Brasil perde nos pênaltis e é vice da Copa América de futebol de cegos
Pênalti cobrado por Nonato sai muito perto do ângulo esquerdo do goleiro Germán Muleck. Ao fundo, diversas pessoas estão atrás do gol defendido pelo argentino. Fotos: Renan Cacioli/ CBDV.

Brasil perde nos pênaltis e é vice da Copa América de futebol de cegos

por Comunicação CBDV publicado 2022/10/28 20:29:00 GMT-3, Última modificação 2022-10-28T21:15:12-03:00
Seleção é derrotada pelos argentinos em Córdoba e já pensa nas competições de 2023 classificatórias para os Jogos de Paris 2024

28/10/2022
Córdoba/ARG


A Seleção Brasileira de futebol de cegos acabou derrotada pela Argentina nos pênaltis por 2 a 1 na final da Copa América, disputada na tarde desta sexta-feira (28), em Córdoba, na Argentina, após o empate em 0 a 0 no tempo normal do jogo realizado no Estádio da Liga Cordobesa. Foi a 26ª disputa de taça envolvendo os dois principais times da modalidade e apenas a quarta vitória dos rivais, que já haviam se enfrentado em três ocasiões apenas neste ano, todas com triunfo do Brasil: o Grand Prix de Puebla, no México, a Copa Tango, também em território argentino, e o Desafio das Américas, realizado em São Paulo.


Finalistas do torneio pela sexta vez seguida, brasileiros e argentinos já haviam se cruzado nesta edição pela segunda rodada, quando os comandados do técnico Fábio Vasconcelos levaram a melhor e venceram por 1 a 0. A Seleção Brasileira encerrou sua campanha na competição com quatro vitórias e dois empates, 13 gols marcados e apenas um sofrido – o goleiro Luan ganhou o prêmio de goleiro menos vazado. Vale lembrar que o Brasil disputou todas as dez finais desde 1997, quando foi realizada a primeira edição do torneio. Ganhou em 2019, 2013, 2009, 2003, 2001 e 1997. Nas quatro ocasiões em que não ficou com o ouro (2022, 2017, 2005 e 1999), foi vice.


"A gente sabia que era um jogo muito difícil, que sempre acaba decidido nos detalhes. No primeiro tempo, não fomos tão bem, mas depois no segundo tempo conseguimos acertar a linha de passe e tivemos algumas finalizações. Mas esporte de alto rendimento é isso, várias seleções querem ganhar. O trabalho está sendo bem feito, e a derrota serve para se analisar onde erramos para melhorar. Agora é trabalhar porque o ano que vem será muito importante e teremos duas competições para tentar nos classificar para Paris 2024", disse Vasconcelos.


O treinador se referiu aos dois torneios programados para o ano que vem: Copa do Mundo, que será realizada dentro dos Jogos Mundiais da IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos), em Birmingham (ING), em agosto, e Jogos Parapan-Americanos do Chile, programados para novembro, em Santiago. Ambas as competições são classificatórias para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Para se classificar, o Brasil terá duas alternativas: ficar entre os três melhores do Mundial ou ser campeão do Parapan.

 

177A7148.JPG
Luan, que tem a pele branca e o cabelo preto curto, posa com o troféu de melhor goleiro da
Copa América 2022. Ao fundo, o time está perfilado no campo.


O jogo


Após ter poupado parte do time titular na última rodada da primeira fase, o Brasil pôde contar com seu quinteto principal: o goleiro Luan, o fixo Cássio, os alas Tiago Paraná e Ricardinho, e o pivô Nonato. Em um primeiro tempo de muita marcação de parte a parte, cada equipe conseguiu criar apenas uma finalização perigosa. A da argentina, de Braian Pereyra, Luan encaixou com segurança no centro do gol. A do Brasil saiu do pé esquerdo de Nonato e passou ao lado da trave de Germán Muleck. Foi o que resultou em um intervalo com o 0 a 0 no placar.


Na etapa final, o Brasil cresceu de rendimento, aumentou seu volume ofensivo e criou ao menos três boas oportunidades de abrir o placar. Na primeira, Ricardinho acertou a trave. As outras duas foram com Nonato. A primeira parou no goleiro argentino. A segunda passou rente à trave. Sem gols, a decisão foi para as penalidades, quando os argentinos mostraram maior eficiência para converter suas duas primeiras cobranças, com Maxi Espinillo e Oviedo. Cássio acertou o primeiro pênalti, mas Nonato mandou o segundo brasileiro para fora. Na última cobrança para cada lado, Nahuel Lopez perdeu, mas Jardiel acertou a trave, e a série foi fechada em 2 a 1 para os anfitriões.


Você pode rever a final da Copa América clicando no link abaixo:

 

 

Um pouco mais cedo, na disputa pelo bronze, a Colômbia derrotou o Chile por 2 a 0. Jhon Gonzalez e Juan Quintero fizeram os gols da partida. Como a Copa América cedia vaga no Parapan do Chile aos quatro primeiros colocados, e os chilenos já estão automaticamente classificados por serem o país-sede, o Peru, quinto na classificação geral, herdou a vaga e jogará o torneio no ano que vem. A Copa América ainda premiou individualmente o Artilheiro, que foram Jhon Gonzalez, da Colômbia, e Brayan Bartolo, do Peru, com cinco gols cada – o peruano levou também o troféu de Melhor Jogador.


Confira todos os resultados da Copa América 2022:

 

COPA AMÉRICA 2022
HORÁRIO       CHAVE
DOMINGO - 23 DE OUTUBRO
  PERU 1 x 5 ARGENTINA Única
  CHILE 1 x 0 COLÔMBIA Única
  MÉXICO 0 x 1 BRASIL Única
SEGUNDA-FEIRA - 24 DE OUTUBRO
  PERU 1 x 1 CHILE Única
  ARGENTINA 0 x 1 BRASIL Única
  COLÔMBIA 5 x 1 MÉXICO Única
TERÇA-FEIRA - 25 DE OUTUBRO
  PERU 1 x 4 COLÔMBIA Única
  ARGENTINA 2 x 0 MÉXICO Única
  CHILE 0 x 6 BRASIL Única
QUARTA-FEIRA - 26 DE OUTUBRO
  PERU 1 x 1 MÉXICO Única
  ARGENTINA 2 x 0 CHILE Única
  COLÔMBIA 0 x 4 BRASIL Única
QUINTA-FEIRA - 27 DE OUTUBRO
  PERU 1 x 1 BRASIL Única
  ARGENTINA 4 x 0 COLÔMBIA Única
  CHILE 0 x 0 MÉXICO Única
SEXTA-FEIRA - 28 DE OUTUBRO
  COLÔMBIA 2 x 0 CHILE Bronze
  BRASIL 0 (1) x (2) 0 ARGENTINA Final

 

CLIQUE AQUI para acessar a GALERIA DE FOTOS da Copa América 2022

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo