Jogos Juvenis da CBDV terão 30% dos atletas com menos de 17 anos
A judoca Rafaela Higino, que é branca e tem o cabelo cacheado preso, está de quimono branco e traz uma medalha de ouro presa a uma fita azul ao redor do pescoço. Ela posa em frente ao pórtico de premiação da Copa Loterias Caixa de 2023 em frente ao número 1. Foto: Data: 03 de maio de 2023 Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo Crédito: Taba Benedicto/ CBDV.

Jogos Juvenis da CBDV terão 30% dos atletas com menos de 17 anos

por Comunicação CBDV publicado 2023/10/05 19:26:00 GMT-3, Última modificação 2023-10-05T19:50:54-03:00
Criançada, como a judoca Rafaela Higino, de 11 anos, vive a expectativa de participar do evento a partir de sábado, em São Paulo

05/10/2023
São Paulo/SP


A judoca Rafaela Higino tem 11 anos de idade e jamais passou tanto tempo longe da mãe, Flávia, que a acompanha no início da jornada na modalidade. A aventura que está por vir é uma das coisas que deixam a atleta do São Paulo Futebol Clube na expectativa pelos Jogos Juvenis da CBDV, evento organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais entre os dias 7 e 13 de outubro, em São Paulo, que vai reunir 99 atletas, sendo 30% menores de idade.


"É muito emocionante e muito legal participar dos Jogos Juvenis pela primeira vez. É uma sensação única, nunca fiquei tanto tempo longe de casa! Então, eu estou animada para ver como vai ser", confessa Rafaela, que nasceu com glaucoma congênito e é a participante mais jovem do evento. Ela é uma das 23 judocas que se destacaram este ano na primeira etapa da Copa Loterias Caixa e do Grand Prix de judô paralímpico. Também participarão do evento 52 atletas de goalball e 24 de futebol de cegos selecionados após os Regionais das respectivas modalidades. Você pode conferir a relação de inscritos CLICANDO AQUI.

 

WhatsApp Image 2023-10-05 at 19.18.54.jpeg
Rafa usa óculos de aro rosa e posa com a cabeça encostada no ombro da mãe, Flávia, que sorri olhando para a câmera enquanto faz a selfie. Foto: Arquivo pessoal.


A competição que visa incentivar a prática esportiva e incluir crianças, adolescentes e jovens através do esporte, entre outros objetivos, começará no dia 8, às 9h (de Brasília), com a Cerimônia de Abertura na arena multiuso do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na capital paulista. As três modalidades terão eventos além da competição em si, como treinamentos, palestras com profissionais de diversas áreas e ídolos daquele esporte – Cássio Reis, do futebol, Leomon Moreno, do goalball, e Alana Maldonado, do judô – e atividades culturais.


Você pode conferir a programação detalhada em cada um dos links abaixo:


Todas as informações aos participantes dos Jogos serão enviadas via WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar NESTE LINK.

 

Sobre o trabalho da CBDV na base


O trabalho com as categorias de base é um dos pilares da CBDV. Desde o ano passado foi implementado o projeto dos campos de treinamento, quando foram criadas comissões técnicas específicas que têm a missão de garimpar e preparar jovens atletas com potencial para fazerem parte da renovação das Seleções Brasileiras e garantir que o país siga bem representado nas principais competições ao redor do mundo. Na primeira temporada, 61 meninos e meninas de diversas partes do país foram convocados. Este ano, além de ampliar a quantidade de campos de treinamento, a Confederação assegurou a participação das Seleções de base em eventos internacionais. Com os Jogos Juvenis, o foco está no estímulo dessa prospecção de talentos dentro das próprias instituições participantes do calendário regular da CBDV.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo