Campos de treinamento da base reuniram 61 jovens talentos em 2022
Hellen e Victória, que surgiram no campo de base do judô no início do ano, acabaram de voltar do seu primeiro Mundial, disputado no Azerbaijão. Na foto, elas realizam treino juntas. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

Campos de treinamento da base reuniram 61 jovens talentos em 2022

por Comunicação CBDV publicado 2022/11/16 17:16:32 GMT-3, Última modificação 2022-11-16T17:16:32-03:00
Goalball e futebol de cegos terão última fase de atividades neste mês, em São Paulo; confira as listas de convocados

16/11/2022
São Paulo/SP


O primeiro ano dos campos de treinamento das Seleções de base do Brasil, projeto implementado este ano pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) com o intuito de lapidar futuros talentos das três modalidades – futebol de cegos, goalball e judô – administradas pela Confederação, termina com um saldo de 61 atletas convocados e a certeza de que a iniciativa caminha na direção certa. Na última semana de novembro, as equipes de goalball e futebol estarão reunidas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, para a última etapa de atividades da temporada antes das férias. Você pode conferir as listas de convocação ao fim deste texto.


"Acredito muito nesse trabalho, pois podemos descobrir novos talentos e já apresentar as mesmas metodologia e estrutura da Seleção principal. Neste primeiro ano, já conseguimos identificar as entidades mais motivadas em trabalhos de iniciação e novos atletas se esforçando mais por ver o sonho de jogar na Seleção Brasileira mais próximo de sua realidade", explica o técnico da Seleção masculina de base de goalball, Rene Oliveira. A modalidade contou com 26 convocados ao todo em quatro fases de treinamento, sendo 14 garotos e 12 garotas.


"O caminho é este, a CBDV está de parabéns pela iniciativa. Sabemos que no futebol de cegos o atleta não se desenvolve da dia para a noite, e quanto mais cedo começarmos a trabalho, mais cedo colheremos os frutos. E o prazer que é trabalhar com eles, né? Muitos chegaram sem saber nem caminhar direito, e hoje vemos eles conduzindo a bola, fazendo giro, e isso com menos de quatro fases", elogia o preparador físico e chamador Júlio Cesar Macena, o Cesinha, que acabou de ser campeão brasileiro dirigindo a Apace-PB. Ao todo, 17 garotos foram convocados pela comissão técnica comandado pelos professores Antônio Bahia e David Xavier em cinco encontros no ano.

 

WhatsApp Image 2022-11-16 at 15.19.50.jpeg
Garotos da Seleção de base de futebol de cegos fazem exercício de condução de bola em quadra de grama
sintética no CT Paralímpico.


Para este ano, a CBDV criou comissões técnicas específicas cuja missão é garimpar, lapidar e preparar jovens atletas com potencial para fazerem parte da renovação das Seleções Brasileiras e garantir que o país siga bem representado nas principais competições ao redor do mundo. Um exemplo prático veio com o judô. Convocadas para os primeiros campos da base no início do ano, Victória Batista, de 18 anos, e Hellen Machado, de 19, logo se destacaram e, há uma semana, defendiam o Brasil no Campeonato Mundial de Baku, realizado no Azerbaijão, que terminou com o país na quarta colocação geral.


"O trabalho da Seleção de base vem tendo uma importância significativa para a modalidade. Os objetivos já começaram a ser alcançados, e o exemplo delas é a prova disso. Não só tiveram uma boa participação como puderam vivenciar uma competição de alto nível mesmo tão jovens", destaca a auxiliar técnica da Seleção de base de judô, Talitha Silva. A modalidade trabalhou com 18 atletas, nove no feminino e nove no feminino, em ao longo de quatro etapas de concentração.


Confira as listas das convocações do futebol e do goalball, cujas fases de treino serão realizadas de 26 de novembro a 1 de dezembro, na capital paulista:

 

GOALBALL

Feminino

HOSEANNE COSTA PEREIRA: ICB/BA
CAROLLAYNNE CALINE DA CUNHA SILVA: Apeq/PE
AMANDA BEATRIZ SATURNINO BRAZ: Insep/SP
AMANDA EMILY FERNANDES DE SANTANA: Santos/SP
LETÍCIA MARIA DA SILVA: ARDV/MT
ANA BEATRIZ ROCHA VILAS BOAS: Cadevi/SP

Masculino

FABIO SILVA SOUZA JUNIOR: Insep/SP
WELLINGTON ERI SOUZA DOS SANTOS: Insep/SP
MARCO ANTÔNIO DE ALMEIDA SANTOS: Adevirp/SP
MATHEUS SILVA DE JESUS: Sesi/SP
MIZAEL CASTRO SOUSA: Cetefe/DF
LUCAS ARAKEN SILVA DE ARAÚJO: Apace/PB
SHARLLEY ANTHONNY DO NASCIMENTO SILVA: Apace/PB

 

FUTEBOL DE CEGOS

Goleiros

LUCAS GABRIEL ARAÚJO DE SOUZA: Adesul/CE
PAULO GABRIEL BARBOSA: Apace/PB

Atletas de linha

BRUNO CÉSAR LIMA ARAÚJO: AM Paradesporto/MG
CARLOS HENRIQUE A. MARREIRO: Ieacn/PB
JEREMIAS FERNANDES DE SOUZA: Adesul/CE
JHONATHAN SILVA DOS SANTOS: Adesul/CE
JOÃO PEDRO NOGUEIRA DA SILVA: Ieacn/PB
ISAC COSTA ALMEIDA BENEVIDES: Adesul/CE
LEVI NERES QUEIROZ: Ceibc/RJ
LUIS FELIPE DA SILVA CAVALCANTE: Apadv/SP
OTÁVIO LUCAS SANTIAGO DE OLIVEIRA: AM Paradesporto/MG
RENER PIETRO SANTOS ARRUDA: Ieacn/PB
RYAN PABLO DOS SANTOS ARRUDA: Ieacn/PB

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo