Inscrições para Fórum Paradesportivo da CBDV se encerram em uma semana
Banner em tons de azul, branco e amarelo. No topo, em letras grandes, está escrito: "FÓRUM PARADESPORTIVO DA CBDV". Abaixo, "04 e 05 de setembro de 2025". À direita, lê-se: "Centro de Convenções Distrito Anhembi SÃO PAULO-SP". Na parte inferior esquerda, há os logotipos do Encontro Mundial da Deficiência Visual SÃO PAULO 2025, da ONCB, da CBDV e do CPB.

Inscrições para Fórum Paradesportivo da CBDV se encerram em uma semana

por Comunicação CBDV publicado 2025/08/27 17:38:00 GMT-3, Última modificação 2025-08-27T17:39:18-03:00
Evento vai acontecer nos dias 4 e 5 de setembro, dentro do 11º Encontro Mundial da Deficiência Visual, em São Paulo

27/08/2025
São Paulo/SP


Os interessados em participar do Fórum Paradesportivo para Pessoas Cegas e com Baixa Visão: Uma Jornada de Excelência da Gestão ao Pódio, evento organizado e realizado pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) nos dias 4 e 5 de setembro, dentro do 11º Encontro Mundial da Deficiência Visual, em São Paulo, têm até o dia 3 de setembro para se inscreverem por meio DESTE LINK. Basta preencher o formulário com: nome completo, idade, CPF e cidade de origem. As 200 primeiras inscrições são gratuitas.


O Fórum será realizado no mesmo espaço do Encontro Mundial, o Centro de Convenções Distrito Anhembi (Rua Prof. Milton Rodrigues - Santana), na Zona Norte da capital paulista. A estrutura central do evento será a realização de painéis temáticos, que abordarão aspectos essenciais da organização e expansão do paradesporto. Entre os temas, estarão em foco:

  • experiências de governança esportiva;
  • mecanismos de fomento e sustentabilidade;
  • políticas de base;
  • formação de profissionais;
  • alto rendimento nas modalidades administradas pela CBDV.


Confira a programação completa (sujeita a alterações):


04 de setembro

13h00: Mesa de Abertura

13h30: Painel 1 – O Paradesporto em Movimento: Lutas, Conquistas e Desafios

  • Paradesporto como política de direitos: memória, avanços e estratégias para a consolidação de um lugar de excelência: Mizael Conrado, Secretário-Geral do Comitê Paralímpico Brasileiro.
  • Gestão estratégica e inovação nos clubes e federações: experiências e modelos inspiradores: João Batista, Presidente do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos.
  • Gestão estratégica e sustentabilidade institucional: Metodologias e histórias que inspiram a sociedade por meio do esporte: Professor Carlos Ferrari, Coordenador de Gestão Estratégica da CBDV.

15h30: Painel 2 – Governança, Participação e Gestão com Transparência

  • O conselho de atletas como espaço para o fortalecimento da participação e da transparência no paradesporto: papéis e desafios: Thiago da Silva, presidente do Conselho de Atletas da CBDV.
  • Transparência como valor institucional: boas práticas e prestação de contas acessível: Renata Pozzi, presidente do Conselho Fiscal da CBDV.
  • A participação de conselheiros(as) independentes em conselhos de administração: Novos olhares para o aprimoramento contínuo da governança: Sumaia de Vasconcellos Miguel, Membro do Conselho de Administração da CBDV.


05 de setembro

08h30: Painel 3 – Da Base ao Pódio: Um Caminho de Inclusão, Conquistas, Desenvolvimento e Valorização das Potencialidades

  • Iniciação esportiva com intencionalidade inclusiva: o papel da articulação com demais políticas públicas, OSCS e Centro de Referência Paraolímpica: João Casteleti, Gerente de Educação e Ciência do Comitê Paralímpico Brasileiro.
  • Profissionais da base e suas múltiplas competências: técnicas, sociais e pedagógicas: Luis Felipe Castelli, Coordenador de Seleções da CBDV.
  • Mulheres no paradesporto: desafios para equidade desde a formação até a competição: Ana Gomes, auxiliar técnica da Seleção Brasileira de base de judô paralímpico.

10h30: Painel 4 – Em Busca da Excelência: A Anatomia da Conquista de uma Medalha

  • A consolidação do Goalball no Brasil: Difusão, aprimoramento, conquistas e renovação, um movimento que cresce a cada dia: Alessandro Tosim, treinador da Seleção Brasileira feminina de goalball.
  • Tecnologia, ciência e dados no alto rendimento: Pesquisa, inovação e performance em sinergia: Alexandre Sérgio Silva, Coordenador de Fisiologia e Ciência da Equipe Multidisciplinar da CBDV.
  • Além do Tatame: Como a disciplina, o compromisso e o trabalho em rede levam o judô brasileiro à excelência: Jaime Bragança, treinador da Seleção Brasileira de judô paralímpico.
  • É gol do Brasil: Como o esporte mais amado do país segue formando os melhores do mundo: Fábio Vasconcelos, Coordenador Técnico de Seleções da CBDV.

 

Sobre o Encontro Mundial


O Encontro Mundial da Deficiência Visual é promovido há mais de 40 anos pela União Mundial de Cegos (WBU – World Blind Union), principal organização internacional dedicada à representação e defesa dos direitos das pessoas cegas e com baixa visão. Realizado a cada quatro anos, o evento se consagrou como o maior e mais relevante fórum global para a troca de experiências, inovação, articulação política e técnica no campo da deficiência visual.


Pela primeira vez em 11 edições, a América Latina será sede e terá como país-anfitrião o Brasil. As inscrições já estão encerradas.


A realização do evento no Brasil se dá por meio da ONCB (Organização Nacional de Cegos do Brasil), em parceria com o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e a CBDVCLIQUE AQUI para saber mais detalhes do Encontro.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)

Voltar ao topo