Jardiel aposta no senso coletivo para levar o Brasil ao pódio em Paris
Jardiel conduz a bola no pé esquerdo enquanto passa pela marcação de Nonato durante treino em um ginásio fechado. Jogadores vestem calções azuis e coletes amarelos. Ao fundo, Jonatan e Maicon aparecem do outro lado da quadra. Fotos: Renan Cacioli/ CBDV.

Jardiel aposta no senso coletivo para levar o Brasil ao pódio em Paris

por Comunicação CBDV publicado 2024/03/08 16:57:14 GMT-3, Última modificação 2024-03-08T16:57:14-03:00
Atacante da Seleção Brasileira de futebol de cegos aprova concentração permanente do grupo em João Pessoa, na Paraíba

08/03/2024
João Pessoa/PB


Jardiel aprendeu desde cedo, quando ainda chutava bolas dentro de um saco plástico para servirem de orientação auditiva nos campinhos de Pinheiro (MA), onde nasceu, uma lição básica dos esportes coletivos: ninguém ganha jogo sozinho. Atleta da Seleção Brasileira de futebol de cegos desde 2014, ele leva essa regra a sério nos treinos da equipe em João Pessoa (PB), onde o grupo se concentra como preparação aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, em agosto, na França.


"Tem uma importância muito grande ter toda essa galera treinando junto. A gente sabe da força da Seleção Brasileira, mas ter o time treinando todos os dias, podendo também deixar o grupo mais unido, vai nos deixar muito mais fortes", aposta o atleta de 27 anos, que se mudou para a capital paraibana há dois anos e meio.


A união dentro de quadra, mas também fora dela, pode ser um diferencial para a equipe pentacampeã paralímpica e única ganhadora na história desde 2004, quando a modalidade foi inserida na grade dos Jogos, na edição grega em Atenas. “Aqui estamos com nossos familiares, temos essa tranquilidade de ter o momento do lazer após os treinos até para descontrair um pouco”, explica.


O time tem treinado de segunda à sábado, sempre em dois períodos, sendo o da manhã com bola. As tardes são utilizadas para o fortalecimento na academia. Além disso, às quartas e sábados, as atividades são realizadas na areia da praia de Cabo Branco, outra estratégia adotada pela comissão técnica para potencializar os aspectos físicos e técnicos do elenco.


Senso coletivo desde cedo


Jardiel nasceu cego devido a uma toxoplasmose. A deficiência, porém, nunca foi motivo de preconceito por parte dos garotos videntes com quem convivia no Maranhão. "Sempre joguei futebol com meninos que enxergavam normalmente. Claro que tinha aquela chateação de um passe errado e a pessoa não gostar, mas era do jogo. Eles sempre me convidavam para jogar. No futebol, pelo menos, não havia preconceito."


Convocado para a Seleção de base pela primeira vez em 2014, ele logo decolou e passou a integrar o selecionado principal, pelo qual já conquistou um ouro paralímpico, em Tóquio 2020, e dois Parapans (Santiago 2023 e Lima 2019). "Eu gostava de jogar, mas representar o meu país em uma Paralimpíada era algo inimaginável, nunca pensei que disputaria uma vestindo a camisa da Seleção Brasileira", admite.


Você pode conferir mais um pouco da história dele no vídeo abaixo:

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBDV (@cbdvoficial)


LEIA MAIS:

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo