Aos 43 anos, multicampeão João Batista disputa a Série B pela primeira vez
João Batista disputa a bola contra adversário do Insep, durante jogo na manhã deste domingo. Ele veste camisa vermelha com mangas curtas azuis, calção azul com o número 9 escrito em branco na coxa, e meiões vermelhos. Foto: Júlio César Almeida/ CBDV.

Aos 43 anos, multicampeão João Batista disputa a Série B pela primeira vez

por Comunicação CBDV publicado 2023/12/03 14:36:00 GMT-3, Última modificação 2023-12-03T17:55:09-03:00
Artilheiro da Seleção Brasileira em Jogos Paralímpicos defende as cores do Maranhão na tentativa do acesso no futebol de cegos

03/12/2023
São Paulo/SP


O fôlego não é o mesmo, e os dois gols da vitória do Cedemac-MA (Centro Desportivo Maranhense de Cegos) sobre o Insep-SP (Instituto Socioesportivo Paratleta), por 2 a 1, na abertura do Campeonato Brasileiro - Série B de futebol de cegos, neste domingo (3), não foram marcados por ele. Mas o número 9 estampado nas costas e a liderança ainda impõem respeito e fazem de João Batista um dos trunfos dos maranhenses na tentativa do acesso à elite da modalidade. Aos 43 anos, um dos maiores artilheiros da Seleção Brasileira em Jogos Paralímpicos disputa pela primeira vez a Segunda Divisão. E, mesmo que o esporte já não ocupe o espaço em sua vida que ocupou nos áureos tempos, ainda motiva o veterano a seguir em campo.


"Hoje, tenho o meu trabalho e já praticamente nem treino mais. Mas estou feliz com a oportunidade de jogar uma Série B pela primeira vez", diz João, bicampeão paralímpico (Atenas 2004 e Pequim 2008) pelo Brasil e autor de 11 gols no maior evento paradesportivo do planeta. Os 27 anos dedicados ao futebol de cegos se confundem com a própria ascensão da modalidade no cenário mundial. Ele começou a praticar em 1996, quando, de cara, ganhou seu primeiro Campeonato Brasileiro defendendo a Adevibel-MG. No ano seguinte, quando foi disputada a primeira competição internacional reconhecida, a Copa América de Assunção, no Paraguai, João já estava lá, vestindo a amarelinha.


Ao lado de craques que ajudaram a colocar o país no topo com títulos continentais, mundiais e paralímpicos, como Damião, Marquinhos e Mizael, hoje presidente do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), ele colecionou conquistas e a fama de goleador. Só em Atenas 2004, foram nove, o que fez dele artilheiro do torneio de onde ele traz uma de suas memórias mais gostosas: "Na final, eu levei um 'tostão' na perna e não consegui jogar direito. Na decisão por pênaltis, eu fui lá bater e errei. Sentei no chão e comecei a chorar. O Fábio (Vasconcelos, ex-goleiro e atual treinador da Seleção) veio e acertou um direto no meu peito, falando: 'Pô, você tem goleiro! Eu vou pegar e seremos campeões. Você já fez pela gente, agora é a minha vez!'. E ele foi lá e pegou o pênalti, o Damião e o Miza fizeram e vencemos a Argentina. Foi o soco mais gostoso que levei na minha vida (risos)!", conta João Batista.

 

EzwDXavXoAAp4rP.png
Time e comissão técnica do Brasil posam no pódio de Atenas segurando flores e com ramos de louros colocados sobre a cabeça. Eles vestem agasalho todo azul com detalhes em verde e amarelo. João é o quinto da direita para a esquerda, de pé. Foto: Divulgação/ CPB.


Ao lado de jogadores mais jovens e atuais destaques da modalidade, como o argentino Maxi Espinillo, autor dos gols da vitória do Cedemac na partida de hoje, João orienta e ainda arrisca suas finalizações. Uma carreira e tanto para quem era tido como grosso no início: "Eu fiz natação, atletismo, o que tivesse de esporte. E no futebol eu era o pior jogador que tinha no instituto. Era uma briga pra ver em qual time eu jogaria, porque seria o time com um a menos", relata.


Sobre a Série B 2023


Campeonato Brasileiro - Série B de futebol de cegos vem sendo disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com oito equipes de seis estados brigando por três vagas na elite da modalidade. O torneio conta com dois grupos de quatro equipes que se enfrentam entre si em turno único. As duas primeiras de cada chave se cruzam nas semifinais (1º A x 2º B; 1º B x 2º A). Sobem à Série A campeãovice e terceiro colocado. Confira a tabela da competição:

 

CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE B 2023
Jogo Horário       Grupo
Domingo, 3 de dezembro
Jogo 01   UNIACE 1 X 0 CAP A
Jogo 02   INSEP 1 X 2 CEDEMAC A
Intervalo
Jogo 03   ADVP/PA 0 X 0 ICB B
Jogo 04   APADV 2 X 0 ADESUL B
Segunda-feira, 4 de dezembro
Jogo 05 08:30 ADVP/PA   X   ADESUL B
Jogo 06 09:45 APADV   X   ICB B
Intervalo
Jogo 07 14:30 UNIACE   X   CEDEMAC A
Jogo 08 15:45 INSEP   X   CAP A
Terça-feira, 5 de dezembro
Jogo 09 08:30 CEDEMAC   X   CAP A
Jogo 10 09:45 UNIACE   X   INSEP A
Intervalo
Jogo 11 14:30 ADESUL   X   ICB B
Jogo 12 15:45 ADVP/PA   X   APADV B
Quarta-feira, 6 de dezembro
Jogo 13 08:30 1º Grupo A   X   2º Grupo B Semi 1
Jogo 14 09:45 1º Grupo B   X   2º Grupo A Semi 2
Quinta-feira, 7 de dezembro
Jogo 15 09:00 Perdedor Semi 1   X   Perdedor Semi 2 Bronze
Jogo 16 10:15 Vencedor Semi 1   X   Vencedor Semi 2 Final

 

+ CLIQUE AQUI e acesse a GALERIA DE FOTOS do Campeonato Brasileiro 2023 - Série B.

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo