Liderado por Gerson Coutinho, Maestro vai à semi da Série A e mantém vivo sonho do inédito título
Treinador Gerson Coutinho dá instrução aos seus jogadores (Fotos: Taba Benedicto/CBDV)

Liderado por Gerson Coutinho, Maestro vai à semi da Série A e mantém vivo sonho do inédito título

por Comunicação CBDV publicado 2022/11/11 18:03:00 GMT-3, Última modificação 2022-11-12T13:21:22-03:00
Treinador lendário volta atrás da aposentadoria para assumir projeto paranaense; CPB transmite semifinais nesta sexta-feira

11/11/2022
São Paulo/SP


Quatro equipes seguem vivas na luta do título do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos Série A 2022. Agafuc-RS, Maestro-PR, AMC-MT e Apace-PB venceram seus confrontos de quartas de final, realizados nesta sexta-feira (11), no CT Paralímpico, em São Paulo, e carimbaram o passaporte para a semifinal da competição. As semis acontecerão neste sábado, com transmissão no Facebook e no YouTube do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). A final está marcada para o domingo, às 9h, e o SporTV mostra tudo ao vivo.


Uma das equipes ainda vivas na competição é o Maestro, um dos caçulas do futebol de cegos. Com um projeto de investimento pesado, o time disputa a Série A pela segunda vez em sua história e, novamente, chega à semifinal. No ano passado, a equipe terminou em quarto lugar. Para este ano, o time – que já tinha peças importantes da Seleção Brasileira – se reforçou ainda mais e trouxe o técnico Gerson Coutinho, dono de sete títulos brasileiros pelo ICB-BA.


Após a carreira vitoriosa, Gerson estava aposentado do futebol de cegos. A última competição na qual havia dirigido a equipe baiana fora a Série A em 2019. No entanto, o treinador de 67 anos recebeu a proposta do Maestro em agosto deste ano e decidiu abraçar o projeto, buscando conquistar o inédito título pela equipe paranaense.

Treinador Gerson Coutinho, do Maestro, escorado na banda
Treinador Gerson Coutinho, do Maestro, escorado na banda.

 

"Eu me aposentei. Os atletas que jogaram comigo no ICB receberam propostas e saíram de lá também. Todos esses que estão no Maestro hoje já jogaram comigo: Cássio, Jefinho, Tiago Bahia e Gledson. Fiquei um tempo parado e não queria mais voltar, mas me convidaram para ser técnico do Maestro e, como meus atletas estavam lá, resolvi voltar", contou o comandante, que vê diferenças entre os projetos baiano e paranaense.


"No ICB, eu que corria trás de tudo. Aqui (no Maestro), eu não corro mais atrás de nada. Eu só sou o técnico. A minha vida já está pronta, eu tenho casa, tenho carro e tenho neto. Já estou quase no final da vida e agora quero descansar. Foi um projeto que conversou comigo e eu falei 'eu vou'. E vim para tentar ganhar um título. Esse é o objetivo", falou o treinador, que não sabe se continuará na equipe após o campeonato.

 

Semifinais da Série A

Jefinho domina bola e é marcado por jogador da Escema.
Jefinho domina bola e é marcado por jogador da Escema.

 

Como o convite veio há poucos meses, Gerson comandou o Maestro em apenas duas fases de treinamentos, uma em setembro e outra em outubro, algo que, segundo ele mesmo, atrapalhou no desenvolvimento de suas ideias. No entanto, o desempenho do Maestro tem sido muito bom nesta Série A. Na primeira fase, a equipe ficou em segundo lugar na classificação geral, com três vitórias e um empate, e bateu a Escema-MA por 2 a 0, com gols de Cássio e Maurício Dumbo, nas quartas.


A Agafuc mantém uma hegemonia no cenário nacional há alguns anos, contando com uma equipe recheada de craques, como Ricardinho, Nonato, o goleiro Luan e os argentinos Coki Padilha e Angel Deldo. Melhor equipe da primeira fase, a Agafuc também está na semifinal da Série A 2022, após vencer o INV por 3 a 0, com gols de Nonato, Coki e Ricardinho. Apesar disto, Gerson crê que sua equipe tem um elenco capaz de bater o rival do Sul.

Nonato pula comemorando seu sexto gol na competição. Ele é o artilheiro da Série A.
Nonato pula comemorando seu sexto gol na competição. Ele é o artilheiro da Série A.

 

"O Maestro é uma fundação que tem recurso. Já consegui notar a diferença (em relação ao ICB). Eles conseguem manter os jogadores, algo que não pudemos fazer lá (na Bahia). Fora que trouxeram Maurício Dumbo e Tiago Paraná, que eram da Agafuc e vieram para cá. Eles têm um capital para bancar essas coisas. Eu só vim porque eu acho que os jogadores têm condições de serem campeões. A qualidade é igualada à Agafuc", disse ele.


Um dos jogadores que mais trabalharam com Gerson é Jefinho. Os dois estiveram presentes no vitorioso elenco do ICB e agora integram o Maestro. Jefinho estava na equipe paranaense no ano passado, quando ficou em quarto lugar, e já enxerga uma nova postura do time com a chegada do experiente treinador.


"O professor Gerson tem a mentalidade de vencedor. Não é à toa que tem vários títulos brasileiros. Temos jogadores experientes, mas a equipe em si ainda não foi campeã brasileira. Ter esse espírito vencedor que ele traz, faz toda a diferença no nosso desempenho dentro de quadra. Quando ouvimos uma orientação, um grito, é sinal de que ele sabe o caminho. O caminho do título. E tudo isto influencia para que nosso rendimento aumente dentro de quadra. A chegada de alguém como ele agrega muito no nosso grupo", falou Jefinho.

Jogadores da AMC se abraçam e comemoram vitória nos pênaltis.
Jogadores da AMC se abraçam e comemoram vitória nos pênaltis.

 

Na semifinal, o Maestro vai enfrentar a AMC-MT, que derrotou a Apadevi-PB nos pênaltis. O tempo normal terminou 0 a 0, com grande atuação do goleiro da equipe cuiabana, Thiago Lucena, e o time venceu por 2 a 0 nas penalidades. A outra semifinal será entre Agafuc e Apace-PB, que venceu a Acergs-RS também nos pênaltis, após novo empate sem gols. As semifinais acontecerão neste sábado (12), a partir das 9h, e terão transmissão do Facebook e do YouTube do CPB. Confira os resultados e a tabela da competição:

 

TABELA DE JOGOS 
Jogo Horário       Chave
Domingo, 6 de novembro
Jogo 01   UNIACE 0 X 0 ADESUL A
Jogo 02   AGAFUC 3 X 0 INV A
Jogo 03   APACE 2 X 0 CAP B
Jogo 04   CEDEMAC 0 X 1 ADEF C
Jogo 05   AMC 0 X 1 ACERGS B
Jogo 06   MAESTRO 2 X 0 CFCP C
Segunda-feira, 7 de novembro
Jogo 07   CEDEMAC 0 X 1 APADEVI C
Jogo 08   CAP 0 X 1 ACERGS B
Jogo 09   APACE 1 X 1 APADV B
Jogo 10   ADEF 0 X 1 CFCP C
Jogo 11   AGAFUC 4 X 0 ESCEMA A
Jogo 12   INV 1 X 0 ADESUL A
Terça-feira, 8 de novembro
Jogo 13   ADEF 1 X 1 MAESTRO C
Jogo 14   CFCP 1 X 4 APADEVI C
Jogo 15   INV 1 X 0 UNIACE A
Jogo 16   CAP 0 X 2 AMC B
Jogo 17   ADESUL 1 X 2 ESCEMA A
Jogo 18   ACERGS 1 X 0 APADV B
Quarta-feira, 9 de novembro
Jogo 19   ADESUL 0 X 1 AGAFUC A
Jogo 20   ESCEMA 0 X 0 UNIACE A
Jogo 21   ACERGS 0 X 5 APACE B
Jogo 22   APADV 0 X 2 AMC B
Jogo 23   CFCP 0 X 0 CEDEMAC C
Jogo 24   APADEVI 0 X 1 MAESTRO C
Quinta-feira, 10 de novembro
Jogo 25   APADV 0 X 0 CAP B
Jogo 26   AMC 0 X 0 APACE B
Jogo 27   APADEVI 2 X 1 ADEF C
Jogo 28   MAESTRO 1 X 0 CEDEMAC C
Jogo 29   ESCEMA 1 X 0 INV A
Jogo 30   UNIACE 0 X 5 AGAFUC A
Sexta-feira, 11 de novembro
Jogo 31   AGAFUC 3 X 0 INV QF1
Jogo 32   MAESTRO 2 x 0 ESCEMA QF2
Jogo 33   APADEVI 0 (0) x 0 (2) AMC QF3
Jogo 34   ACERGS 0 (0) X 0 (1) APACE QF4
Sábado, 12 de novembro
Jogo 35 09:00 AGAFUC       APACE Semi 1
Jogo 36 10:15 MAESTRO       AMC Semi 2
Domingo, 13 de novembro
Jogo 37 09:00 Vencedor Semi 1   X   Vencedor Semi 2 Final
Jogo 38 10:30 Perdedor Semi 1   X   Perdedor Semi 2 Bronze

 

Houve uma alteração no horário da final, que, a pedido do SporTV, será exibida ao vivo a partir das 9h, no domingo. Vale destacar que o acesso do público ao CT está liberado, e a entrada é gratuita. O local fica na Rodovia dos Imigrantes, km 11,5. Quem for de carro pode digitar "Centro Paralímpico Brasileiro" no seu aplicativo de navegação. Há estacionamento gratuito. De transporte público, a melhor alternativa é o ônibus da linha 605A/10 Centro Paralímpico – Metrô Jabaquara, que parte do Terminal Jabaquara e passa por dentro do CT.

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo