Brasil leva Seleção feminina de goalball à Suécia para prévia dos Jogos Paralímpicos
Jéssica Vitorino tem as pernas bem esticadas e apoia o peso do corpo no chão da quadra com sua mão esquerda enquanto executa o movimento de defesa da bola, que se aproxima do seu tronco. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

Brasil leva Seleção feminina de goalball à Suécia para prévia dos Jogos Paralímpicos

por Comunicação CBDV publicado 2024/04/15 14:09:56 GMT-3, Última modificação 2024-04-15T14:09:56-03:00
Torneio Malmö Cup vai reunir todas as oito equipes participantes de Paris 2024 a partir do dia 24 de maio, com transmissão ao vivo

15/04/2024
São Paulo/SP


A Seleção Brasileira feminina de goalball foi convocada nesta segunda-feira (15) para a Malmö Cup, tradicional torneio da modalidade realizado desde 2000, na Suécia, que nesta edição contará com dez equipes, incluindo as oito participantes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024: Turquia (atual campeã mundial e bicampeã paralímpica), Coreia do Sul (vice-campeã do mundo), Canadá (campeã das Américas), China (campeã da Ásia/Pacífico), Israel (segunda colocada do Europeu), Japão (segundo colocado dos Jogos Mundiais da IBSA), Brasil (terceiro colocado dos Jogos Mundiais da IBSA) e França (país-sede da Paralimpíada). Ainda jogarão a competição preparatória na Suécia a Grécia e a Ucrânia.


O Brasil estará representado por seis atletas e cinco membros na comissão técnica. Confira os convocados:

 

 

NOME COMPLETO

POSIÇÃO

CLUBE

1

ANA GABRIELY BRITO ASSUNÇÃO

PIVÔ

SESI-SP

2

DANIELLE VILAS LONGHINI

ALA

SESI-SP

3

GEOVANA CLARA COSTA DE MOURA

ALA/PIVÔ

ADEVIRN-RN

4

JÉSSICA GOMES VITORINO

ALA

SESI-SP

5

KÁTIA APARECIDA FERREIRA SILVA

ALA/PIVÔ

INSTITUTO ATHLON-SP

6

MONIZA APARECIDA DE LIMA

ALA/PIVÔ

SESI-SP


Técnico: ALESSANDRO TOSIM
Auxiliar técnica: LUCIANA DI TILIO MATOS MULLER
Preparador físico/ analista de desempenho: LUIS FELIPE CASTELLI CORREIA DE CAMPOS
Fisioterapeuta: MÔNICA ARAUJO DE FREITAS
Médica: VANESSA DE SOUSA MELO


A Malmö Cup será disputada entre os dias 24 e 26 de maio, com transmissão ao vivo NESTE LINK. A tabela da competição ainda não foi divulgada pela organização do evento. O Brasil ganhou as edições de 2019 e 2018 com os homens, mas jamais conquistou o título com as mulheres, que foram prata em 2019. Desde 2022, ele voltou a ser disputado apenas na categoria feminina. Nas duas últimas edições, as brasileiras ficaram com o bronze


"A competição será uma prévia da Paralímpiada, com todas as Seleções que estarão em Paris 2024. A nossa ideia é analisar todas as adversárias e realizar uma grande competição. As atletas evoluíram muito nessas fases de treinamento e estão cada vez mais preparadas nos aspectos técnico, tático, físico e mental", garante o técnico Alessandro Tosim, que assumiu o cargo no início de dezembro após ter se sagrado multicampeão no comando da Seleção masculina durante 13 anos no cargo.


As brasileiras conseguiram uma das oito vagas para os Jogos de Paris via convite da Federação Internacional, em fevereiro, após a vacância do lugar que seria destinado ao continente africano (ENTENDA AQUI).


Grupo se concentra para duas Fases de Treinamento seguidas


Antes do embarque para a Suécia, as jogadoras vão participar de duas Fases de Treinamento praticamente seguidas, de 3 a 8 de maio e, posteriormente, de 15 a 22, no CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. O grupo em ambas as concentrações será praticamente igual ao que disputará a Malmö Cup, com a inclusão da atleta Amanda Beatriz Saturnino Braz, do Insep-SP, neste primeiro encontro. Estas e todas as demais convocações oficiais podem ser encontradas no site da Confederação, nesta página.


Seleção masculina recebe norte-americanos em maio


Na reta final de sua preparação aos Jogos Paralímpicos, a Seleção masculina vai utilizar a próxima Fase de Treinamentos, entre os dias 3 e 13 de maio, também no CT Paralímpico, para um intercâmbio com a Seleção dos EUA, que realizará jogos amistosos durante sua estadia. Este ano, os rapazes já conquistaram a Nations Cup, em Berlim, na Alemanha. Veja os convocados:

 

 

NOME COMPLETO

POSIÇÃO

CLUBE

1

ANDRÉ CLAUDIO BOTELHO DANTAS

ALA

SESI-SP

2

EMERSON ERNESTO DA SILVA

ALA/PIVÔ

INSTITUTO ATHLON-SP

3

JOSEMARCIO DA SILVA SOUSA

ALA

SESI-SP

4

LEOMON MORENO DA SILVA

ALA

SANTOS-SP

5

LUCIANO DE SOUZA BATISTA

ALA

INSTITUTO ATHLON-SP

6

MIZAEL CASTRO SOUSA

ALA

CAPITAL/CETEFE-DF

7

PAULO RUBENS FERREIRA SATURNINO

ALA

INSTITUTO ATHLON-SP

8

ROMÁRIO DIEGO MARQUES

ALA/PIVÔ

INSTITUTO ATHLON-SP

 

LEIA TAMBÉM



Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo