Brasil traz da Alemanha medalha e informações sobre rivais no goalball
Seleção feminina do Brasil posa no pódio do terceiro lugar da Copa das Nações. Aparecem, da esquerda para a direita, perfilados: Patrick Menezes (fisio), Dani, Jéssica, Kátia, Larissa, Moniza, Geovanna, Thiago Frango (analista de desempenho), o técnico Gabriel Goulart e membro do comitê organizador do torneio. Foto: Divulgação.

Brasil traz da Alemanha medalha e informações sobre rivais no goalball

por Comunicação CBDV publicado 2022/10/10 14:23:15 GMT-3, Última modificação 2022-10-10T14:23:15-03:00
Seleção feminina conquista o bronze da Copa das Nações, e comissões técnicas avaliam participação em evento-teste para o Mundial

10/10/2022
São Paulo/SP


A Seleção Brasileira de goalball retornou nesta segunda-feira (10) para casa após ter disputado no fim de semana a Copa das Nações, torneio realizado em Berlim, na Alemanha, com a participação de 14 países. As mulheres conquistaram a medalha de bronze ao baterem as canadenses por 5 a 2. Os homens não conseguiram avançar às semifinais e ficaram fora da briga pelo pódio. Porém, além dos resultados em quadra, a ida ao evento se mostrou extremamente importante na coleta de dados a respeito de diversos adversários que os brasileiros terão pela frente no Campeonato Mundial, agendada para dezembro, em Portugal.


"Contamos com a ajuda do analista de desempenho para filmar os adversários e perceber vários detalhes que vão nos ajudar no Mundial. Também foi importante ver as meninas administrarem algumas situações. Partidas nas quais estávamos na frente do placar e elas souberam controlar o jogo. Ou em situações de desvantagem em que mantivemos o equilíbrio emocional e viramos a partida", diz o técnico Gabriel Goulart, que neste ano já havia levado a Seleção ao pódio da Malmö Cup e da Copa Ancara.


As brasileiras venceram Dinamarca (8 a 6) e França (10 a 0) na fase classificatória, e perderam dos EUA (6 a 2). Nas quartas de final, passaram pela Grã-Bretanha por 3 a 1. Depois da derrota na semifinal para Israel (11 a 5), a medalha de bronze acabou assegurada com vitória sobre o Canadá (5 a 2) – as israelenses, por sinal, que já haviam eliminado o Brasil da Malmö Cup, foram as campeãs em Berlim ao superarem as norte-americanas por 5 a 1 na disputa pelo ouro.


Já a equipe masculina do Brasil encontrou dificuldades já na fase de grupos, que reunia seis países em cada chave. Apenas os dois melhores de cada lado avançavam para as semifinais. Após bater Polônia (8 a 1) e Bélgica (14 a 4) com tranquilidade, os atuais bicampeões mundiais levaram uma virada inesperada da Turquia (5 a 6) na reta final do jogo que encerrou o primeiro dia, obrigando o time a vencer seus dois duelos da segunda rodada. Porém, depois de ganhar da Dinamarca (11 a 4), o Brasil foi superado pela Lituânia (13 a 8) em confronto direto pela vaga, ficando fora do mata-mata. Os turcos acabaram faturando o torneio em decisão apertada diante dos lituanos (3 a 2). Já os EUA levaram o bronze após triunfo sobre a Alemanha por 7 a 5.


"Surpreendente, não", respondeu o técnico Jônatas Castro, a respeito do resultado da competição. "Talvez, a surpresa se aplique ao nosso próprio jogo, que não conseguimos encaixar da maneira como gostaríamos. Mas os times estavam mais fortes, como esperávamos. Chegamos a conclusões importantes, e uma delas é que precisamos evoluir no treinos para nos manter na dianteira dos campeonatos. O Mundial será decidido nos detalhes", analisou o treinador.


"Sentimos que as equipes evoluíram muito dos Jogos de Tóquio para cá, o que foi muito bom. Foi um teste importante para nossa equipe. Conseguimos jogar de igual para igual mesmo estando um pouco cansados depois da disputa do Campeonato Brasileiro. Os outros estão buscando de tudo para bater o Brasil. Certamente, o professor Jônatas já virá para a próxima Fase de Treinamentos com estratégias para aplicarmos depois do que vimos nessa competição", comentou o ala Parazinho.


Veja todos os resultados da Seleção Brasileira na Copa das Nações 2022:

 

Feminino

Dinamarca 6 x 8 BRASIL
EUA 6 x 2 BRASIL
França 0 x 10 BRASIL
BRASIL
3 x 1 Grã-Bretanha (quartas de final)
Israel 11 x 5 BRASIL (semifinal)
BRASIL x Canadá (disputa de 3º)


Masculino

BRASIL 8 x 1 Polônia
Bélgica 4 x 14 BRASIL
BRASIL 5 x 6 Turquia
Dinamarca 4 x 11 BRASIL
BRASIL 8 x 13 Lituânia

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do goalball brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo