Futebol de cegos ganha Manual de Iniciação Esportiva gratuito
Criança vendada e de uniforme chuta a bola durante Fase Nacional das Paralimpíadas Escolares 2022, no CT Paralímpico, em São Paulo. Foto: Ricardo Moreira/ CPB.

Futebol de cegos ganha Manual de Iniciação Esportiva gratuito

por Comunicação CBDV publicado 2023/01/11 14:23:00 GMT-3, Última modificação 2023-01-12T08:34:31-03:00
Iniciativa visa expandir desenvolvimento da modalidade para crianças; guia tem apoio da Uefa e foi escrito por profissionais da CBDV

11/01/2023
São Paulo/SP


A IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) lançou nesta semana o Manual de Iniciação Esportiva no Futebol de Cegos. A obra, escrita a quatro mãos por profissionais ligados à CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), tem o apoio da Uefa, entidade que administra o futebol convencional na Europa, e visa expandir o conhecimento sobre a modalidade para que mais profissionais possam ensinar os seus fundamentos para crianças de maneira correta. O guia é gratuito e já se encontra disponível na Área Acadêmica do site da CBDV para download.


"Notamos que há uma escassez de material (escrito, online, vídeos) para que as pessoas interessadas possam aprender sobre o futebol de cegos, não há muita bibliografia. Então, decidimos criar este material, que é muito importante para ajudar os professores a trabalhar de forma correta com as crianças cegas desde o princípio", explica Mariano Travaglino, que é Coordenador de Arbitragem da modalidade na IBSA.


O Manual se divide em três capítulos. O primeiro mostra como ocorre o desenvolvimento motor e intelectual desde o nascimento até a adolescência, do desenvolvimento das habilidades motoras básicas (andar, correr, saltar, arremessar) até o uso destas habilidades para a prática esportiva. O segundo aborda como operacionalizar os conceitos apresentados no capítulo anterior especificamente para a formação da criança para o futebol de cegos (inclui a explicação com a respectiva ilustração de exercícios práticos para tal). Por fim, o terceiro apresenta as regras básicas do jogo e as formas mais básicas de se praticar a modalidade.


"O livro foi feito para a iniciação científica e visa contribuir mundialmente. Ele foi lançado em português, mas já estão previstas as traduções para inglês e espanhol. Temos um trabalho de formação muito bom no Brasil e conseguimos neste Manual trazer a combinação da ciência com a prática", explica Alexandre Silva, fisiologista da Seleção Brasileira e um dos autores da obra ao lado do técnico da equipe adulta do Brasil, Fábio Vasconcelos, do técnico da Seleção de base Antônio Bahia, e do ex-preparador físico do Brasil e hoje professor de Ensino Superior no Chile, Luis Felipe Campos.

 

52113662214_d60c470142_k.jpg
Alexandre tem a pele morena, é um pouco calvo e usa óculos. Na imagem, ele segura um latop com
a mão esquerda enquanto digita com a direita, próximo de uma banda de quadra de futebol de cegos.
Foto: Renan Cacioli/ CBDV.


A IBSA lançou também guias de iniciação para o futebol feminino e de orientação para árbitros da modalidade, mas esses ainda não contam com tradução para o português. Para acessar o site da Federação Internacional, CLIQUE AQUI.


Seminário no dia 18 vai abordar iniciação


A IBSA promoverá um seminário online gratuito para falar sobre a iniciação esportiva no futebol de cegos. Participarão os quatro autores do Manual já mencionados. O evento acontecerá no dia 18 deste mês, das 14h às 18h (horários de Brasília), por meio da plataforma Zoom. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para [email protected]. A pessoa receberá, então, o link da reunião.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo