Brasil bate Japão nos pênaltis e conquista o Grand Prix da França
Jogadores e comissão técnica da Seleção Brasileira posam no campo de grama sintética com as medalhas e o troféu do campeonato. Todos vestem agasalho amarelo com mangas em azul escuro.

Brasil bate Japão nos pênaltis e conquista o Grand Prix da França

por Comunicação CBDV publicado 2022/09/03 19:23:00 GMT-3, Última modificação 2022-09-03T19:28:11-03:00
Após empate sem gols no tempo normal, Seleção sub-23 garante título com gol de Carlinhos na última cobrança; França é bronze

03/09/2022
São Paulo/SP


A Seleção Brasileira de futebol de cegos conquistou neste sábado (3) o título do Grand Prix da França de futebol de cegos, ao derrotar o Japão nos pênaltis, por 1 a 0, após o empate sem gols no tempo normal. Jogando com um grupo cuja média de idade era de 19 anos, o time dirigido pelo técnico Josinaldo Sousa garantiu ao país o quarto troféu no ano, seja com o elenco principal ou de jovens. O Brasil já havia vencido a Copa Tango, o Desafio das Américas e o Grand Prix da IBSA – título que valeu vaga no Mundial da Inglaterra 2023, que será disputado em Birmingham. Em outubro, o desafio será a Copa América, na Argentina.


A decisão contra os asiáticos representava aos garotos brasileiros uma oportunidade de dar o troco pela derrota na fase de classificação (1 a 0), a única do Brasil no torneio que reuniu ainda França, Alemanha e Romênia. No tempo regulamentar, a equipe esteve perto de vencer, mas as boas finalizações do ala Maicon, que terminou a competição como artilheiro, com quatro gols anotados, pararam nas intervenções dos goleiros Masasi e Kenya – o Japão revezou seus atletas da posição. No fim da partida, o brasileiro Gean Patrick também apareceu com duas defesas importantes.

 

Nas penalidades, Gean pegou a primeira cobrança, de Kawamura. Maicon, porém, chutou em cima do goleiro japonês e perdeu a chance de o Brasil abrir vantagem. Na segunda rodada, Yuzuki cobrou para fora, mas Samir errou em seguida, e o placar se manteve inalterado. Na terceira e decisiva série, Tori Kento, autor do gol japonês sobre os brasileiros na primeira fase, mandou na trave de Gean. Carlinhos veio para definir, mandou no canto de Masasi e garantiu o grito de "campeão" para a Seleção.


"Estou muito feliz, foi meu primeiro troféu com a Seleção Brasileira. As duas equipes fizeram um jogo muito parelho o tempo todo e, hoje, venceu não só a gente, nem só o Japão como segundo colocado. Todo mundo venceu e tirou um aprendizado desse Grand Prix", falou Carlinhos, atleta da Apace, da Paraíba. "Vitória é sempre uma coisa boa. Sentimento de gratidão por esse meu primeiro título também com a Seleção", emendou o goleiro Gean Patrick, que defende a Apadevi, também da Paraíba.

WhatsApp Image 2022-09-03 at 18.53.01.jpeg
Carlinhos é abraçado pelo goleiro Gean Patrick e sorri na comemoração do título. Ao lado deles, o goleiro
Paulo Ryan aparece. Foto: Emi Munschy/ Emon Photographes.


Também fizeram parte da conquista o goleiro Paulo Ryan (Adesul-CE), além dos jogadores de linha: Alefe, Anael, Marco Antônio e Samir, da Apadv-SP, Maicon, da Apace-PB, Paulo Vitor, da Escema-MA, e Raynã, da Acelgo-GO.


Na disputa pela medalha de bronze, a França fez valer o fator casa e, no campo montado na cidade de Schiltigheim, venceu a Alemanha por 1 a 0. Arona Sow marcou o gol. Vale lembrar que os franceses são os atuais campeões da Europa.


Confira todos os resultados do Grand Prix da França 2022:

 

TABELA DE JOGOS 
      Chave
Domingo, 28 de agosto
Romênia 1 X 2 França Única
Brasil 0 X 0 Alemanha Única
Segunda-feira, 29 de agosto
Romênia 1 X 3 Brasil Única
Alemanha 0 X 0 Japão Única
Terça-feira, 30 de agosto
Japão 3 X 0 Romênia Única
França 1 X 4 Brasil Única
Quinta-feira, 1 de setembro
Brasil 0 X 1 Japão Única
França 2 X 0 Alemanha Única
Sexta-feira, 2 de setembro
Alemanha 1 X 0 Romênia Única
França 0 X 0 Japão Única
Sábado, 3 de setembro
França 1 X 0 Alemanha Bronze
Japão 0 (0) X (1) 0 Brasil Final

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo