Em ritmo acelerado, Seleção masculina de goalball vai jogar torneio na Alemanha
Emerson desliza o corpo para a esquerda apoiando-o sobre braço direito e defendendo a bola com as pernas. Ele veste camisa amarela de mangas longas com o número 7 em azul-marinho estampado no peito, calças pretas e óculos de goalall pretos também. Em sua mão direita, possui bandagem preta envolvendo até acima da altura do punho e alguns esparadrapos brancos ao redor dos dedos; Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

Em ritmo acelerado, Seleção masculina de goalball vai jogar torneio na Alemanha

por Comunicação CBDV publicado 2024/02/07 10:35:41 GMT-3, Última modificação 2024-02-07T10:35:41-03:00
Intensidade dos treinos vem sendo marca registrada no trabalho dos atuais campeões paralímpicos; próxima fase começa no dia 26

07/02/2024
São Paulo/SP


Atual campeã mundial e paralímpica, a Seleção masculina de goalball do Brasil vem apostando na intensidade dos treinamentos para se manter focada na reta final do ciclo que terá seu desfecho nos Jogos de Paris 2024, em agosto. Com muita gente boa de olho na lista final de convocados – apenas seis poderão representar o país –, a disputa interna cresce e eleva o nível do trabalho. A partir do próximo dia 26, por exemplo, nove atletas estarão concentrados no CT Paralímpico, em São Paulo, mas apenas seis deles viajarão até Berlim, na Alemanha, palco da Nations Cup, torneio agendado entre os dias 15 e 17 de março na capital alemã. 


O técnico Jônatas Castro convocou os seguintes jogadores para a 2ª Fase de Treinamentos do ano:

 

NOME COMPLETO

POSIÇÃO

CLUBE

ANDRÉ CLAUDIO BOTELHO DANTAS

ALA

SESI-SP

DENIS HENRIQUE DE OLIVEIRA

PIVÔ

IRM-PR

EMERSON ERNESTO DA SILVA

ALA/PIVÔ

SANTOS-SP

JOSEMARCIO DA SILVA SOUSA

ALA

SESI-SP

LEOMON MORENO DA SILVA

ALA

SANTOS-SP

LUCIANO DE SOUZA BATISTA

ALA

INSTITUTO ATHLON-SP

MIZAEL CASTRO SOUSA

ALA

CAPITAL/CETEFE-DF

PAULO RUBENS SATURNINO

ALA

SANTOS-SP

ROMÁRIO DIEGO MARQUES

ALA/PIVÔ

INSTITUTO ATHLON-SP


Já são dois nomes a menos em relação à primeira convocação da temporada, o que não significa que quem ficou de fora desta vez não possa retornar posteriormente. Mas mostra como o funil vai se fechando conforme a Paralimpíada se aproxima. "É importante essa intensidade, mas isso não vem só daqui. Tem de fazer a lição de casa no seu clube e chegar aqui com condicionamento físico maior, em alto nível, para quando estiver lá representando o Brasil nos Jogos tentar conseguir o bicampeonato paralímpico", afirma o experiente Romário, de 34 anos, presente em todas as conquistas do Brasil desde 2011. 


O pivô não integrará o sexteto que viajará a Berlim para a Nations Cup. Este será formado por: André Dantas, Emerson, Josemarcio Sousa (Parazinho), Leomon Moreno, Luciano e Paulo Saturnino (Paulinho). O torneio alemão será realizado pela sétima vez. Em sua última participação, em 2022, o Brasil foi bronze com as mulheres e ficou de fora do pódio com os rapazes. Desta vez, apenas a equipe masculina vai participar – a Seleção feminina já tem programada a Malmö Cup, em maio.


Mulheres se reúnem sob nova perspectiva


A Seleção feminina de goalball também foi convocada para a 2ª Fase de Treinamentos de 2024. A notícia de que a IBSA ofereceu uma vaga nos Jogos de Paris às brasileiras muda totalmente o foco do trabalho, conforme o treinador Alessandro Tosim já explicou: "O que se estava pensando para cinco, seis anos, passou a ser cinco meses", declarou, na ocasião. A lista atual também está mais enxuta em relação à primeira, mas porque parte das convocadas na fase anterior estarão agora a serviço da Seleção de base. Veja quem Tosim chamou para o período de treinos entre 26 de fevereiro e 6 de março:

 

NOME COMPLETO

POSIÇÃO

CLUBE

ANA GABRIELY BRITO ASSUNÇÃO

PIVÔ

SESI-SP

DANIELLE VILAS LONGHINI

ALA

SESI-SP

GEOVANA CLARA COSTA MOURA

ALA/PIVÔ

ADEVIRN-RN

HOSEANNE COSTA PEREIRA

ALA

IVOS-ES

ISRAELE LETÍCIA PEREIRA GOMES

ALA

AMC-MT

JÉSSICA GOMES VITORINO

ALA

SESI-SP

KÁTIA APARECIDA FERREIRA SILVA

ALA/PIVÔ

INSTITUTO ATHLON-SP

MONIZA APARECIDA DE LIMA

ALA/PIVÔ

SESI-SP

 

O Brasil nunca ganhou uma medalha paralímpica com as mulheres. Já os rapazes defenderão em Paris o inédito título conquistado em Tóquio – o time tem, ainda, um bronze (Rio 2016) e uma prata (Londres 2012).

 

LEIA TAMBÉM



Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo