Equipes do Sudeste e Nordeste são campeãs dos Jogos Juvenis da CBDV
Jogadores e jogadoras das equipes de goalball do Sudeste 2, com uniforme azul-claro e calça preta, e do Nordeste, com camisa amarela e calça preta, posam para foto com as medalhas no peito. Os atletas estão intercalados e aparecem em frente ao backdrop oficial dos Jogos Juvenis, que tem temática de cor roxa. Eles estão sobre o piso da arena multiuso. Fotos: Taba Benedicto/ CBDV.

Equipes do Sudeste e Nordeste são campeãs dos Jogos Juvenis da CBDV

por Comunicação CBDV publicado 2023/10/13 18:28:00 GMT-3, Última modificação 2023-10-13T20:55:11-03:00
Primeira edição do evento que reuniu talentos de até 23 anos, em São Paulo, é encerrada em clima de celebração nesta sexta-feira

13/10/2023
São Paulo/SP

 

Depois de seis dias de muito esporte, cultura e educação, chegou ao fim a primeira edição dos Jogos Juvenis da CBDV, nesta sexta-feira (13). Realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, o evento reuniu 99 atletas de até 23 anos de idade do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico que se destacaram nas competições regionais ou nacionais de suas modalidades neste ano. A equipe do Sudeste 2 levou o título no goalball feminino, enquanto o Nordeste triunfou tanto no goalball masculino quanto no futebol de cegos. No judô, oito medalhas de ouro foram distribuídas.


A final do goalball foi a mesma para as duas categorias. No feminino, Sudeste 2 e Nordeste protagonizaram um jogo emocionante que terminou com vitória das primeiras por 5 a 3. Jogadora da Seleção Brasileira de jovens e que esteve presente na última fase de treinamento da Seleção principal, Amanda Braz foi a autora de quatro gols na decisão, sendo dois deles na reta final da partida. A equipe foi formada apenas por jogadoras que atuaram em times de São Paulo no Regional: além dela, jogaram Ana Beatriz Rocha, Carolina Senna, Ana Beatriz Lima e Kézia Pereira, todas comandadas pela treinadora Luciane Tonon.


Entre os homens, o Nordeste foi o campeão, com vitória por 10 a 8 sobre o Sudeste 2. Pedro Vélez, revelação do último Campeonato Brasileiro - Série A, foi mais uma vez o destaque da partida, marcando seis gols. Sua equipe esteve atrás do placar em boa parte do jogo e ele cresceu na hora certa, fazendo dois gols nos instantes finais. Além de Pedro, estiveram no time comandado pelo técnico Thiago Firmino: Allesson Lucas, Lucas Silva, Marcos Antônio Cabral, Matheus Rennan e Victor Hugo Souza.


Confira a tabela completa do goalball:

 

Quarta-feira, 11 de outubro
Jogo       Grupo Categoria
1 SUDESTE 1 1 X 8 CENTRO-NORTE Ú M
2 SUL 2 X 8 SUDESTE 2 Ú M
3 SUL 0 X 2 SUDESTE 2 Ú F
4 NORDESTE 4 X 0 CENTRO-NORTE Ú M
5 SUL 6 X 2 SUDESTE 1 Ú M
6 NORDESTE 8 X 0 CENTRO-NORTE Ú F
7 SUDESTE 2 3 X 6 NORDESTE Ú M
8 CENTRO-NORTE 6 X 3 SUL Ú M
9 SUDESTE 2 4 X 2 NORDESTE Ú F
10 CENTRO-NORTE 6 X 2 SUL Ú F
Quinta-feira, 12 de outubro
11 SUDESTE 2 10 X 3 SUDESTE 1 Ú M
12 NORDESTE 7 X 3 SUL Ú M
13 NORDESTE 8 X 2 SUL Ú F
14 CENTRO-NORTE 1 X 9 SUDESTE 2 Ú F
15 CENTRO-NORTE 6 X 6 SUDESTE 2 Ú M
16 SUDESTE 1 0 X 8 NORDESTE Ú M
17 SUDESTE 2 9 X 0 CENTRO-NORTE Semi 1 F
18 NORDESTE 11 X 1 SUL Semi 2 F
19 NORDESTE 12 X 2 SUL Semi 1 M
20 SUDESTE 2 8 X 2 CENTRO-NORTE Semi 2 M
Sexta-feira, 13 de outubro
21 CENTRO-NORTE 3 X 5 SUL Bronze F
22 SUL 8 X 15 CENTRO-NORTE Bronze M
23 SUDESTE 2 5 X 3 NORDESTE Final F
24 NORDESTE 10 X 8 SUDESTE 2 Final M

 

Outro torneio em que o Nordeste se sagrou campeão foi o de futebol de cegos. A equipe precisou encarar uma jornada tripla nesta sexta-feira para ficar com o título. Mais cedo, empatou sem gols com o Sul-Sudeste em 0 a 0 e ganhou do Centro-Norte por 1 a 0, com gol de Carlinhos, ainda na primeira fase. Já na final, voltou a encarar o Sul-Sudeste e ganhou nos pênaltis, por 2 a 1, após empate no tempo normal sem gols. O Sul-Sudeste, por sua vez, havia ganhado do próprio Centro-Norte, que terminou em terceiro lugar, com a medalha de bronze.

 

Confira a tabela completa do futebol de cegos:

 

Quinta-feira, 12 de outubro  
Jogo           Fase Categoria
1 NORDESTE 0 X 0 SUL-SUDESTE Única M
2 CENTRO-NORTE 0 X 0 SUL-SUDESTE Única M
3 CENTRO-NORTE 1 X 1 NORDESTE Única M
Sexta-feira, 13 de outubro  
4 SUL-SUDESTE 0 X 0 NORDESTE Única M
5 SUL-SUDESTE 2 X 0 CENTRO-NORTE Única M
6 NORDESTE 1 X 0 CENTRO-NORTE Única M
7 SUL-SUDESTE 0 (1) X 0 (2) NORDESTE Final M

 

Já no judô, foram realizadas oito categorias, sendo quatro no masculino e quatro no feminino, com distintas idades e pesos. Entre os homens, Luiz Jardel (Adervin-RN) foi o campeão da categoria sub-21 até 60kg; Davi Garcia (Aspaego-GO) triunfou no sub-18 até 60kg, Thiago Rodrigues (Adervirn-RN) venceu o sênior até 73kg; e Cauan Cardoso (CAD-SP) foi ouro no sênior acima de 90kg. No feminino, as campeãs foram Kimberly Silva (SPFC-SP), no sub-15 até 48kg, Williany Costa (SPFC-SP), no sub-21 até 48kg, Larissa Oliveira (Ismac-MS), no sub-21 até 57kg, e Meire da Costa (SPFC-SP), no sub-18 acima de 70kg.

 

Jogos Juvenis são um sucesso


Encerrada a primeira edição dos Jogos Juvenis, a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais avalia como positiva a realização do evento. Afinal, o trabalho com a base é um dos pilares da entidade. Com os Jogos Juvenis, a CBDV busca estimular a prospecção de talentos dentro das próprias instituições participantes do calendário regular da entidade. De acordo com o Alessandro Tossim, coordenador das seleções de base, a competição foi um sucesso e revelou novos talentos do esporte brasileiro.


"Nós somos a única confederação do mundo que está conseguindo proporcionar o esporte para as categorias de base. Isso é um ganho imensurável. Daqui para frente, a gente vai ver muitos atletas novos surgindo. Vemos que esses Jogos Juvenis estão proporcionando muitas experiências para os atletas, em relação ao confronto competitivo, a questões culturais e ao conhecimento", disse ele, citando as outras atividades que aconteceram ao longo da semana, como o Desafio do Passinho, de cunho artístico, e as palestras com profissionais de diferentes áreas.

 

Davi Rios, de kimono azul e faixa branca, projeta Gabriel Marques (kimono branco e faixa cinza), que está caindo no tatame, com a mão espalmada. Ao fundo, há arbitragem sentada e placas do evento.
Davi Rios, de quimono azul e faixa branca, projeta Gabriel Marques (quimono branco e faixa cinza), que está caindo no tatame, com a mão espalmada. Ao fundo, há arbitragem sentada e placas do evento.

 

"A renovação do atleta paralímpico hoje se tornou uma realidade. A gente vê todas as categorias de base que nós temos na CBDV, todo o trabalho que vem sendo feito por lá. Os Jogos Juvenis trouxeram muitos novos atletas que podem vir a ser convocados para uma futura Seleção Brasileira. E, mesmo se não for para uma seleção, mas que possa estar jogando a modalidade em um nível diferente porque as oportunidades que estão tendo aqui mostram que a gente está em constante evolução", completou.

 

+ CLIQUE AQUI para acessar a GALERIA DE FOTOS dos Jogos Juvenis da CBDV 2023.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo