Nota de pesar: Irineu Itiro, uma das lideranças do movimento de cegos em SP
Card com fundo preto e o texto Nota de Pesar escrito em branco, ao centro. No canto inferior direito, a logo da CBDV na cor branca.

Nota de pesar: Irineu Itiro, uma das lideranças do movimento de cegos em SP

por Comunicação CBDV publicado 2024/01/29 16:42:00 GMT-3, Última modificação 2024-01-29T16:48:32-03:00
Morre aos 72 anos um dos fundadores do Cesec; ex-jogador de futebol de cegos, também era massoterapeuta e adorava pescar

29/01/2024
São Paulo/SP


É com extremo pesar que a CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) comunica o falecimento de Irineu Itiro Shimizu, aos 72 anos, ocorrido na tarde do último domingo (28). Uma das lideranças do movimento de cegos em São Paulo, ele teve uma parada cardiorrespiratória em decorrência de complicações de um câncer. O velório acontecerá nesta segunda-feira (29), no Cemitério São Pedro (Avenida Francisco Falconi, 837, Vila Alpina), na capital paulista.


Nascido em Presidente Alves, interior de São Paulo, em 17 de fevereiro de 1951, Irineu perdeu a visão aos 7 anos após um acidente com pólvora enquanto brincava com o primo na fazenda de seu pai. Acabou construindo uma sólida carreira profissional como massoterapeuta especialista em coluna e acupunturista e se engajou no movimento de cegos.


"O Irineu começou a reunir um grupo de deficientes visuais no Clube Democrático do Ypiranga, um grupo informal que, depois, quando o Cesec foi fundado, em 1986, e durante o processo, ele abraçou. Foi um paizão para todos nós e ocupou a presidência do Centro de 2010 a 2020", conta David Farias, atual presidente do Cesec (Centro de Emancipação Social e Esportiva de Cegos) e coordenador do programa de Educação Paralímpica do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). "Manteve um recorde por muito tempo de ter feito cinco gols em uma mesma partida, em 1986, num jogo entre Cesec e ABDV", recorda-se o amigo, já citando a trajetória de Irineu como atleta de futebol de cegos.


Mais conhecido no movimento como Itiro, dedicou-se a outros hobbies que adorava, especialmente a pescaria. "Meu pai representou muita luta, fez muita coisa apesar do acidente que lhe tirou a visão por completo. Conseguiu jogar futebol, foi um dos fundadores do Cesec, pescou muito, viajou o Brasil, conheceu mais de 15 estados. Meu pai é o meu herói", destaca o seu único filho, William. Irineu era viúvo e deixa, além do filho, dois netos: Joah e Giovanna.

 

WhatsApp Image 2024-01-29 at 11.23.10.jpeg
Foto de Irineu e seu filho, William. O pai tem a pele clara e cabelos brancos. Usa óculos escuros e um camisa azul do Clube Democrático do Ypiranga. O filho também tem a pele clara, cabelo escuro com tons de grisalho, assim como a barba, que é rala. Veste a camisa vermelha do Ypiranga. Foto: Arquivo pessoal.
Voltar ao topo