Brasil briga por ouro e bronzes no Mundial de Judô a partir das 10h
Foto da área interna do Centro Heydar Aliyev, palco do evento, que mostra um sistema de iluminação circular no teto do ginásio e três tatames dispostos lado a lado na área de combate.

Brasil briga por ouro e bronzes no Mundial de Judô a partir das 10h

por Comunicação CBDV publicado 2022/11/08 09:20:00 GMT-3, Última modificação 2022-11-08T09:29:23-03:00
Paraense Thiego Marques busca inédito ouro na carreira, Rosi e Elielton tentam bronze; lutas terão transmissão ao vivo pelo YouTube

08/11/2022
Baku/AZE


Encerradas as lutas preliminares do primeiro dia de Campeonato Mundial de judô paralímpico, nesta terça, a Seleção Brasileira já garantiu ao menos uma medalha com o paraense Thiego Marques, de 23 anos, que se classificou para a final da categoria até 60 kg para atletas com baixa visão (J2). Ele vai enfrentar o ucraniano Davyd Khorava. Dos 11 brasileiros que competiram até aqui, outros três seguem na busca do pódio: Rosi Andrade (J1 até 48 kg), Elielton Oliveira (J1 até 60 kg) e Rayfran Mesquita (J1 até 73 kg) tentarão o bronze – Rayfran ainda é dúvida porque sofreu uma lesão no golpe que decretou sua derrota na semifinal. Os demais pararam na repescagem e estão fora da disputa por medalhas em Baku, no Azerbaijão.


As lutas do bloco final terão transmissão ao vivo YouTube da IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos). Para acessar o canal com comentários em inglês, CLIQUE AQUI.


Líder do ranking mundial em sua categoria, Thiego partirá em busca de seu primeiro ouro com a Seleção adulta – ele já foi campeão defendendo o país no Parapan de Jovens, em 2017. Neste ano, o atleta da Aepa-PA subiu ao pódio de todas as etapas do Grand Prix da IBSA: bronze na Turquia e prata no Cazaquistão e em São Paulo. Para chegar à decisão desta terça, ele superou o argelino Ishak Ouldkouider, quarto do mundo, no combate de estreia (seu adversário acumulou três shidos, decretando o fim da luta). Na semifinal, aplicou lindo ippon em Nukri Migrijanashvili, da Geórgia. 


A potiguar Rosi Andrade, por sua vez, que também entrou no Mundial como líder da sua categoria, foi surpreendida logo na estreia pela turca Ecem Cavdar, que bateu a brasileira também no acúmulo de três infrações. A atleta de 25 anos teve de encarar a repescagem e passar pela uzbeque Fotima Toirova e pela egípcia Hagar Mohamed para se classificar. Já Rayfran e Elielton fizeram campanhas perfeitas até as respectivas semifinais, quando perderam para rivais qualificados. Rayfran parou no alemão Lennart Sass, terceiro do ranking, e Elielton caiu diante do turco Abdurrahim Ozalp, melhor do mundo em sua categoria.

Também lutaram, mas ficaram fora do pódio nesta terça: 

  • Victória Batista: até 48 kg (J1)
  • Giulia Pereira: até 48 kg (J2)
  • Larissa Oliveira: até 57 kg (J1)
  • Lúcia Araújo: até 57 kg (J2)
  • Hellen Machado: até 57 kg (J2)
  • Roberto Paixão: até 60 kg (J1)
  • Harlley Arruda: até 73 kg (J1)

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do judô paralímpico brasileiro.


Comunicação CBDV

Renan Cacioli

[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo