Projetos novos no futcegos, Adef e Maestro empatam no Campeonato Brasileiro
Tiago Paraná, jogador do Maestro (branco), divide bola com Cosme, da Adef (preto). Fotos: Taba Benedicto/CBDV

Projetos novos no futcegos, Adef e Maestro empatam no Campeonato Brasileiro

por Comunicação CBDV publicado 2022/11/08 18:18:00 GMT-3, Última modificação 2022-11-09T03:08:46-03:00
Dois dos caçulas da modalidade, equipes de Brasília e Curitiba fazem grande jogo, mas ficam no 1 a 1 na Série A

08/11/2022
São Paulo/SP


Duas das equipes novatas da Série A do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos, Adef-DF e Maestro-PR se enfrentaram nesta terça-feira (8), no terceiro dia de disputas da competição realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Contando com plantéis qualificados, os times ficaram no 1 a 1 e se igualaram na tabela de classificação. Nos outros jogos do dia, a Acergs-RS bateu a Apadv-SP e assumiu a liderança do campeonato, enquanto INV-SP e Apadevi-PB atingiram o G4.


Apesar de se assemelharem na questão temporal dos projetos, Adef e Maestro possuem objetivos distintos na competição. A Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal existe desde 2011 com uma equipe no futsal feminino, mas lançou seu grupo de futcegos masculino somente neste ano. Os rapazes conseguiram sua vaga na Série A após ficaram com o bronze no Regional Centro-Norte deste ano. Assim, a meta principal é buscar a permanência na Primeira Divisão.


Já o Maestro foi fundado em 2017, em projeto liderado pelo ex-jogador de futebol Ricardinho. A equipe chegou à Série A do futebol de cegos na temporada passada. Com um investimento pesado, o time de Curitiba ficou na quarta colocação após cair na semifinal na ocasião. Em busca da taça neste ano, o clube se reforçou e trouxe o campeão paralímpico Tiago Paraná, juntando-se a JefinhoCássio, que também foram medalhistas de ouro em Tóquio 2020.

Tiago Paraná e Maurício Dumbo, de branco, estão posicionados para cobrar falta. Ao fundo, três jogadores da Adef, de preto, fazem a barreira.
Maurício Dumbo e Cássio, de branco, estão posicionados para cobrar falta. Ao fundo,
três jogadores da Adef, de preto, fazem a barreira.

 

Antes de se enfrentarem, as duas equipes somavam três pontos nesta edição. A Adef, porém, acumulava uma vitória e uma derrota – ganhou do Cedemac-MA e perdeu para o CFCP-PA. O Maestro folgou na segunda rodada. No duelo entre as equipes, a igualdade permaneceu. O argentino Dani Iturria abriu o placar para os brasilienses, e Maurício Dumbo empatou. Ambos marcaram seus segundos gols na competição.


"Foi um jogo difícil, com intensidade alta do início ao fim. Saímos atrás do placar e ao menos conseguimos o empate, saindo com um ponto ", disse Tiago Paraná, que já faz uma projeção para o restante da competição: "Agora é descansar. Estamos pensando jogo a jogo. Mas o pensamento aqui é chegar na final e, se Deus quiser, sair daqui campeão".


O objetivo da Adef está bem encaminhado. Com quatro pontos, a equipe aparece na sétima colocação da classificação geral. Ao todo, 15 times participam da Série A nesta temporada e os cinco últimos serão rebaixados. O time brasiliense fará seu último jogo da primeira fase contra a Apadevi-PB, nesta quinta-feira. Enquanto isso, o Maestro aparece em quinto lugar, tendo mais dois jogos por fazer. Os oito melhores vão ao mata-mata.

 

Apadevi e INV vencem mais uma

Braian Pereyra, de preto, conduz a bola enquanto é marcado por jogador da Uniace, de amarelo
Braian Pereyra, autor dos dois gols do INV na competição, conduz a bola enquanto é marcado por
jogador da Uniace, de amarelo.

 

Depois de conseguirem suas primeiras vitórias na véspera, Apadevi-PB e INV-SP voltaram a triunfar nesta terça-feira. Agora com seis pontos e 100% de aproveitamento, o time paraibano bateu o CFCP-PA por 4 a 1, com dois gols de Juan Quintero, um de Jhon Gonzalez e outro de Jhonson. Osvaldo Junior descontou para os paraenses. Apesar do placar largo, o goleiro Cleysil, da Apadevi, foi um dos destaques da partida, com ótimas defesas. Já o INV ganhou da Uniace-DF por 1 a 0, com mais um gol do argentino Braian Pereyra. A equipe paulista soma duas vitórias e uma derrota.


Quem tomou a liderança da competição foi a Acergs. A equipe gaúcha derrotou a Apadv por 1 a 0, gol de Luciano, e chegou ao terceiro triunfo no campeonato. No entanto, os liderados de Christian Welter têm um jogo a mais do que Apadevi e Agafuc, também invictos na competição e com seis pontos.

 

Escema e AMC triunfam pela primeira vez


Enquanto isso, duas equipes conquistaram suas primeiras vitórias na Série A. Após derrota para a Agafuc por 4 a 0, a Escema-MA se recuperou e bateu a Adesul-CE por 2 a 1. Os gols da equipe maranhense foram marcados por Valdimar e Derocy, enquanto Nildo descontou para a Adesul – que segue sem vitórias, com um ponto em três jogos.

Derocy, de uniforme vermelho, comemora gol abraçado ao goleiro do Escema. Ele ergue os braços e vibra.
Derocy, de uniforme vermelho, comemora gol abraçado ao goleiro da Escema. Ele ergue os braços e vibra.


"Começamos o campeonato com uma derrota, foi um jogo muito difícil contra uma das equipes mais qualificadas da competição. Hoje tínhamos a tarefa de reverter o início negativo e somar os primeiros pontos para continuarmos vivos no nosso objetivo, que é a permanência na Série A. Foi uma felicidade muito grande ter contribuído com a equipe com esse gol", falou Derocy, autor do segundo tento maranhense.


A AMC-MT, por sua vez, ganhou do CAP-BA por 2 a 0, com dois gols de Joede. A equipe de Cuiabá tem um triunfo e um revés, enquanto o time baiano já acumula três derrotas na competição, aparecendo na 15ª posição da classificação. Confira a tabela de jogos e os resultados até aqui:

TABELA DE JOGOS 
Jogo Horário       Chave
Domingo, 6 de novembro
Jogo 01   UNIACE 0 X 0 ADESUL A
Jogo 02   AGAFUC 3 X 0 INV A
Jogo 03   APACE 2 X 0 CAP B
Jogo 04   CEDEMAC 0 X 1 ADEF C
Jogo 05   AMC 0 X 1 ACERGS B
Jogo 06   MAESTRO 2 X 0 CFCP C
Segunda-feira, 7 de novembro
Jogo 07   CEDEMAC 0 X 1 APADEVI C
Jogo 08   CAP 0 X 1 ACERGS B
Jogo 09   APACE 1 X 1 APADV B
Jogo 10   ADEF 0 X 1 CFCP C
Jogo 11   AGAFUC 4 X 0 ESCEMA A
Jogo 12   INV 1 X 0 ADESUL A
Terça-feira, 8 de novembro
Jogo 13   ADEF 1 X 1 MAESTRO C
Jogo 14   CFCP 1 X 4 APADEVI C
Jogo 15   INV 1 X 0 UNIACE A
Jogo 16   CAP 0 X 2 AMC B
Jogo 17   ADESUL 1 X 2 ESCEMA A
Jogo 18   ACERGS 1 X 0 APADV B
Quarta-feira, 9 de novembro
Jogo 19 09:00 ADESUL   X   AGAFUC A
Jogo 20 10:15 ESCEMA   X   UNIACE A
Jogo 21 11:30 ACERGS   X   APACE B
Jogo 22 14:30 APADV   X   AMC B
Jogo 23 15:45 CFCP   X   CEDEMAC C
Jogo 24 17:00 APADEVI   X   MAESTRO C
Quinta-feira, 10 de novembro
Jogo 25 09:00 APADV   X   CAP B
Jogo 26 10:15 AMC   X   APACE B
Jogo 27 11:30 APADEVI   X   ADEF C
Jogo 28 14:30 MAESTRO   X   CEDEMAC C
Jogo 29 15:45 ESCEMA   X   INV A
Jogo 30 17:00 UNIACE   X   AGAFUC A
Sexta-feira, 11 de novembro
Jogo 31 09:00   X   QF1
Jogo 32 10:15   x   QF2
Jogo 33 14:00   x   QF3
Jogo 34 15:15   X   QF4
Sábado, 12 de novembro
Jogo 35 09:00 Vencedor QF1       Vencedor QF4 Semi 1
Jogo 36 10:15 Vencedor QF2       Vencedor QF3 Semi 2
Domingo, 13 de novembro
Jogo 37 09:00 Vencedor Semi 1   X   Vencedor Semi 2 Final
Jogo 38 10:30 Perdedor Semi 1   X   Perdedor Semi 2 Bronze

 

Houve uma alteração no horário da final, que, a pedido do SporTV, será exibida ao vivo a partir das 9h, no domingo. Vale destacar que o acesso do público ao CT está liberado, e a entrada é gratuita. O local fica na Rodovia dos Imigrantes, km 11,5. Quem for de carro pode digitar "Centro Paralímpico Brasileiro" no seu aplicativo de navegação. Há estacionamento gratuito. De transporte público, a melhor alternativa é o ônibus da linha 605A/10 Centro Paralímpico – Metrô Jabaquara, que parte do Terminal Jabaquara e passa por dentro do CT.

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo