respectivamente) estarão no Grupo B. Na categoria feminina, a Turquia, campeã paralímpica, seguirá para o Grupo C, deixando Estados Unidos e Japão no Grupo D.


A Seleção Brasileira masculina é a atual bicampeã do mundo (Malmö 2018 e Espoo 2014). A equipe busca um feito jamais obtido por nenhuma nação: ganhar o Campeonato Mundial por três vezes consecutivas. De quebra, isto faria do país o maior vencedor de todos os tempos, à frente de Lituânia e Alemanha, bicampeões a exemplo dos brasileiros. Já a Seleção feminina vem do bronze em 2018, sua primeira medalha em Mundiais, com um elenco bastante renovado em relação àquela conquista.

 

mundial_2018.jpg
Seleção masculina posa no pódio do Mundial de 2018. Todos estão com os braços levantados saudando o público no ginásio, e o ala Leomon tem o troféu erguido sobre a cabeça. Da esquerda para a direita, aparecem: Alessandro Tosim, Zé Roberto, Alex Labrador, André Dantas, Leomon, Parazinho, Romário, Diego Colletes e Rafael Loschi.


Por sinal, ambos os times passaram por mudanças de comando este ano. Atuais treinadores das equipes masculina e feminina, respectivamente, Jônatas Castro e Gabriel Goulart disputarão o Mundial pela primeira vez na função máxima da comissão técnica. Jônatas foi o auxiliar de Dailton Nascimento nas duas edições anteriores. Gabriel nunca participou do torneio antes. Vale lembrar que, em 2022, o Brasil conquistou o Campeonato das Américas com os homens e as mulheres (ainda com as comissões técnicas anteriores à mudança), foi bronze da Malmö Cup no feminino, e levou ouro (feminino) e prata (masculino) na Copa Ancara.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do goalball brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)



 

Voltar ao topo