Brasil repete 2022, bate EUA e leva o bronze na Copa Malmö de goalball
Seleção feminina posa segurando a bandeira do Brasil. Todas as jogadoras estão com medalhas ao redor do pescoço e vestem camiseta verde. Da esquerda para a direita: Gaby, Kátia, Moniza, Carol, Dani e Jéssica. Foto: Kelvin Bakos/ CBDV.

Brasil repete 2022, bate EUA e leva o bronze na Copa Malmö de goalball

por Comunicação CBDV publicado 2023/05/21 15:09:10 GMT-3, Última modificação 2023-05-21T15:09:10-03:00
Seleção feminina faz ótima campanha na Suécia e pega embalo para os dois torneios classificatórios a Paris 2024

21/05/2023
São Paulo/SP


Seleção Brasileira feminina de goalball conquistou neste domingo (21) o terceiro lugar da Copa Malmö ao vencer os Estados Unidos na disputa pelo bronze por 4 a 2. Kátia marcou dois gols. Jéssica e Dani Longhini completaram o marcador. Também integraram a equipe na competição Carol Duarte, Moniza e Gaby. O resultado repete o desempenho das meninas na edição do ano passado, quando também derrotaram as norte-americanas no jogo valendo a terceira colocação do tradicional torneio da modalidade que é realizado desde 2000 na Suécia. O ouro ficou com a Turquia, que bateu Israel na final por 13 a 9. As turcas são as atuais campeãs mundiais e foram as algozes das brasileiras na semifinal (7 a 4) disputada horas antes dos duelos por medalhas.


"A importância dessa medalha é que mostra que estamos no caminho certo. Gratidão a todos que contribuíram, familiares, comissão técnica", destacou Kátia, que terminou o torneio com dez gols marcados. A artilheira da Seleção Brasileira foi Jéssica, com 12. A goleadora principal da Copa Malmö foi a turca Sevda Altunoluk, com 32 ao todo. "Fico muito feliz em estar retornando. A gente conseguiu ajustar nossa defesa e esse campeonato foi muito importante para nossa preparação, nossa harmonia dentro de quadra. Com certeza, nos próximos torneios subiremos no lugar mais alto do pódio", falou a experiente ala Carol Duarte, que voltou ao time. Ela não atuava pelo Brasil desde os Jogos Paralímpicos de Tóquio.


O Brasil terminou sua campanha com quatro vitórias, um empate e uma derrota. Marcou 43 gols e sofreu 25. O foco do trabalho agora passa a ser a classificação para os Jogos de Paris 2024. Ainda sem vaga garantida, a equipe terá duas possibilidade de buscar um lugar entre os oito países que disputarão o torneio de goalball na capital francesa: os Jogos Mundiais da IBSA, em agosto, na Inglaterra, e o Parapan-Americano, em novembro, no Chile. Apenas o campeão de cada um desses torneios garante vaga na Paralimpíada.


"A gente está muito satisfeito com mais uma participação nesta competição tão tradicional", destacou o técnico Gabriel Goulart. "As melhores do mundo estão aqui, então é muito importante estarmos entre elas. Conseguimos colocar em prática nossas formações e, em algumas situações de estarmos atrás no placar, revertemos e administramos as vitórias. Foi muito bom ver a união das meninas, a equipe querendo jogar junto. Isto será fundamental para conseguirmos a vaga à Paralimpíada", finalizou.


Confira todos os resultados do Brasil na Copa Malmö 2023:


Fase de grupos

BRASIL 10 x 0 Ucrânia
Israel 7 x 7 BRASIL
BRASIL 8 x 5 Dinamarca
Canadá 4 x 10 BRASIL

Semifinal

Turquia 7 x 4 BRASIL

Disputa do bronze

EUA 2 x 4 BRASIL

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do goalball brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo