Arthur é ouro, e Brasil termina Grand Prix do Egito em quinto lugar
Foto fechada em meio corpo de Arthur, que é branco, usa cabelo raspado bem curto e sorri. Ele veste quimono branco e está à frente de uma bandeira do Brasil. Tem uma medalha dourada ao redor do pescoço e segura o troféu, que é um boneco de um judoca com as mãos segurando a faixa do quimono. Fotos: Divulgação/ CBDV.

Arthur é ouro, e Brasil termina Grand Prix do Egito em quinto lugar

por Comunicação CBDV publicado 2023/03/14 14:15:19 GMT-3, Última modificação 2023-03-14T14:15:19-03:00
Prata de Rebeca Silva e bronze de Alana Maldonado encerram participação da Seleção de judô paralímpico no segundo torneio do ano

14/03/2023
São Paulo/SP


O Brasil encerrou sua participação no Grand Prix de Alexandria de judô paralímpico, no Egito, com a conquista de mais três medalhas nesta terça-feira (14) e ficou em quinto lugar na classificação geral do torneio. O potiguar Arthur Silva, que completou 31 anos de idade no sábado, se deu o melhor presente possível: mais um ouro para a coleção, ao vencer a categoria até 90 kg para atletas J1 (cegos totais). Também foram ao pódio as paulistas Rebeca Silva, prata na categoria acima de 70 kg para atletas J2 (baixa visão), e Alana Maldonado, bronze na J2 até 70 kg. O país fechou o evento com seis medalhas ao todo, já que havia conquistado três bronzes no primeiro dia de competição, com Elielton Oliveira, Lúcia Araújo e Rosi Andrade.


A Ucrânia ficou com o título no geral ao somar sete medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e três de bronze. O Azerbaijão, com três ouros, foi o segundo colocado, seguido da China, que levou dois ouros, três pratas e dois bronzes. Esta foi a segunda das quatro etapas do circuito internacional da IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) programadas para 2023. As outras duas serão no Azerbaijão, em setembro, e no Japão, em dezembro. A de Antalya, na Turquia, que seria realizada em abril, foi cancelada em virtude do terremoto que atingiu o país.


Além dos Grand Prix, a Seleção Brasileira de judô vai disputar os Jogos Mundiais da IBSA, na Inglaterra, em agosto, e o Parapan, no Chile, em novembro. Todos esses eventos são classificatórios para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.


"Muito obrigado à minha esposa, minha filhinha, que estão em casa, à toda minha família, aos meus apoiadores, patrocinadores. Este troféu é nosso, essa medalha é nossa. Estamos juntos, valeu!", celebrou Arthur, que teve retinose pigmentar e começou a perder a visão aos 2 anos. Desde as mudanças nas regras da modalidade, no início do ano passado, o brasileiro vem se mostrando quase imbatível em sua categoria: ganhou as cinco etapas de Grand Prix realizadas de lá pra cá e foi bronze no Mundial do Azerbaijão. Líder do ranking, ele chegou à conquista desta terça após derrotar três oponentes: o iraquiano Taha Al-Gburi (12º do mundo), o ucraniano Eduard Tropinov (25º) e o britânico Daniel Powell (5º).


Quem também segue no topo de sua categoria e somando pontos importantes na corrida por uma vaga nos Jogos é Rebeca Silva, que, assim como Arthur, fez aniversário no último sábado (22 anos). Em duelos rápidos, ela despachou a oitava do ranking, Dursadaf Karimova, do Azerbaijão, e a norte-americana Katie Davis, sétima do mundo. Na decisão, voltou a encarar Carolina Costa, algoz da brasileira no primeiro Grand Prix do ano, em Portugal. Mais uma vez, a italiana, vice-líder do ranking, levou a melhor.


O último pódio brasileiro no Egito veio com a campeão paralímpica e bicampeã mundial Alana Maldonado. A chave com cinco judocas previa confrontos de todas contra todas, e a brasileira largou bem ao derrotar a georgiana Ida Kaldani, justamente a oponente que batera na decisão dos Jogos de Tóquio, em 2021. O duelo seguinte foi contra a chinesa Yue Wang, nova na categoria – lutava no extinto peso até 63 kg, pelo qual foi bronze em Tóquio e no Mundial de Portugal, em 2018. O equilibrado combate acabou vencido pela asiática no golden score, como é chamada a prorrogação na modalidade, que ainda terminou com Alana sentindo um desconforto no joelho direito. Sem condições, ela ainda voltou para o terceiro duelo, contra Khanim Huseynova, do Azerbaijão, a quem vencia até desistir da luta por precaução.

 

WhatsApp Image 2023-03-14 at 12.13.46 (2).jpeg
Rebeca, Arthur e Alana posam segurando uma bandeira do Brasil em frente a um banner do evento no Egito. Os três vestem quimonos brancos.


Marcelo e Sergio batem na trave


Depois de serem medalhistas de prata no primeiro Grand Prix da temporada, Marcelo Casanova (J2 até 90 kg) e Sergio Fernandes (J2 acima de 90 kg) chegaram às disputas do bronze no Egito, mas acabaram perdendo seus confrontos. O gaúcho de 19 anos, uma das promessas da modalidade, acabou superado pelo cazaque Zhanbota Amanzhol, segundo do ranking mundial (o brasileiro é o terceiro na lista). Já o carioca de 23 anos, quinto melhor de sua categoria, levou a pior também contra um oponente do Cazaquistão, Yerlan Konkiyev, décimo do ranking. A paraense Larissa Silva foi outra atleta da Seleção a lutar nesta terça-feira, mas acabou perdendo seus dois duelos na categoria J1 até 57 kg e ficou fora da briga por pódio.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do judô paralímpico brasileiro.


Comunicação CBDV

Renan Cacioli

[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo