Brasil vence a Colômbia na final do Parapan e é penta no futebol de cegos
Foto do time e da comissão técnica posando ainda dentro do campo, todos misturados e fazendo o número 5 com as mãos, em referência ao penta. Fotos: Douglas Magno/ CPB.

Brasil vence a Colômbia na final do Parapan e é penta no futebol de cegos

por Comunicação CBDV publicado 2023/11/25 22:08:00 GMT-3, Última modificação 2023-11-26T07:18:17-03:00
Seleção Brasileira mantém hegemonia na competição e garante 16ª medalha da CBDV na edição de Santiago 2023

25/11/2023
Santiago/CHI


A Seleção Brasileira de futebol de cegos venceu a Colômbia por 1 a 0, na noite deste sábado (25), no Chile, e conquistou a medalha de ouro dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. O ala Ricardinho marcou o gol do time brasileiro, que se mantém como único ganhador da história da competição, agora com cinco títulos (Santiago 2023, Lima 2019, Toronto 2015, Guadalajara 2011 e Rio 2007). Mais cedo, na disputa do bronze, a Argentina bateu o Chile por 2 a 0.


"Em primeiro lugar, mostrou que o Brasil é o mesmo time de sempre, ao contrário do que muita gente vinha dizendo, que o time estava burocrático, caiu de qualidade. O pessoal comenta muito resultado. E, individualmente, me sinto muito agraciado em fazer parte deste time, por Deus me abençoar com este gol. Porque passei um ano difícil, fiquei seis meses fora, não pude ir para Copa do Mundo. Fiquei em casa acompanhando muito triste. Voltei, fiz uma semana só de treinamentos com a Seleção. E pude dar minha contribuição. Daqui uns anos, vai ficar só essa história maravilhosa para contar", disse Ricardinho, que fez seu quinto gol na competição e foi o artilheiro do Brasil – o argentino Maxi Espinillo, com seis, foi o goleador do torneio.


Já classificada aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 por ter conseguido sua vaga graças ao terceiro lugar obtido na Copa do Mundo, disputada em Birmingham, na Inglaterra, em agosto, a Seleção Brasileira voltará sua atenção agora totalmente ao evento do próximo ano. Assim como no Parapan, na Paralimpíada o Brasil também é o único ganhador de todas as edições, desde Atenas 2004, quando a modalidade foi inserida na grade da competição.


Para garantir o penta parapan-americano, o Brasil reencontrou a Colômbia, adversário que já havia derrotado na fase de grupos (1 a 0) e no fatídico 7 a 1 do último Mundial que valeu o bronze aos brasileiros. Aliás, o país segue sem perder para os colombianos no futcegos: em 22 jogos, foram 18 vitórias e quatro empates. No duelo de hoje, a Seleção dominou o confronto e criou as melhores oportunidades. A menos de dois minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta, Ricardinho cortou para a direita e finalizou rasteiro, sem chances para o goleiro.

 

FutebolCegos_371.JPG
Luan e o chamador Juninho saem correndo ao lado de Ricardinho na comemoração do gol.


A competição no Chile foi disputada por seis países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru – que se enfrentaram em turno único, no sistema de todos contra todos. Os dois melhores fizeram a decisão. Terceiro e quarto jogaram pelo bronze. Vale lembrar que a Seleção Brasileira só conseguiu a classificação à final na última rodada, após entrar em campo contra o Peru precisando vencer por 5 a 0, exatamente o placar feito. De quebra, o resultado tirou a Argentina, atual campeã do mundo, da briga pelo ouro. Confira a campanha do Brasil no Parapan de Santiago e a tabela completa com todos os resultados:


Fase de grupos

Brasil 1 x 0 México
Brasil 2 x 0 Chile
Brasil 1 x 0 Colômbia
Brasil 0 x 1 Argentina
Brasil 5 x 0 Peru

Final

Brasil 1 x 0 Colômbia

 

JOGOS PARAPAN-AMERICANOS 2023
JOGO       FASE
Sábado, 18 de novembro
Jogo 1 CHILE 0 X 2 ARGENTINA Grupo
Jogo 2 MÉXICO 0 X 1 BRASIL Grupo
Jogo 3 COLÔMBIA 2 X 0 PERU Grupo
Domingo, 19 de novembro
Jogo 4 CHILE 0 X 2 BRASIL Grupo
Jogo 5 MÉXICO 0 X 3 COLÔMBIA Grupo
Jogo 6 ARGENTINA 1 X 0 PERU Grupo
Segunda-feira, 20 de novembro
Jogo 7 BRASIL 1 X 0 COLÔMBIA Grupo
Jogo 8 CHILE 2 X 0 PERU Grupo
Jogo 9 ARGENTINA 4 X 0 MÉXICO Grupo
Quarta-feira, 22 de novembro
Jogo 10 CHILE 0 X 3 COLÔMBIA Grupo
Jogo 11 BRASIL 0 X 1 ARGENTINA Grupo
Jogo 12 PERU 1 X 1 MÉXICO Grupo
Quinta-feira, 23 de novembro
Jogo 13 COLÔMBIA 1 X 0 ARGENTINA Grupo
Jogo 14 PERU 0 X 5 BRASIL Grupo
Jogo 15 CHILE 0 X 0 MÉXICO Grupo
Sábado, 25 de novembro
Jogo 16 MÉXICO 0 X 0 PERU 5º lugar
Jogo 17 ARGENTINA 2 X 0 CHILE Bronze
Jogo 18 BRASIL 1 X 0 COLÔMBIA Final

 

CLIQUE AQUI para acessar a GALERIA DE FOTOS do futebol de cegos no Parapan de Santiago 2023.

 

CBDV fecha participação em Santiago com 16 medalhas


O ouro conquistado pela Seleção Brasileira de futebol de cegos neste sábado encerrou a participação das modalidades da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) na capital chilena com um total de 16 medalhas, sendo oito de ouro, quatro de prata e quatro de bronze. Foi a melhor campanha da Confederação em uma edição de Jogos Parapan-Americanos, superando Lima 2019, quando foram conquistadas 14 medalhas (sete ouros, três pratas e quatro bronzes).


"Historicamente, nossa Confederação sempre contribui para o sucesso do Brasil em suas missões em Jogos Parapan-Americanos e Jogos Paralímpicos. Aqui no Chile, não seria diferente. Quero parabenizar cada atleta e membro das comissões técnicas pelo esforço. Agora, nosso trabalho se volta inteiramente a Paris 2024, onde, com toda a certeza, seremos novamente motivo de orgulho para o movimento paralímpico brasileiro", disse o presidente da CBDV, José Antônio Freire.

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.

 

Comunicação CBDV

Renan Cacioli

[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo