Jogos Juvenis da CBDV reunirão, em outubro, revelações sub-23 dos Regionais
Foto mostra medalhas de ouro dispostas uma sobre a outra em cima de uma mesa com toalha preta. As medalhas têm o desenho de uma bola de goalball e o nome Regional Goalball escrito. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

Jogos Juvenis da CBDV reunirão, em outubro, revelações sub-23 dos Regionais

por Comunicação CBDV publicado 2023/03/15 14:36:00 GMT-3, Última modificação 2023-03-15T14:41:40-03:00
Evento em São Paulo terá competições de futebol de cegos, goalball e judô e busca incentivar equipes a atraírem jovens talentos

15/03/2023
São Paulo/SP


A CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) vai promover em outubro uma inédita competição local voltada a atletas sub-23 de futebol de cegos, goalball e judô paralímpico: os Jogos Juvenis reunirão, em São Paulo, uma seleção de jovens talentos que serão escolhidos ao longo da temporada durante os Regionais de futebol e goalball e a primeira etapa da Copa Loterias Caixa e do Grand Prix de Judô Paralímpico, em maio. Além de incentivar as instituições participantes desses eventos a incluírem em seus times gente nova com potencial para brilhar nas modalidades, o projeto tem como objetivos:

  • Incentivar a prática esportiva das modalidades da CBDV;
  • Incluir crianças, adolescentes e jovens através do esporte;
  • Desenvolver o espírito de grupo, de cooperação e o de trabalho em equipe;
  • Educar a partir do esporte;
  • Aprimorar o desenvolvimento técnico nas modalidades específicas.


A escolha dos participantes dos Jogos Juvenis vai funcionar assim:


Futebol de cegos

Serão selecionados até oito atletas por cada um dos três Regionais de futebol de cegos (Nordeste, Sul-Sudeste e Centro-Norte), sendo seis atletas de linha e dois goleiros


Goalball

Serão selecionados até dez atletas, sendo cinco no feminino e cinco no masculino, por cada um dos cinco Regionais de goalball (Sudeste 1, Nordeste, Sul, Sudeste 2 e Centro-Norte).


Judô Paralímpico

Serão selecionados até 25 atletas de todas as categorias da primeira etapa do Grand Prix de Judô Paralímpico e/ou da Copa Loterias Caixa de Judô Paralímpico, a ser realizada no dia 3 de maio.


Os atletas serão selecionados após avaliações dos técnicos das Seleções Brasileiras de base e dos principais treinadores das respectivas modalidades da CBDV que estiverem presentes no evento. Não poderão ser convocados para os Jogos Juvenis atletas sub-23 que já tenham participado de competições oficiais pela Seleção Brasileira adulta (pela Seleção de base, pode).


Formato da competição


Os técnicos das equipes campeãs dos Regionais de futebol de cegos e de goalball serão convidados a fazer a Seleção de sua região, junto com os técnicos das Seleções de base da CBDV, imediatamente após o término do evento. Eles serão também os responsáveis técnicos por suas equipes nos Jogos Juvenis. No caso específico do goalball, caso o mesmo treinador seja campeão nas duas categorias (feminino e masculino), será também convidado o técnico ou a técnica do segundo colocado. No judô, a própria CBDV indicará os treinadores responsáveis. Os Jogos acontecerão dentro do CT Paralímpico Brasileiro, na capital paulista.


Nas modalidades coletivas, haverá três dias de campo de treinamento e, depois, uma competição entre as seleções regionais. O futebol será disputado em turno e returno no formato de pontos corridos. O goalball, em turno único e também por pontos corridos. Os critérios de desempate serão os mesmos utilizados no Regulamento Geral da modalidade. No caso do judô, a competição será realizada por aproximação de peso, e atletas das categorias J1 e J2 poderão lutar juntos.


Dúvidas a respeito dos Jogos Juvenis podem ser enviadas a: [email protected].

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo