Elielton é ouro, e Brasil fecha primeiro dia em Portugal com cinco pódios
Elielton posa com a medalha de ouro ao redor do pescoço e mostra ela segurando com a mão esquerda. Atleta tem a pele morena, cabelo preto curto e sorri. Ele está vestindo um agasalho amarelo do Brasil. Fotos: Divulgação/ CBDV.

Elielton é ouro, e Brasil fecha primeiro dia em Portugal com cinco pódios

por Comunicação CBDV publicado 2023/01/30 15:00:17 GMT-3, Última modificação 2023-01-30T15:00:17-03:00
Nascido em Manais, judoca de 26 anos conquista sua primeira medalha dourada pela Seleção Brasileira, que volta a lutar nesta terça

30/01/2023
São Paulo/SP


Seleção Brasileira de judô paralímpico estreou nesta segunda-feira (30) com cinco pódios no Grand Prix de Almada, em Portugal, primeira das quatro etapas do circuito da IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) programadas para 2023. Um dos destaques foi o manauara Elielton Oliveira, de 26 anos, que conquistou sua primeira medalha de ouro pela Seleção, na categoria até 60 kg para atletas J1 (cegos totais). O Brasil faturou ainda uma prata, com Harlley Arruda (J1 até 73 kg), e três bronzes: Rosi Andrade (J1 até 48 kg), Roberto Paixão (J1 até 60 kg) e Lúcia Araújo (J2 até 57 kg).


"Medalha de ouro pela primeira vez. Ela é de extrema importância para o ranking mundial e para buscar a vaga em Paris. Agora é voltar para o Brasil e me preparar para a próxima!", disse Elielton, que perdeu a visão aos 12 anos, em um acidente com arma de fogo. Ele começou a ser convocado pela Seleção no ano passado e, de lá para cá, já havia ganhado um bronze, no Grand Prix de Nur-Sultan, no Cazaquistão, e uma prata no Campeonato Pan-Americano da IBSA, em Edmonton, no Canadá, ambas em 2022. Para ir ao topo do pódio pela primeira vez em um evento internacional, ele derrotou os quatro oponentes de sua chave – cujo sistema de disputa prevê duelos de todos contra todos –, incluindo o colega de Seleção Roberto Paixão, que acabou ficando com o bronze ao vencer uma luta e perder três.


Já o paulista Harlley Arruda, de 43 anos, um dos mais experientes do grupo, ganhou do turco Gokce Yavuz, nas quartas de final, e do cazaque Yergali Shamey, na semi, mas não conseguiu superar o alemão Lennart Sass, vice-campeão do mundo, na disputa pelo ouro, e ficou com a prata. Sexto colocado do ranking mundial, o brasileiro certamente vai se manter entre os primeiros da lista, que é o principal critério de seleção de vagas da modalidade para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.


Justamente por isso, os pontos obtidos nas etapas do Grand Prix serão fundamentais. As outras três serão realizadas em Alexandria, no Egito, em março, Baku, no Azerbaijão, em setembro, e Tóquio, no Japão, em dezembro. A Seleção Brasileira vai disputar também neste ano os Jogos Mundiais da IBSA, em Birmingham (ING), em agosto, e os Jogos Parapan-Americanos, em Santiago (CHI), em novembro.


Bronzes e mais Grand Prix nesta terça


O Brasil encerrou o primeiro dia em Almada com mais dois bronzes além do já citado obtido por Paixão. Outra veterana da delegação, a paulista Lúcia Araújo também caiu em uma chave com cinco atletas que prevê os confrontos entre todas as competidoras para se definir as medalhistas. Quarta do mundo, a judoca de 41 anos ganhou da croata Jelena Breskovic e da ucraniana Liudmyla Yakymchuk. Acabou derrotada pela espanhola Marta Payno e pela ucraniana Inna Sych.


A potiguar Rosi Andrade, que chegou a Portugal como primeira colocada do ranking em sua categoria (J1 até 48 kg), levou o bronze, mas não venceu nenhuma luta. Em uma chave duríssima com apenas três atletas, ela acabou batida pela turca Ecem Cavdar, vice-campeã mundial e algoz da brasileira justamente na estreia do último Campeonato Mundial, e por Khaiitkhon Kyzy, do Quirguistão, quarta melhor do mundo.


Outro brasileiro do topo do ranking que acabou surpreendido em Portugal foi o paraense Thiego Marques, da categoria até 60 kg para atletas J2 (baixa visão). Na estreia, ele perdeu para o 27º colocado, Alikhan Dzhumagulov, do Quirguistão. Thiego ganhou a repescagem do mexicano Bryan Beltran e foi para a disputa do bronze, mas acabou parando no espanhol Luis Gavilan Lorenzo.

 

WhatsApp Image 2023-01-30 at 14.42.34.jpeg
Atletas da Seleção que competiram hoje posam com suas medalhas ao lado dos membros da comissão técnica.


A competição segue nesta terça com mais dez brasileiros nos tatames: Brenda Freitas (J1 até 70 kg), Alana Maldonado (J2 até 70 kg), Erika Zoaga (J1 acima de 70 kg), Meg Emmerich e Rebeca Silva (ambas da categoria J2 acima de 70 kg), Arthur Silva e Antônio Tenório (ambos da J1 até 90 kg), Marcelo Casanova (J2 até 90 kg), Wilians Araújo (J1 acima de 90 kg) e Sergio Fernandes (J2 acima de 90 kg). 


O Grand Prix de Almada está sendo transmitido ao vivo pelo canal da IBSA no YouTube (LINK AQUI). As lutas preliminares começam às 7h (de Brasília) e o bloco das finais, às 13h.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do judô paralímpico brasileiro.


Comunicação CBDV

Renan Cacioli

[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo