Meninas são apresentadas ao futebol de cegas nos Jogos Juvenis
Ana Beatriz Gomes, atleta de goalball, durante o movimento de chute no campo de futebol de cegos. Ela vesta a camiseta branca, com mangas azul, do evento, e vesta calça preta. Ao fundo, há a sensei Ana Gomes, que tem a mesma camiseta e usa óculos, além de estar de crachá. Na banda, há o logo "Jogos Juvenis", do patrocínio das Loterias Caixa e "#ABaseVemForte". (Foto: Taba Benedicto/CBDV)

Meninas são apresentadas ao futebol de cegas nos Jogos Juvenis

por Comunicação CBDV publicado 2023/10/10 17:42:00 GMT-3, Última modificação 2023-10-11T09:15:29-03:00
Oficina organizada pela Confederação integra garotas do goalball e do judô para a nova modalidade, que busca maior difusão

10/10/2023
São Paulo/SP


Além de representar um período para trocas e desenvolvimento esportivo, os Jogos Juvenis da CBDV também são uma oportunidade de conhecimento e experiência. Nesta terça-feira (10), as atletas do goalball e judô que participam do evento foram apresentadas ao futebol de cegas pela primeira vez, por meio de uma oficina de atividades organizadas pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais. A modalidade está crescendo nacionalmente e busca maior difusão. A CBDV vem ampliando as oportunidades e, no ano passado, já havia realizado o primeiro Festival de Futebol de Cegas.


"O esporte é importante para o aprendizado motor. Meninas de outras modalidades estarem vivenciando o futebol de cegas é de suma importância. Não só para o lazer, mas também para despertar nessas atletas que é uma nova modalidade e uma nova possibilidade. Fiquei contente porque as meninas participaram e foram bem ativas. E isso realmente mostra o quanto a CBDV vem trabalhando", diz David Xavier, técnico da Seleção Brasileira de jovens de futebol de cegos masculino, que foi um dos líderes da dinâmica realizada com as meninas.


Os Jogos Juvenis contam com a participação de 99 atletas de três modalidades: futebol de cegos, goalball e judô. O futebol tem apenas a participação de homens, uma vez que ainda não há um calendário nacional para as competições femininas. Até por isso, houve a iniciativa da "Oficina de Futebol Feminino". Na ação, as atletas realizaram atividades de coordenação motora e recreativas, além de condução de bola e chutes a gol. Com muitas bolas na rede e diversão, Wiliany Nascimento curtiu a experiência com a nova modalidade.


"Nunca tinham me apresentado as técnicas do futebol de cegos. Tive o contato agora e amei, falaram que eu já estava até conduzindo bem. Estou gostando dos Jogos Juvenis porque estou aprendendo essas coisas novas. No judô, são nove técnicos no total, além do treinador da Seleção de base. Quando chega uma oportunidade dessas, é um aprendizado e tanto, fora os outros atletas que também estou conhecendo", comenta a judoca, que tem 15 anos de idade.


Você pode conferir no vídeo abaixo um pouco de como foi a dinâmica com as garotas:

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBDV (@cbdvoficial)

 

Além da Oficina de Futebol de Cegas, esta terça-feira também contou com novas sessões de treinamento das modalidades participantes, muita dança com o "Desafio do Passinho" e palestras de medicina esportiva, com a médica Amália Carneiro, e de política social, com Carlos Ferrari, coordenador de gestão estratégica da CBDV. As competições do goalball serão iniciadas nesta quarta-feira (10), contando com a participação de cinco equipes em cada naipe, convocadas a partir das disputas dos Regionais da modalidade: Sudeste 1, Nordeste, Sul, Sudeste 2 e Centro-Norte 2.

 

De caráter inédito, os Jogos Juvenis são organizados pela CBDV, que tem como um dos pilares o trabalho com as categorias de base. O evento reúne uma fase de treinamento, atividades culturais e palestras com profissionais de diversas áreas, além das competições com equipes montadas a partir das regiões dos atletas. Os Jogos Juvenis buscam estimular a prospecção de talentos dentro das próprias instituições participantes do calendário regular da CBDV.


+ CLIQUE AQUI para acessar a GALERIA DE FOTOS dos Jogos Juvenis da CBDV 2023.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo