![Goalball brasileiro chega à França e times realizam primeiros treinos em Troyes Goalball brasileiro chega à França e times realizam primeiros treinos em Troyes](https://www.cbdv.org.br/goalball-brasileiro-chega-a-franca-e-times-realizam-primeiros-treinos-em-troyes/@@images/9d2b0200-a04e-4330-9be3-2766f83db0a3.jpeg)
Goalball brasileiro chega à França e times realizam primeiros treinos em Troyes
16/08/2024
São Paulo/SP
As Seleções de goalball do Brasil que disputarão os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 aterrissaram no Aeroporto Charles de Gaulle, França, na quinta-feira (15) e, nesta sexta, já realizaram os primeiros treinos no Centro Esportivo de l'Aube, em Troyes, cidade que fica a cerca de 160 km da capital francesa e onde a maioria da delegação brasileira fará o período de aclimatação antes do início da competição, no dia 28. Dos 37 atletas três modalidades da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) a disputar o megaevento, os 12 do goalball foram os primeiros a chegar à Europa.
Atual campeã paralímpica e única tricampeã mundial, a Seleção masculina chegará a Paris com a missão de defender o título conquistado nos Jogos de Tóquio 2020. Jogador remanescente da campanha vitoriosa, Leomon Moreno afirmou que o time está ciente da responsabilidade, mas que, ao mesmo tempo, a pressão não deverá atrapalhar o desempenho em quadra.
"Tentamos tratar este protagonismo da melhor maneira possível, com tranquilidade, para isso não se tornar um fator de risco para gente. Estamos trabalhando em um novo ciclo. O título de Tóquio foi muito importante, mas ficou para trás. Agora, para Paris, nos preparamos para buscar o ouro da mesma forma que fizemos em Tóquio", disse o jogador do Santos-SP, que fará 31 anos no próximo dia 21 e que perdeu a visão quando ainda era um bebê, por conta de uma retinose pigmentar. Além de Leomon, também foram campeões, há três anos, Parazinho, Romário e Emerson. Paulinho e André Dantas, os outros dois convocados para os Jogos, são estreantes em Paralimpíadas.
Mulheres treinam de olho em medalha inédita
A equipe feminina busca uma medalha inédita nos Jogos Paralímpicos. Na última edição, o time ficou na quarta colocação, ao perder a disputa do bronze para o Japão. Para Paris, a Seleção, que está na competição via convite da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês), contará mais uma vez com a experiência da pivô Gaby, presente no grupo que foi a Tóquio. Ela destacou que a equipe está pronta para o desafio, que começa no dia 29, na estreia diante da Turquia, atual campeã paralímpica. "Vamos jogar de igual para igual contra qualquer time. A gente admira as turcas, mas também temos as nossas qualidades. Temos feito grandes confrontos contra elas", analisou a jogadora, que completou 34 anos na última quinta-feira.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DAS MODALIDADES DA CBDV NA PARALIMPÍADA.
![Treino-Goalball-Fem-AC_1.jpg Treino-Goalball-Fem-AC_1.jpg](https://www.cbdv.org.br/treino-goalball-fem-ac_1.jpg/@@images/0b2dab3a-a0d6-486a-b364-b04885438ccf.jpeg)
As demais delegações da CBDV viajarão na semana que vem. Os dez atletas do time de futebol de cegos chegam ao CT neste sábado e embarcam para a França na segunda-feira (19). Já os 15 judocas da Seleção se apresentam em São Paulo na terça e viajam na quinta (22). O futebol estreia na Paralimpíada no dia 1º de setembro, contra a Turquia. Já a programação do judô está distribuída ao longo dos dias 5, 6 e 7.
Somadas as convocações das três modalidades da CBDV, são 37 atletas e 25 membros de comissão técnica, totalizando 62 pessoas, a maior delegação da Confederação na história. Ao todo, o Brasil estará representado na França por 280 atletas, a maior missão brasileira em uma edição do megaevento fora do Brasil, superando os 259 convocados de Tóquio 2020.
*(Com informações da Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro).
LEIA MAIS SOBRE PARIS 2024:
- Caçula da CBDV em Paris, judoca convidada mira o pódio: 'Não quero só fazer bonito'
- Rotina na Paraíba deixa futebol de cegos do Brasil 'no ponto' para brigar em Paris
- Confira todos os atletas medalhistas da CBDV na história dos Jogos Paralímpicos
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)