Brasil bate Argentina, fatura Grand Prix e se classifica para o Mundial
Jogadores e comissão técnica do Brasil posam com as medalhas. O jogador Ricardinho está ajoelhado ao lado de um cadeirante e segura um prato comemorativo entregue na cerimônia.

Brasil bate Argentina, fatura Grand Prix e se classifica para o Mundial

por Comunicação CBDV publicado 2022/08/07 17:01:00 GMT-3, Última modificação 2022-08-07T17:16:31-03:00
Seleção faz 3 a 2 nos pênaltis após empate sem gols no tempo normal e amplia hegemonia sobre o maior rival do futebol de cegos

07/08/2022
São Paulo/SP


O Brasil conquistou neste domingo (7) o IBSA Grand Prix 2022 de futebol de cegos, em Puebla, no México. Após o empate em 0 a 0 contra a Argentina no tempo regulamentar, a Seleção ganhou nos pênaltis por 3 a 2. Cássio, Nonato e Jardiel converteram as cobranças. Os argentinos fizeram com Maxi Espinillo e Heredia, mas Braian Pereyra desperdiçou ao mandar no travessão do goleiro Matheus, um dos heróis do inédito título – o país jamais havia participado da competição, realizada pela quarta vez.


O Grand Prix concedia ao campeão vaga no Mundial de 2023, que será realizado em Birmingham, na Inglaterra. Assim, o Brasil poderá disputar a Copa América, marcada para outubro deste ano, em Córdoba, na Argentina, já classificado.


No tuíte abaixo, pode-se ver o pênalti decisivo cobrado por Jardiel, no canto esquerdo do goleiro Germán Mulek, que cai para a direita. Em seguida, os brasileiros comemoram a vitória e se abraçam formando um círculo no campo.


A vitória representou uma revanche aos brasileiros pela derrota na primeira fase por 1 a 0, a 
primeira do país em nove anos na modalidade. E manteve, apesar da intensa rivalidade entre as duas camisas, uma impressionante hegemonia verde a amarela sobre o seu principal oponente: agora, em 25 decisões disputadas desde 1997, o Brasil ganhou 22 e perdeu apenas três. Três desses triunfos aconteceram neste ano. Além do Grand Prix, o Brasil já havia conquistado a Copa Tango e o Desafio das Américas.


A final deste domingo teve um domínio absoluto brasileiro no primeiro tempo. Com Matheus, Cássio, Tiago Paraná, Ricardinho e Nonato na formação titular, a equipe de camisa amarela buscou atacar a todo instante diante da retranca composta por Coki Padilla, Angel Deldo e Frederico Accardi. Maxi Espinillo, autor do gol da vitória argentina na primeira fase, quase não encostou na bola. Na etapa final, Nonato teve a melhor oportunidade de abrir o placar, mas o chute cruzado foi defendido pelo goleiro Mulek. O lance decisivo da decisão, porém, veio a dois minutos do fim, quando em rara investida ofensiva Accardi bateu no ângulo direito de Matheus, já próximo da área do goleiro brasileiro. Com reflexo e explosão, o camisa 12 saltou e espalmou a bola para fora.


"Fico muito feliz, principalmente por mais um título, por garantir a vaga no Mundial e ter feito uma excelente competição. Pude ajudar o Brasil com duas defesas na final. Isto é fruto do trabalho, a gente tem treinado muito. É comemorar um pouco, mas já virar a chave e pensar na Copa América", falou Matheus que, não à toa, acabou eleito o Melhor Goleiro do Grand Prix junto com o argentino Germán Mulek. O prêmio de Melhor Jogador também foi dividido entre Brasil e Argentina por Nonato e Maxi Espinillo, que terminaram a competição com cinco gols marcados cada.


Você pode rever a final clicando no link abaixo:


Na disputa pelo bronze, o México ganhou da Costa Rica nas penalidades (4 a 3) após 0 1 a 1 no tempo normal.


Confira todos os resultados do Grand Prix da IBSA 2022:

TABELA DE JOGOS 
Fase
Terça-feira, 2 de agosto
Índia 0 x 4 Brasil Única
Costa Rica 0 x 4 México Única
Quarta-feira, 3 de agosto
Brasil 0 x 1 Argentina Única
Índia 0 x 1 Costa Rica Única
Quinta-feira, 4 de agosto
México 0 x 0 Argentina Única
Brasil 7 x 0 Costa Rica Única
Sexta-feira, 5 de agosto
Costa Rica 0 x 4 Argentina Única
México 2 x 0 Índia Única
Sábado, 6 de agosto
Índia 1 x 4 Argentina Única
México 0 x 5 Brasil Única
Domingo, 7 de agosto
 México 1 (4) x (3) 1 Costa Rica Bronze
Argentina 0 (2) x (3) 0  Brasil Final



Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo