A base vem forte! Campos de treinamento miram o futuro da Seleção Brasileira
Foto mostra apenas as pernas de alguns atletas de futcegos, cada um com uma bola dominada entre os pés.

A base vem forte! Campos de treinamento miram o futuro da Seleção Brasileira

por Comunicação CBDV publicado 2022/03/29 10:15:51 GMT-3, Última modificação 2022-03-29T10:20:15-03:00
A partir de 2022, CBDV monta comissões técnicas específicas de cada modalidade para trabalhar formação de jovens atletas

28/03/2022
São Paulo/SP


O sucesso das Seleções de futebol de cegos, goalball e judô paralímpico do Brasil pode ser medido, dentre outras maneiras, pelas suas conquistas na competição mais importante do paradesporto, que são os Jogos Paralímpicos. Foram 33 medalhas na história. Muitas delas passam pelas trajetórias de Antônio Tenório, Alana Maldonado, Ricardinho, Nonato, Jefinho, Leomon Moreno, Romário... Nomes que perduram há anos nas competições, mas que não estarão à disposição do país eternamente.


Pensando nisso, a formação das próximas gerações, um dos focos da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), ganhou ainda mais força este ano com a criação de comissões técnicas específicas para trabalhar com jovens atletas. A ideia é que elas atuem em conjunto com os profissionais das Seleções adultas para que o processo de transição continue rendendo joias cheias de potencial para os próximos ciclos.


"Essa iniciativa do treinamento de base visa descobrir novos atletas a partir de um trabalho estruturado nos fundamentos principais do esporte com o devido cuidado de não atropelar o desenvolvimento desses jovens talentos", explica Antônio Bahia, que será o treinador da Seleção de jovens de futcegos e terá a companhia de David Xavier como seu auxiliar. "É muito prazeroso saber que estamos participando da renovação do futebol de cegos", completa, citando sempre a semente plantada pelo atual treinador da Seleção principal, Fábio Vasconcelos, que há anos vem trabalhando paralelamente o grupo adulto com o juvenil. Desse processo saíram nomes como os de Tiago Paraná, Maicon e Jardiel, por exemplo.


"Será uma Seleção com crianças de nove, dez anos até, no máximo, 18. Vejo alguns atletas que, mesmo ainda sem ter muita qualidade técnica ou tática, poderão ter futuro, são bons fisicamente. Confio muito no trabalho do Bahia nessa parte de iniciação, coordenação motora, noção espacial", diz Fábio.

51414921318_4c5b70996f_k.jpg
Tiago Paraná e Jardiel estão abraçados e correm em direção a Fábio durante partida em Tóquio. Foto: Ale Cabral/ CPB.


No caso do goalball, a tarefa de lapidar talentos ficará a cargo de Altemir Trapp, auxiliado por Rene Quintas: "Ficamos muito felizes por estarmos à frente dessa missão de renovação. Vejo dois grandes aspectos da elaboração desse projeto: primeiro, integrar esses atletas que vêm da Seleção de jovens para a equipe principal. O outro é que muitos atletas de grande potencial acabavam se dispersando por termos times principais muito fortes. Eles não teriam condições de integrar um grupo com direcionamento adequado para trabalho", analisa Altemir.


A modalidade também já tinha um cuidado especial com atletas promissores. Um exemplo prático é o de Danielle Longhini, campeã do Mundial de Jovens de 2019, na Austrália. Acompanhada desde cedo pela comissão técnica da Seleção adulta, hoje ela integra o grupo dirigido pelo técnico Gabriel Goulart.

51889740730_8d6ad77a8d_k.jpg
Dani cai para a esquerda e amortece a bola no peito: talento lapidado desde cedo. Foto: Ale Cabral/ CPB.


"Inicialmente, quero parabenizar a gestão da CBDV pela iniciativa em investir diretamente nas categorias de base, oferecendo uma oportunidade de transição técnica até o alto rendimento. Acredito que será uma experiência inspiradora para os atletas da base poder conviver com os ídolos do judô paralímpico do Brasil", afirma Tibério Maribondo, o responsável da modalidade para o trabalho com judocas de 14 a 22 anos. "Os desafios são grandes, mas proporcionais à nossa motivação de, junto com a comissão técnica da Seleção principal, evoluirmos nos aspectos técnicos, físicos e de conscientização da vida de um atleta."


Convocação


O primeiro Campo de Treinamento da Base vai acontecer de 3 a 10 de abril, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Ao todo, 24 atletas do goalball e judô estarão reunidos. A base do futebol de cegos vai se reunir em junho.


Seguem as convocações:


GOALBALL

Lista em PDF: ACESSE O LINK

Feminino

ANA BEATRIZ DE LIMA BERNARDO: Sesi/SP
HOSEANNE COSTA PEREIRA: ICB/BA
CAROLLAYNNE CALINE DA CUNHA SILVA: Apec/PE
SARAH SANTANA DA SILVA: Adevig/SP
ANA BEATRIZ DA CONCEIÇÃO GOMES: UMDV/MA
MONICA LORENA XAVIER SANTOS: Ierc/RN

Masculino

SHARLLEY ANTHONNY DO NASCIMENTO SILVA: Apace/PB
LUCAS JANIEL DE FONTES SILVA: Apec/PE
MIZAEL CASTRO SOUSA: Cetefe/DF
LUCAS ARAKEN SILVA DE ARAÚJO: Apace/PB
BRAIAN ARAÚJO: Sesi/SP
MATHEUS SILVA DE JESUS: Sesi/SP



JUDÔ PARALÍMPICO

Lista em PDF: ACESSE O LINK

Feminino

VICTORIA EMILY BATISTA VALE (48 kg / J1): Asfam/PA
LUANY KATHLYN PEREIRA DE MELLO SILVA (48 kg / J1): CEIBC/RJ
MARIA EDUARDA ALVES DE SOUSA (57 kg / J1): IEACN/PB
KELLY KETHYLLIN BARROS VICTÓRIO (70 kg / J2): Ismac/MS
ANA CLARA RODRIGUES DE ANDRADE (+70 kg / J2): Escolinha CTP
KELLY FERNANDA BIM MAZZI (+70 kg / J1): ICI/SP

Masculino

REINALDO OLIVEIRA SANTOS (60 kg / J1): JGJ/SP
DANILO DAVID GERÔNIMO SILVA (60 kg / J1): Frope/RO
GUSTAVO LIMA PEREIRA (60 kg /  J1): CEIBC/RJ
ANDERSON WASSIAN DA SILVA (73 kg / J2): GNU/RS
GUSTAVO ALBERTO OHSE HANKE (90 kg / J1): Smel/SC
LUCAS AVELLAR PEREIRA DE LIMA (+90 kg / J2): Uniace/DF


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo